Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Márcio Menegatti comenta a importância de marcas e patentes

Procedimentos impedem o uso indevido de produtos inovadores e logotipos de empresas

18 fev 2022 - 21h10
(atualizado em 13/6/2022 às 22h32)
Compartilhar
Exibir comentários

No fim de março, o Tribunal de Justiça de São Paulo condenou as Lojas Riachuelo e uma empresa de confecção de roupas por uso indevido da marca Surf Trip.

Na ação, o autor afirmou que a Riachuelo vendeu camisetas com o logo da Surf Trip sem autorização, causando confusão nos consumidores. O dono da marca também alegou prejuízos à imagem da empresa, pois as camisetas eram vendidas por preço inferior aos produtos originais.

Foi reconhecida a prática de contrafação e a venda não autorizada de roupas com a marca de propriedade do autor, bem como o aproveitamento parasitário do nome e da reputação da Surf Trip.

A indenização por danos morais que inicialmente era de R$ 150 mil foi reduzida para o valor de R$ 50 mil.

Márcio Menegatti, especialista em marcas e patentes e CEO da Província, afirma que esse é um problema que é muito comum. Além disso, ele explica que, às vezes, mesmo grandes empresas não têm a devida assessoria para proteger suas estratégias de marca.

Foto: Divulgação

 “A Província Marcas e Patentes atende milhares de clientes do Brasil e do mundo e, diariamente, assessoramos não apenas em relação à proteção das marcas próprias de cada cliente nosso, mas também atuamos efetivamente no âmbito dos contratos destes com outras empresas”, explica.

De acordo com Márcio Menegatti, isso é importante por garantir a “blindagem” jurídica. “Assegurando proteção eficiente e evitando este tipo de constrangimento do uso indevido”, completa.

Como pode ser percebido pelo valor da indenização por danos morais da Riachuelo, bem como em outros casos, o preço a ser pago pelo uso indevido de marca pode ser alto.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade