Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js

Aplicativo do Sebrae facilita a criação de modelo de negócio

5 nov 2015 - 07h00
Compartilhar
Exibir comentários

Um dos grandes desafios para quem busca realizar o sonho de ter uma empresa é encontrar o modelo de negócio ideal. Visando auxiliar os futuros empresários nessa missão, o Sebrae Nacional desenvolveu o aplicativo Sebrae Canvas, por meio do qual é possível detalhar uma série de aspectos de seu futuro negócio e ter uma boa ideia sobre como será a sua atuação no mercado.

Empreendedorismo e franchising na contramão da crise

“A ferramenta utiliza a metodologia Canvas, apresentada em 2011 no livro Business Model Generation, do suíço Alexander Osterwalder. Graças à simplicidade, o Canvas é hoje a metodologia mais usada em planejamento empresarial”, explica Stefano Portuguez, gestor do projeto Começar Bem, do Sebrae Nacional.

Ferramenta utiliza a metodologia Canvas, que permite visualizar a atuação da futura empresa em nove diferentes blocos
Ferramenta utiliza a metodologia Canvas, que permite visualizar a atuação da futura empresa em nove diferentes blocos
Foto: Divulgação

Inicialmente, o aplicativo foi lançado pelo Sebrae-PR em 2014. Como a experiência gerou muitas avaliações positivas entre os usuários paranaenses, o Sebrae resolveu nacionalizar a ferramenta, acrescentando algumas melhorias para facilitar o uso e acesso dos interessados. “O aplicativo pode ser utilizado tanto em desktop quanto por meios mobile, nas versões iOS e Android. Mas as maiores novidades são a possibilidade de armazenar os dados em nuvem e a interação com outros usuários para construir modelos de negócio de forma colaborativa”, revela.

Ao acessar a ferramenta, o empreendedor deve informar o que pretende para o negócio em nove diferentes blocos. O primeiro, denominado Proposta de Valor, é a razão pela qual os clientes comprariam o que você tem a oferecer. O segundo, Segmento de Clientes, é a definição do perfil de seus potenciais consumidores. No terceiro tema, Canais, você deve informar como espera levar sua proposta de valor para cada pessoa.

Já em Relacionamento com Clientes, você deve imaginar como seus consumidores gostariam de ser atendidos. O quinto bloco, Fontes de Receita, diz respeito a como gerar receitas a partir da sua proposta de valor. Já no tópico Recursos Principais, o empreendedor deve dizer quais são os elementos determinantes para entregar valor ao cliente.

O sétimo bloco, Atividades-Chave, determina quais são as tarefas e ações mais importantes para que a empresa faça o seu modelo de negócios funcionar. Em Parcerias Principais, você deve dizer quais são as parcerias determinantes para a atuação da empresa. E, finalmente, em Estrutura de Custos, o empresário deve explicitar quais gastos estão envolvidos no financiamento do empreendimento.

“Ao detalhar o que pretende em cada um desses blocos, o potencial empresário tem como organizar suas ideias e definir estratégias viáveis para a atuação no mercado. Com o aplicativo, também é possível conhecer o planejamento de outros usuários, o que pode inspirar novas ideias. A expectativa é de que a pessoa esteja sempre revisando cada bloco para fazer os ajustes de prioridades de forma constante”, revela Stefano.

Ele acrescenta ainda que a metodologia Canvas é útil tanto para quem quer iniciar um novo negócio quanto para quem deseja reposicionar sua empresa. Neste último caso, o empreendedor pode preencher cada bloco com as informações reais de seu negócio e, posteriormente, avaliá-las, visando reconhecer seu papel diante da realidade do mercado.

“Definir o modelo de negócio é o primeiro passo para uma empresa de sucesso. Por mais que o potencial empresário tenha uma boa ideia de negócio, não dá para contar com a sorte. Capacitação, planejamento e análise de mercado são essenciais para se diferenciar da concorrência e atender às demandas de clientes e fornecedores, ainda mais em tempos de crise”, encerra.

Fonte: PrimaPagina
Compartilhar
Seu Terra