Merkel promete esforço europeu no acordo com o Mercosul
Em visita a Brasília neste domingo, a chanceler alemã, Angela Merkel, prometeu empenho de Berlim junto aos europeus para dar prosseguimentos ao acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia. O tema comercial vive um impasse e os dois países têm interesse em dar continuidade às negociações.
“Temos, de fato, muitos interesses em comum para que o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia sejam desenvolvidos. Farei o possível para que possamos prosseguir, que não tenhamos entraves”, disse Merkel.
O bloco europeu havia pedido um prazo maior para oferecer uma proposta de percentual de linhas de bens das quais seriam tirados as tarifas de importação. Até agora, no entanto, não houve uma formalização de proposta. Por parte dos sul-americanos, o entrave vem da Argentina. A proposta do Mercosul seria a de retirar uma média tarifas de 90% das linhas de bens, mas Buenos Aires não concorda com o percentual e quer oferecer menos.
Pelo lado brasileiro, Dilma também assegurou à chanceler alemã interesse no acordo e empenho para que as negociações avancem dentro do Mercosul.
A Alemanha é o quarto maior parceiro comercial do Brasil e o fluxo de comércio entre os dois países é de US$ 21,7 bilhões. No breve encontro que tiveram nesta noite, Dilma afirmou que os governos dos dois países repassaram os temas econômicos e Merkel relatou que para 2015, Brasil e Alemanha deverão fazer consultas intergovernamentais para destravar o comércio entre os dois países.
Angela Merkel veio ao Brasil a convite de Dilma para assistir à partida entre Alemanha e Portugal pela primeira fase da Copa do Mundo. O jogo ocorrerá nesta segunda-feira em Salvador.