Como fazer um pedido de desculpas autêntico?
São diversos os motivos pelos quais pedir desculpas para alguém pode ser algo bem difícil e talvez o principal deles seja admitir.
Olá, Speakers!
Quando falamos sobre as técnicas de oratória e como impulsionar as nossas habilidades de comunicação, nem sempre nos damos conta de como isso interfere no nosso dia a dia.
Isso acontece porque a maioria das pessoas associa, quase imediatamente, a oratória apenas às situações como apresentações em público, palestras ou reuniões de trabalho, sem considerar outros momentos cotidianos nos quais saber se expressar de forma assertiva também é um diferencial.
Um desses momentos é a hora de nos desculparmos com alguém, seja esse alguém um amigo, um cliente, um colega de trabalho ou qualquer outra pessoa que faz parte do nosso entorno pessoal e profissional.
Muitas vezes, se desculpar de forma autêntica acaba sendo um desafio. Mas como a oratória pode ajudar nisso? É o que eu vou falar neste texto. Vamos lá?
Por que se desculpar com alguém pode ser tão difícil?
São diversos os motivos pelos quais pedir desculpas para alguém pode ser algo bem difícil e talvez o principal deles seja admitir que, de fato, nos equivocamos. Ao assumir um erro – seja pessoal ou profissional –, estamos em uma situação de vulnerabilidade, o que é assustador para muitos de nós.
Outro motivo que faz com que pensar em um pedido desculpas seja uma situação delicada é a insegurança quanto à reação dos demais. Eles aceitarão nossas desculpas? Quais serão as consequências de admitir um erro? Se a situação é profissional, quais impactos terá em minha carreira?
Seja como for, saber se expressar de forma clara facilita bastante na hora de pedir desculpas para alguém, como veremos mais detalhadamente a seguir.
Como agir durante um (autêntico) pedido de desculpas?
São vários os aspectos que interferem em um pedido de desculpas, desde o que você diz como a forma que usa para se expressar. Um tom de voz equivocado, uma má postura ou falta de objetividade podem prejudicar esse momento. Vejamos como agir para que o nosso pedido de desculpas soe autêntico.
1. Mantenha contato visual
O contato visual é uma parte fundamental do pedido desculpas, que demonstra a sinceridade por trás do que estamos dizendo. Afinal, geralmente, quando alguém está mentindo (ou não está sendo totalmente sincero no que diz), tende a desviar o olhar. Sendo assim, olhar nos olhos de quem está recebendo nosso pedido de desculpas mostra sinceridade e transmite confiança. Pense nisso, ok?
2. Esteja atento para a sua linguagem não-verbal
Além do contato visual, outros aspectos não-verbais merecem a nossa atenção. O tom de voz, por exemplo, pode nos fazer parecer tranquilos ou intranquilos. Numa conversa profissional, manter a voz serena, utilizando um tom confortável de voz e falando em uma velocidade equilibrada, aumenta as chances de que, apesar das possíveis falhas, a confiança em você e seu trabalho não seja impactada negativamente.
Manter uma postura ereta e tomar cuidado com a gesticulação excessiva também são aspectos essenciais.
3. Aplique o método Kalantar
O método Kalantar, que virou tema de uma das conferências TED sobre “como ser uma pessoa melhor”, consiste na seguinte técnica de três passos:
- O primeiro passo é dizer por que você sente muito
- O segundo é explicar os seus motivos, admitindo suas falhas
- O terceiro é afirmar o seu compromisso de agir melhor nas próximas vezes
O que essa técnica faz é identificar (e expressar) o que deu errado, reconhecendo as falhas e propondo soluções futuras. Com isso, o pedido de desculpas tende a ser mais autêntico e funcional.
Quando pensamos em pedidos de desculpas no ambiente profissional, é preciso ressaltar outros cuidados. Evitar argumentos pessoais para justificar falhas é muito importante, já que isso acaba soando antiprofissional e prejudicando a sua relação com clientes, colaboradores ou líderes. Da mesma forma, colocar a culpa em outras pessoas (quando, na verdade, o erro foi seu) é uma má ideia, que pode ser vista como incapacidade de trabalhar em equipe. Manter a objetividade é também muito importante.
Viram como a habilidade de se expressar bem interfere em várias situações do nosso dia a dia? Se você sente que precisa aprimorar essa habilidade, fale com a nossa equipe e conheça nossos cursos de oratória. Te esperamos!
Fonte: