McDonald's enfrenta críticas a Ronald; conheça outros mascotes
No último dia 19 de maio, centenas de profissionais da saúde foram às ruas nos Estados Unidos pedir o fim de Ronald McDonald, o personagem da rede de fast-food McDonald''s. O argumento dos manifestantes era de que o mascote, criado em 1963, influencia o público infantil a consumir alimentos pouco saudáveis. O McDonald''s, por sua vez, saiu em defesa de Ronald, dizendo que ele é um "embaixador da marca e do bem".
O publicitário, diretor de criação e professor de marketing do Mackenzie Marlon Muraro concordou com a posição do McDonald''s e disse que não é o personagem da rede de restaurantes que faz as crianças consumirem mais. "O que faz mal são os pais que alimentam os seus filhos o tempo todo com sanduíches e que não colocam limites", afirmou. O professor disse ainda que o personagem de uma marca aproxima e ajuda, mas não é um fator de decisão. "A propaganda não causa o vício do álcool, quem causa é a bebida", alertou.
Personagens são criados pelas marcas para estabelecer um contato mais próximo com o seu consumidor. Segundo Muraro, o personagem é um atalho para construir lembrança da marca no público. "Isso funciona de forma mais rápida no público infantil, que aceita melhor os personagens", afirmou. Muraro lembrou ainda que quando determinada marca cria um personagem é mais fácil "controlá-lo". "A marca tem o domínio completo das ações, das atitudes e da postura do personagem quando é uma ilustração. Se é um garoto propaganda, a marca tem um risco", acrescentou.
Confira personagens alguns marcantes criados por empresas de todo mundo.