Alper compra insurtech agro e fecha sua 14ª aquisição
Compra da Me Sinto Seguro, startup de tecnologia de gestão de seguros agro, foi a 1ª após a criação da AlperTech
A corretora de seguros Alper acabou de fechar a sua 14ª aquisição com a compra da Me Sinto Seguro - startup de tecnologia voltada à experiência de distribuição e gestão de seguros agro, com a oferta de cotação de seguro agrícola em várias seguradoras.
A startup é a primeira aquisição da AlperTech, empresa lançada em novembro, com uma estrutura totalmente voltada para tecnologia e inovação, com mais autonomia para desenvolver e investir em negócios disruptivos para os clientes da empresa-mãe. Os termos do negócio, nem o valor da aquisição foram divulgados.
Ao falar de como a Me Sinto Seguro traz uma solução diferenciada, o CEO da Alper, Marcos Couto, afirmou em comunicado que, além de facilitar a cotação, a nova adquirida ajuda a acelerar a contratação do seguro, além de criar benchmarkings de mercado que podem auxiliar até o nível de aceitação de riscos das seguradoras.
"Com essa aquisição nós queremos modernizar e ampliar a nossa atuação e serviços para diversas culturas, oferecendo novas soluções que possam auxiliar o produtor rural, entregando produtos mais tecnológicos para o ecossistema do agronegócio.", reforça André Lins, VP de Agro da Alper, em nota.
Segundo informações do website da Me Sinto Seguro, a startup desenvolveu uma plataforma web e mobile para a gestão de apólices de seguros rurais, com análise de risco e integração com esteiras de crédito e georreferenciamento. A empresa não divulgou detalhes sobre faturamento ou número de clientes.
De acordo com o Chief Digital Officer da Alper, Gustavo Croitor, a tecnologia adquirida deverá ser utilizada pela AlperTech para acelerar o desenvolvimento do produto agro da seguradora, ampliando a gama de serviços disponíveis nas plataformas digitais - web e app. "Com tecnologia focada no agronegócio, a Me Sinto Seguro é uma startup com soluções bem desenvolvidas que facilitam a gestão e contratação de seguros rurais" pontua o CDO.
AlperTech em movimento
Com a proposta de ter uma estrutura separada e mais "livre" para desenvolver projetos inovadores para a Alper, a AlperTech iniciou operações em novembro com 30 pessoas, tocando o desenvolvimento de novos sistemas, data & insights, produtos digitais, segurança, infraestrutura, CRM, marketing e eventos. Também estará sob seu guarda-chuva o programa de aceleração de startups Alper Digital.
Criado há quatro anos, o Alper Digital já acelerou 12 companhias, incluindo Unit, Hi! healthcare intelligence, Ismac Cybersecurity, VIK e Cíngulo. O relacionamento com o ecossistema, aliás, colocou a Alper na lista das 100 empresas que mais contratam startups no país, da 100 Open Startups.
O investimento direto em startups, ou as aquisições estão alinhados com a estratégia de crescimento inorgânico da Alper. Só este ano, foram 3 operações, sendo a mais recente a incorporação da corretora Good Winds, especializada no mercado de aviação. A operação anunciada na semana passada está estimada em R$ 36 milhões.