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6 dicas para desenvolver habilidades de um bom líder

Veja conselhos de grandes personalidades para inspirar confiança e respeito em sua equipe

18 jul 2024 - 15h31
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Ser um líder requer a habilidade de influenciar, motivar e orientar pessoas para alcançarem objetivos comuns, além de inspirar confiança e respeito em sua equipe. Ele é responsável pela comunicação clara e eficaz, organização das tarefas e precisa saber ouvir e valorizar cada liderado.

O líder é responsável por influenciar e organizar a equipe
O líder é responsável por influenciar e organizar a equipe
Foto: NDAB Creativity | Shutterstock / Portal EdiCase

Segundo o levantamento da consultoria Michael Page, 8 em cada 10 funcionários que deixam seus empregos o fazem devido a questões relacionadas à insatisfação com a liderança, falta de oportunidades de crescimento ou falta de reconhecimento.

Para se tornar um grande líder, é essencial desenvolver determinadas habilidades, como autoconhecimento, boa comunicação, flexibilidade, proatividade, empatia e habilidade de fornecer feedback construtivo. Tudo isso ajuda a criar um ambiente de trabalho harmonioso e eficaz.

"A liderança não é uma habilidade inata, mas uma capacidade que pode ser desenvolvida com dedicação e prática. Com uma postura positiva, responsabilidade, visão de longo prazo e constante aprimoramento, você pode se tornar um líder valorizado e eficaz, capaz de inspirar sua equipe e alcançar grandes resultados", afirma Renata Fonseca, psicóloga, especialista em Pessoas & Cultura e sócia da Refuturiza, ecossistema pioneiro a unir educação e empregabilidade. 

Abaixo, confira algumas dicas para desenvolver habilidades de um bom líder!

1. Tenha uma postura positiva

"Não se é líder batendo na cabeça das pessoas. Isso é ataque, não é liderança". A frase é de Dwight Eisenhower, presidente dos EUA entre 1953 e 1961, e ressalta que um líder com uma atitude positiva consegue extrair o melhor de sua equipe. 

Segundo pesquisa da Harvard Business Review, as pessoas produzem melhores resultados quando estão satisfeitas e felizes. Conforme o estudo, ser corporativamente feliz no trabalho faz com que os colaboradores tripliquem sua capacidade de inovação, sejam 31% mais produtivos e 85% mais eficientes.

Por isso, evite críticas excessivas, pessimismo e falta de transparência. Ao invés disso, valorize os acertos e motive sua equipe, criando um ambiente saudável e produtivo.

2. Responsabilidade e autonomia

Steve Jobs, um dos fundadores da Apple, disse certa vez que "não faz sentido contratar pessoas inteligentes e dizer a elas o que devem fazer". Bons líderes orientam, mas também dão autonomia para que a equipe descubra o melhor caminho para alcançar os objetivos. Autonomia combinada com responsabilidade, incentiva a criatividade e a inovação.

3. Aprimoramento contínuo

Com mais de 25 milhões de livros vendidos apenas no Brasil, o psiquiatra Augusto Cury afirma que "o maior líder é aquele que reconhece sua pequenez, extrai força de sua humildade e experiência da sua fragilidade".

Um bom líder é aquele que reconhece suas limitações e busca constantemente se aprimorar, uma vez que a liderança é uma habilidade comportamental que pode ser desenvolvida com estudo e prática contínua. Por isso, esteja sempre atualizado com as melhores práticas e novas tendências.

O líder deve ser uma inspiração para a equipe
O líder deve ser uma inspiração para a equipe
Foto: Zamrznuti tonovi | Shutterstock / Portal EdiCase

4. Exemplo e inspiração

Liderar pelo exemplo é fundamental. Adlai Stevenson, político estadunidense, dizia que "é difícil liderar uma cavalaria se você não sabe montar a cavalo". Seja uma referência e inspiração para sua equipe, mostrando como agir e se comportar.

5. Auxiliar o desenvolvimento da equipe

Ex-presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln ressaltava que "a maior habilidade de um líder é identificar aptidões e desenvolver competências extraordinárias em pessoas comuns". O crescimento da equipe é fundamental para o sucesso coletivo. Por isso, um líder eficaz observa e lê os profissionais, incentivando-os a ampliar e desenvolver suas habilidades.

6. Visão de longo prazo

Fundador e presidente do Grupo Cartão de TODOS, Altair Vilar diz que "ninguém vive do passado, mas pode morrer dele". Líderes devem aprender com o passado, mas focar no futuro, planejando os passos de hoje para alcançar os objetivos de amanhã. Essa visão estratégica é essencial para a sustentabilidade e o crescimento da organização.

Por Denise Freire

Portal EdiCase
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