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Atenção, CEO: a IA vai revolucionar seu setor de Compras 

Mas é preciso inteligência para usar inteligência artificial

16 jan 2025 - 06h19
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Foto: Reprodução

A partir de agora, os CEOs podem aprimorar rapidamente um departamento que é chave para toda empresa. Com a IA, o setor de Compras passa a ter menos envolvimento humano. Mas tem um envolvimento humano mais técnico, ágil e fundamentado.

É nas Compras que muitas vezes uma empresa ganha ou perde o jogo. Não só economizando centavos em clipes, cartuchos de impressora ou café (embora tudo faça diferença!), mas reduzindo os custos de aquisição de seus principais insumos.

Foto: Reprodução

O gráfico acima, criado pela consultoria Roland Berger, dá uma ideia das principais frentes de mudança e dos potenciais ganhos.

As soluções de compras “powered by” IA ajudam gestores a identificar riscos nos contratos de fornecedores, otimizar as cadeias de suprimentos, planejar para diferentes cenários, acompanhar as mudanças no mercado e aumentar a eficiência e velocidade em geral. O impacto vai do custo financeiro aos estoques e além.

Por isso só aumenta a gama de soluções de IA para compras corporativas. Um exemplo é o investimento da Microsoft na OpenAI , que levou à integração de capacidades de IA no Office e em busca, impactando diretamente os fluxos de trabalho na área de Compras.

O momento marcante em 2024 foi a aparição surpresa do CEO da OpenAI, Sam Altman, ao lado de Satya Nadella no Microsoft Build. É o grande evento anual da Microsoft para desenvolvedores. Em 2025 grandes novidades nos esperam, mas as soluções disponíveis agora já são transformadoras.

Um “case” significativo é o da GEP Worldwide, empresa de software que é referência em “supply chain”. Ela integrou o serviço OpenAI da Microsoft Azure em sua suíte principal. Com isso oferece uma interface intuitiva para consultar dados, automatizar processos e facilitar na tomada de decisões. Várias soluções de “procurement” vão pelo mesmo caminho.

As outras big techs não estão paradas. Por exemplo, a parceria cada vez mais próxima da Amazon com a Anthropic é prova de seu foco crescente na IA para soluções de negócios.

As maiores empresas do Brasil já usam software no seu setor de compras. É natural que seus fornecedores de software atuais ofereçam soluções de IA, sejam elas mais ou menos avançadas, mais custosas ou “de prateleira”.

Mas o CEO não pode ter ilusões de que basta “ligar a IA” e ela fará tudo sozinha. Existem desafios de privacidade, de segurança, de transparência em como acontecem as decisões. Estamos falando, no final das contas, de dinheiro.

E há um ponto nevrálgico: o relacionamento entre seu time humano e as IAs. As interfaces precisam ser confiáveis e intuitivas. Idealmente, tão amigáveis quanto um “chat” do gestor com a máquina. Vale para o departamento de compras e para todo o restante.

Aí é que entra nosso trabalho na Woopi Stefanini. A Woopi tem 16 anos trabalhando com IA, o maior (e melhor!) time de desenvolvedores de IA Generativa no Brasil, e temos uma expertise especialíssima: adaptar para a sua necessidade específica as melhores soluções de IA do mundo. Em qualquer setor do seu negócio.

A IA tem que servir sua organização do jeito que você precisa. Respeitando sua cultura e atendendo suas prioridades específicas - seja empresa, ONG ou Setor Público.

É preciso inteligência para usar inteligência artificial.

(*) Alex Winetzki é CEO da Woopi e diretor de P&D do Grupo Stefanini, de soluções digitais.

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