Amigos largam carreiras e faturam R$ 5 mi organizando festas
Acostumados a realizar eventos na faculdade, cinco colegas decidiram transformar o hobby em um negócio milionário
No começo dos anos 2000, cinco amigos que estudavam na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) resolveram organizar uma festa para integrar as turmas de diferentes cursos. A ideia deu tão certo que, ao se formarem, os cinco deixaram de lado suas respectivas carreiras para montar a Viva Eventos, empresa especializada na realização de festas de formatura que hoje é uma rede de franquias com faturamento anual de R$ 5 milhões por ano e dez unidades espalhadas por Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
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Tudo começou quando Marcelo Gonçalves, Mylliano Salomão, Renato Filgueiras, Vitor Pedrosa e Fernando Sotrate cursavam direito, administração e odontologia na UJFJ e decidiram organizar uma festa para integrar os estudantes dos três cursos. O evento fez tanto sucesso que eles continuaram a organizar outras festas para o público universitário e, quando se formaram, resolveram apostar em criar um negócio na área. “Estávamos com cerca de 23 anos. Se desse errado, a ideia era cada um voltar para sua profissão. Mas já no primeiro ano nós tivemos um retorno bem acima do esperado”, conta Vitor.
Para ele, o rápido crescimento da empresa se deveu a dois diferenciais que ela oferece. O primeiro é um software online que controla toda a vida financeira do projeto de formatura, trazendo muito mais transparência por possibilitar a auditoria constante de todas as partes. “Além disso, nós procuramos fugir da padronização existente no mercado, e oferecemos eventos personalizados. Recentemente, uns formandos quiseram dispensar aquelas bandas de formatura e transformar a festa em uma balada eletrônica, com DJ e tudo. Também já chegamos a contratar um artista para fazer caricaturas dos estudantes”, relata.
Ampliando horizontes
Depois de quatro anos atuando em Juiz de Fora, a demanda das cidades vizinhas por serviços da empresa começou a crescer. Após realizar alguns eventos na região, os sócios notaram que a Viva Eventos tinha potencial para crescer no país todo. “A ideia surgiu a partir de um projeto do Sebrae que selecionava empresas que estavam aptas a se tornarem franquias. Fomos escolhidos, e fizemos um projeto inicial de expansão para Belo Horizonte, que deu certo”, aponta.
Com a expansão da rede, Vitor afirma que a Viva Eventos está agregando cada vez mais opções de festas entre os serviços que oferece. “Nós pegamos uma ideia que surge no Rio e aplicamos em Belo Horizonte, por exemplo. É preciso ser dinâmico, gostar de conversar, receber as pessoas, por isso estamos focando em pessoas de 25 a 35 anos para assumir uma franquia. Somos bastante rigorosos na entrevista para que os candidatos contem que o perfil necessário para o negócio dar certo”, revela.