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A automatização ajuda a salvar pequenas e médias empresas

Plataforma automatizada direciona seu foco apenas nas exceções do dia a dia

7 ago 2022 - 02h00
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Foto: Adobe Stock

De acordo com a pesquisa Sobrevivência de Empresas (2020), a taxa de mortalidade dos microempreendedores individuais (MEI) é de 29%, das microempresas 21,6% e as de pequeno e médio porte, somam 17%. 

Em geral, o grande responsável por esses números está na falta de conhecimento técnico do escopo financeiro, muitas vezes dificultando que a empresa olhe para a direção correta quando o assunto é saúde financeira. Dessa forma, o trabalho do BPO financeiro capacita uma mudança necessária, trazendo mais controle e segurança para as organizações.

O BPO, sigla em inglês para Business Process Outsourcing, nada mais é do que a terceirização da gestão de um determinado processo, no caso financeiro. BPO Financeiro então é, resumidamente, quando se contrata uma empresa terceirizada para realizar a gestão das finanças do seu empreendimento, fundamental para salvar micro e pequenas empresas. Mas como otimizar ainda mais esse processo? Como escalar toda essa operação?

Um cenário típico de uma PME 

Imagine um cenário típico: uma empresa pequena, com 5 colaboradores, precisa realizar o pagamento da folha. Neste dia, dezenas de números terão de ser digitados no internet banking para que as TEDs sejam feitas corretamente. Qual é a chance de não haver erro neste processo? Cada vez mais as especializações se mostram como o grande diferencial no mundo dos negócios. 

Dessa forma, soluções encontradas pelos empreendedores com a finalidade de automatizar a rotina operacional, abrindo espaço para a dedicação integral ao core business, se transformou numa receita de sucesso.

É nesse contexto que surgem as plataformas que buscam automatização deste departamento e a escalabilidade do BPO financeiro, como é o caso do Nimbly. Através da inteligência artificial, machine learning e uma parametrização ampla, a startup reduz para ‘quase zero’ o trabalho diário de CFOs e analistas financeiros, permitindo que o empreendedor possa focar no seu próprio negócio, enquanto um time externo executa as tarefas rotineiras da empresa, como contas a pagar, conciliação de extrato bancário e, eventualmente, contas a receber. 

“Com a nossa plataforma, todo o processo financeiro é automatizado, não há digitação de virtualmente nenhum número. Com isso, temos a certeza que o BPO estará executando o trabalho corretamente”, diz Henrique Netzka, CEO e fundador do Nimbly.

Escalada operacional na terceirização 

As alternativas que o mercado apresenta fazem parte da inovação e capacitação necessária que o mundo moderno impõe. Sem uma plataforma de automatização, o BPO financeiro estará operando 100% de forma manual, não permitindo uma escalada operacional. 

“Com uma plataforma normal, como um ERP de mercado, os BPOs conseguem organizar suas informações, o que já melhora em relação a planilhas, porém não há automatização real. Ainda será preciso receber boletos via e-mail para lançá-los na plataforma e, depois, no internet banking. Com o Nimbly, mais de 80% do trabalho do BPO será automatizado, fazendo com que ele possa focar apenas nas exceções do dia a dia”, enfatiza Netzka.

Por outro lado, a acessibilidade das plataformas de gestão financeira também devem ser um ponto de atenção, principalmente se tratando de customer experience. No Nimbly, por exemplo, o diferencial se materializa através do Marvin Cooper, a inteligência artificial que auxilia na automatização de processos, diminuindo o trabalho manual, facilitando a vida do BPO Financeiro e trazendo a humanização na relação com o cliente. 

“A ideia é que ninguém precise operar um sistema no futuro. Trazer uma conversa fluida, natural e humanizada, como se estivéssemos em contato com nosso assistente financeiro, é o nosso objetivo ao desenvolvermos o Marvin. Além do produto final, nosso diferencial precisa estar na experiência como um todo”, conclui o empresário.

Independentemente do porte da empresa, é necessário dar atenção especializada às complexas demandas financeiras, administrativas e contábeis. Afinal, elas estão diretamente ligadas às análises que possibilitam tomadas de decisão estratégicas que podem levar o negócio ao sucesso ou ao fracasso. Dessa forma, ter um BPO Financeiro automatizado a sua disposição, é muito vantajoso e rentável ao longo do tempo.

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