Aplicativo ajuda pequeno negócio a interagir com o público
Uma das vantagens do Periscope é que ele permite realizar transmissões ao vivo para um grande número de pessoas
Lançado no final de março, o Periscope, aplicativo para transmissões ao vivo vinculado ao Twitter, superou a marca de 10 milhões de usuários cadastrados em menos de quatro meses. Atentas a esse potencial, algumas grandes empresas passaram a investir na ferramenta para divulgar suas marcas em formato vídeo, abrindo um novo espaço a ser explorado também pelos pequenos negócios.
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A consultora de marketing digital Ana Tex explica que, por se tratar de uma mídia recente, os empreendedores que apostarem nela agora e conseguirem produzir um conteúdo de qualidade têm boas chances de se tornar referência na ferramenta. “O crescimento do Periscope tem sido muito rápido. Por outro lado, ainda é pequeno o número de empresas que estão investindo nesse canal. Assim, quem começar agora, sai na frente”, revela a especialista, que já usa o aplicativo há cinco meses.
Uma das vantagens da ferramenta é que ela permite realizar transmissões ao vivo para um grande número de pessoas. Isso possibilita uma interação muito maior, como responder perguntas dos internautas na hora em que elas chegam. Por outro lado, o fato de ser uma tecnologia recente faz com que as pessoas cometam ainda muitos erros na hora de usá-la.
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“Tem muita gente que não cuida da iluminação, do enquadramento, da roupa. Outra dificuldade é a interação com o público, via chat. Quando tem muita gente comentando, a chance de dispersar o assunto principal é grande. Por isso, o ideal é ter um checklist do que você vai falar”, diz a consultora.
Ao término da transmissão, os vídeos ficam no ar por apenas 24h. No entanto, é possível baixar o conteúdo pelo site katch.me e depois publicá-lo no Youtube, para que o vídeo não se perca no limbo digital. Segundo Ana, os principais usuários do Periscope no mundo dos negócios são profissionais liberais, como psicólogos, terapeutas, dermatologistas e pessoas que trabalham com coaching.
“É uma ferramenta que favorece as pessoas que se posicionam como especialistas e formadores de opinião. Por esse motivo, é fundamental que aqueles que pretendem usá-la tenham muito conhecimento e bastante conteúdo para passar”, acrescenta.
Ana recomenda que uma dona de loja de roupas não tente vender seus produtos diretamente via Periscope, por exemplo, mas que monte um programa para falar de tendências da moda, inserindo seus modelos como exemplo. “Se possível, leve um cliente para participar e endossar a marca, e reserve um tempo para tirar dúvidas dos espectadores.”
Já para conseguir uma audiência significativa, ela ressalta a importância de divulgar as transmissões em outros canais, como Facebook, WhatsApp e Instagram. “Ajuda bastante contar com um bom número de seguidores nas redes sociais, pois o Periscope manda uma notificação para eles assim que a transmissão começa. Além disso, cada pessoa convidada pode fazer compartilhamentos com seus contatos, fazendo com que a audiência cresça em rede.”