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Blog The Speaker

Como a vaidade prejudica a comunicação?

O tema da nossa conversa de hoje não é muito discutido nas escolas tradicionalistas de oratória, mas é essencial para o desempenho.

20 ago 2018 - 11h08
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Olá, Speakers! Tudo bem com vocês?

O tema da nossa conversa de hoje não é muito discutido nas escolas tradicionalistas de oratória, mas é essencial para todos aqueles que querem aprimorar suas habilidades de comunicação.

Como a vaidade pode nos prejudicar quando dialogamos com outras pessoas? Quais são os impactos pessoais e profissionais para alguém que não consegue controlar a própria vaidade?

Comunicação é troca. Sendo assim, quando uma pessoa apenas fala – sem escutar ou prestar atenção nos demais –, há algo que falha nesse processo e a comunicação não acontece de forma plena. E a vaidade interfere diretamente na nossa capacidade de ouvir aqueles que nos cercam.

Além de tudo isso, a vaidade é algo muito prejudicial para a imagem pessoal que transmitimos aos outros. E isso faz uma grande diferença, tanto no nosso dia a dia quanto em momentos específicos, como uma entrevista de emprego, por exemplo.

Foto: Shutterstock

Vamos falar mais sobre isso?

Por que ouvir o outro é tão importante para uma boa comunicação?

Um dos pilares para uma boa comunicação é, sem dúvidas, a capacidade de saber ouvir os demais.

Muitas pessoas pensam que essa capacidade tem a ver apenas com educação ou com o respeito ao outro. Se bem isso é verdade (e prestar atenção seja, de fato, uma mostra de respeito em relação àqueles que nos cercam), saber ouvir é também uma estratégia comunicacional.

“Livia, como assim?” Ora, meus caros Speakers, existe outra forma de refutar um argumento que não seja primeiramente ouvi-lo? Em outras palavras, só conseguimos argumentar verdadeiramente com alguém quando compreendemos o seu ponto de vista, a sua maneira de ver e entender o tema sobre o qual discutimos.

Ao ouvir o outro, encontramos meios de dialogar com esse outro e, assim, persuadi-lo será mais fácil. É importante lembrar que, aqui, não entendemos persuasão por um viés pejorativo, mas, sim, como a habilidade de demonstrar nosso próprio ponto de vista através de argumentos palpáveis, para que o outro conheça e entenda o que desejamos expressar.

Compreender essa importância de saber ouvir é fundamental para entender também como a vaidade atrapalha a comunicação. Vejamos: vaidade é, por definição, valorizar as nossas próprias qualidades, com ânsia de que os outros nos vejam como superiores. Um ser vaidoso está absolutamente convencido de que é bom demais em algo e que, portanto, não tem nada o que aprender.

Aquele que pensa que já sabe tudo não tem interesse em ouvir os demais. E, assim, por todos os motivos dos quais já falamos, perde a capacidade de se comunicar verdadeiramente.

Em quais situações a vaidade é prejudicial?

Não é exagero dizer que a vaidade é algo que prejudica uma pessoa em todos os aspectos da sua vida. No entanto, existem situações em que isso fica ainda mais explícito, já que são momentos nos quais a vaidade interfere diretamente na comunicação.

As entrevistas de emprego são um ótimo exemplo. Nos processos seletivos, as entrevistas vêm ganhando um peso cada vez maior e, em muitíssimos casos, são mais relevantes do que o próprio currículo. Um candidato tem pouquíssimo tempo para causar uma boa impressão, especialmente quando fala de si mesmo.

Nessas situações, aquele que é muito vaidoso terá dificuldades de falar de si e corre um risco enorme de transmitir a imagem de alguém arrogante, com dificuldade de trabalhar em grupo e sem predisposição para aprender. E esse não é o perfil que as empresas buscam: acreditem!

No dia a dia corporativo, a vaidade também pesa – e muito. Nas reuniões com clientes, investidores ou com liderados (para quem ocupa cargos de chefia), a capacidade de ouvir é um diferencial importantíssimo porque permite gerar uma relação de confiança, imprescindível para a fidelização de clientes e para uma boa comunicação interna.

Não é preciso dizer o quanto a vaidade atrapalha a vida pessoal de alguém, não é verdade? Uma pessoa incapaz de ouvir os outros e que passa o tempo todo falando sobre si mesma dificilmente será bem vista pelos demais, o que prejudica a formação de laços, amizades e afetos.

Muitas vezes, Speakers, agimos com vaidade e nem percebemos. Afinal, essa é uma das características do ser humano. Portanto, tentar se livrar dessa vaidade é um desafio diário. Nas apresentações em público, nas reuniões com colegas e liderados, nas entrevistas de emprego... exercite a capacidade de ouvir os outros. Você só tem a ganhar!

Fonte:

www.thespeaker.com.br

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