Medicina preventiva é alívio ao cliente de plano de saúde
A medicina preventiva ajuda a baratear custos dos planos de saúde e fideliza clientes
Plano de saúde pesa no bolso. Isso todo brasileiro já sabe. O gasto anual dos brasileiros com serviços de saúde privada chega a R$ 282,6 bilhões, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A conta sai tão cara especialmente em razão do tratamento de doenças crônicas e de episódios agudos de emergência espontânea, que representam, respectivamente, 50% e 35% dos custos no setor de saúde, de acordo com pesquisa publicada pela Harvard Business Review.
Mas existe sim caminhos que podem reduzir custos e evitar que a saúde seja tão precária: a medicina preventiva.
“A medicina preventiva é totalmente benéfica para os planos de saúde. Primeiro porque ela evita o agravamento de doenças, já que possibilita o diagnóstico precoce e reduz o custo dos tratamentos, além de aumentar as chances de cura do paciente. Há estudos que mostram que a cada US$ 1 investido em prevenção, são economizados até US$ 5”, aponta Marcus Todesco, médico e responsável pelo serviço de Gestão de Saúde da Magicel, empresa que atua no segmento de riscos empresariais.
Investimento para a medicina preventiva
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) vem orientando há quase 20 anos as operadoras dos planos de saúde para que aumentem a fatia de investimento reservada para a saúde preventiva.
Além da redução de custos e do aumento nas chances de cura dos pacientes, investir em prevenção também é uma medida efetiva para reduzir as taxas de evasão dos planos de saúde que, de acordo com a ANS, perderam 5,4% dos clientes entre 2014 e 2018.
Em planos corporativos, o trabalho conjunto da gestão da saúde de colaboradores pode, inclusive, reduzir as taxas de absenteísmo, aumentar a produtividade e melhorar o ambiente de trabalho.
“Se um paciente tem predisposição a desenvolver diabetes, é possível trabalhar de forma preventiva, recomendando atividades físicas, boa alimentação e oferecendo informação de qualidade. Os planos de saúde poderiam oferecer um pacote de academia, por exemplo, mas não o fazem porque não enxergam a efetividade, até porque o resultado vem a longo prazo e o tempo de permanência do cliente em cada operadora nem sempre é tão longo assim. Mas estamos trabalhando para mudar essa realidade”, finaliza o médico.