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Além da Faria Lima: mineira Obvia aposta em 'contabilidade de bolso' para crescer

Startup cujo app desburocratiza obrigações contábeis, fiscais e tributárias de um CNPJ se prepara para abrir sede em comunidade de SP

14 out 2022 - 17h52
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Fala a verdade, todas as obrigações contábeis, fiscais e tributárias de um CNPJ, tais como emitir notas fiscais, abrir empresas e fazer a declaração anual do Simples Nacional, são um pé no saco, não é mesmo? Por demandarem tempo e muitos detalhes, a maioria das pessoas jurídicas prefere deixar tudo o que se refere à sua contabilidade nas mãos de um contador ou de um escritório especializado, e arcar com custos que às vezes podem ser bem altos - mas é o famoso preço da tranquilidade.

Foto: Canva / Startups

Pensando em desburocratizar todos esses processos e ampliar o acesso à contabilidade para qualquer empreendedor, surgiu a Obvia. A startup de Belo Horizonte é um spin-off da Appice Contabilidade, empresa que atua há 30 anos no mercado mineiro, e ganhou corpo em 2020 com um bootstrap de R$ 1,8 milhão de seus 3 fundadores — grana destinada para o desenvolvimento e operação de sua solução: um aplicativo que funciona como uma contabilidade de bolso.

Segundo a startup, seu modelo se diferencia de outros players no mercado exatamente por utilizar como principal ferramenta um aplicativo para smartphone, disponível na versão iOS e Android. Aliás, curiosidade sobre o nome Obvia. Ele foi pensado pela sutileza do quão óbvio é fazer contabilidade pelo aplicativo da startup. Simples assim.

Pelo app, o empreendedor pode acompanhar a gestão financeira da empresa, ser notificado do vencimento das guias de tributos e ainda conta com um time de especialistas para ajudá-lo por telefone, WhatsApp ou chat. A ideia é simplificar o dia a dia de quem possui um CNPJ e de quem deseja abrir um, seja na modalidade MEI, Simples ou Lucro Presumido. 

Foto: Startups

Projeto social

Além de se dedicar ao seu aplicativo, a Obvia tem se empenhado em um projeto social para prestar informações à comunidade de Heliópolis, em São Paulo, de forma que haja mais formalização dos negócios. A cereja do bolo será a inauguração de uma sede dentro da comunidade, prevista para janeiro de 2023.

"Identificamos que em Heliópolis há cerca de 20 mil empresários que não são bem assessorados, seja pelo governo ou pelo empresariado, e ainda não saíram da informalidade. Uma boleira, por exemplo, pode fazer bolos maravilhosos, mas não consegue fazer um coffee break de uma empresa porque não consegue emitir nota fiscal", diz Samuel Linhares, co-fundador e diretor de operações da Obvia

Segundo ele, a nova sede deve estar pronta nos próximos 15 dias, e sua infraestrutura toda grafitada e com iluminação em led, foi pensada como um espaço de identificação e pertencimento por parte dos moradores de Heliópolis. A startup tem planos de abrir outras filiais em demais comunidades pelo país futuramente.

Próximos passos

Com 350 clientes, concentrados atualmente no Sul e Sudeste, a Obvia espera subir essa base para 1.500 até o fim de 2023, quando também espera ampliar o time de 35 profissionais diretos e indiretos na operação para 60. 

Além de expandir o projeto social, os planos da Obvia para o próximo ano também incluem desenvolver mais funcionalidades para o app e atender mais localidades — a startup tem capacidade operacional de atender 1.550 cidades. Para isso, um investimento externo será muito bem-vindo.

"Pretendemos fazer uma rodada com investidores anjo, ainda sem valor definido, para alcançar um valuation que chegue em torno de R$ 31 milhões", conta Samuel, com exclusividade ao Startups. A ideia é que 70% do aporte captado seja destinado a ampliar a plataforma para atendimento multicanal, com execução de serviços financeiros, bancários, contábeis e adquirência, para torná-la uma fintech. Os 30% restantes serão o combustível para campanhas de marketing.

Atualmente, a taxa de crescimento orgânico mensal da Obvia está na casa de 10,8%. Pelo aplicativo, desde seu lançamento em 2020, já foram movimentados R$ 6 milhões em notas fiscais emitidas pelos clientes.

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