Como mediar conflitos
Seja na vida pessoal ou no trabalho, situações de divergência acontecem e é preciso estar preparados para lidar com elas.
Speakers! Tudo bem com vocês?
Encarar conflitos é algo que todos nós, em algum momento da nossa vida, teremos que lidar. Seja na vida pessoal ou no trabalho, situações de divergência acontecem e é preciso estar preparados para lidar com elas da melhor forma possível.
O gerenciamento de crises e a mediação de conflitos requerem muitas habilidades, como, por exemplo, a habilidade de conseguir ouvir todos os lados envolvidos e manter, mesmo sob pressão, uma visão imparcial.
Para mediar conflitos e gerenciar crises, a oratória é decisiva. Afinal, é só através de uma boa comunicação que se torna possível superar esses obstáculos, tanto no dia a dia quanto na trajetória profissional.
Na nossa conversa de hoje, vamos falar sobre a mediação de conflitos, o gerenciamento de crises e o papel (essencial) da comunicação em tudo isso. Vamos lá?
1. Reconheça o conflito e crie um diagnóstico para ele
Reconhecer que um conflito existe é parte importante do processo. Muitas vezes, ignora-se um conflito por negação ou porque é mais fácil ir deixando de lado, esperando que os problemas desapareçam por si só.
O que acontece, Speakers, é que raramente um problema desaparece por própria conta. Por isso, quanto há um conflito, é preciso reconhecê-lo e pensar em alternativas para mediá-lo.
Fazer um diagnóstico racional do conflito, mantendo o equilíbrio e a imparcialidade, são etapas iniciais importantes.
2. Escute todos os lados
Um bom mediador é aquele que escuta todas as versões antes de chegar à sua própria conclusão.
Essa etapa, chamada de “escuta ativa” por muitos especialistas em mediação de conflitos, é onde se observa tudo o que os lados envolvidos estão dizendo, tanto através da linguagem verbal como também (e em grande parte) através da linguagem não-verbal.
Ao escutar todos os lados, especialmente no ambiente corporativo, cria-se um caminho para que o problema seja resolvido em conjunto, o que pode, até mesmo, fortalecer os vínculos entre a equipe.
3. Exerça o papel de mediador traçando estratégias
Ser um mediador é, ao mesmo tempo, ser um líder. E o que se espera de um líder é, justamente, a solução para o conflito.
Sendo assim, depois de reconhecer que há, de fato, um conflito e após ouvir todos os lados possíveis, é papel do mediador começar a traçar estratégias para driblar quaisquer problemas que estejam relacionados aos conflitos internos.
Para traçar estratégias realmente eficazes, pense em soluções que minimizem o impacto dos conflitos para a equipe, tanto a longo quanto a curto prazo.
4. Invista na comunicação interna
Como eu disse no começo deste artigo, a comunicação está intimamente ligada à mediação de conflitos. Mas não para por aí: para prevenir crises (e a chegada de novos conflitos no futuro), investir na comunicação interna é imprescindível.
Especialmente em equipes com profissionais de muitas áreas, promover o diálogo interno é o caminho para que todos estejam atuando segundo os objetivos profissionais – e não guiados por interesses individuais, como falaremos a seguir.
Mesmo que cada profissional venha de uma determinada área e tenha um know how específico, implementar estratégias que possibilitem a comunicação entre eles é essencial para a concretização dos projetos e para o bom funcionamento do grupo de trabalho.
Uma comunicação assertiva é uma das melhores alternativas para impulsionar a convivência, fator essencial para gerenciar crises – tanto no trabalho quanto na vida pessoal.
Sendo assim, um treinamento in company pode ser opção viável e importante para a solução de problemas internos. Pense nisso!
5. Esclareça e priorize os objetivos da equipe
Durante a mediação de um conflito dentro do universo corporativo, é muito importante conseguir esclarecer os objetivos da equipe e explicitar, quantas vezes forem necessárias, que tais objetivos estão acima de quaisquer questões individuais.
Em outras palavras, quem faz a mediação de um conflito precisa colocar os interesses da equipe em primeiro lugar. Dessa forma, com todos trabalhando em prol de metas comuns, será mais fácil dialogar e vencer o que esteja no caminho.
Fornecer feedbacks com qualidade é uma forma de mediar possíveis conflitos e, ao mesmo tempo, prevenir que eles se tornem confrontos pessoais.
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