Como se comunicar bem em tempos de crise?
No cenário atual, a comunicação é a ferramenta central para manter a assertividade e a sensatez em todas as relações.
Muitos profissionais, sobretudo gestores, têm se perguntado qual é a melhor maneira de manter a assertividade e a produtividade diante do cenário atual. Afinal, a comunicação (interna e externa) tem inúmeros desafios, principalmente à distância.
E não é só isso: estamos todos sob pressão. Por isso mesmo, conseguir agir com inteligência emocional, especialmente no âmbito corporativo, é o que determinará como sairemos dessa crise.
Como você tem se comunicado com seus liderados, colegas e clientes? E o que fazer para aprimorar essa comunicação?
O que significa ter um power speech no cenário atual?
Um discurso poderoso é aquele que consegue cumprir o seu propósito, seja ele inspirar, emocionar, informar ou persuadir.
Em um contexto como o que estamos vivendo, é necessário refletir sobre o sentido de power speech e considerar, sobretudo, a necessidade mais urgente do momento contemporâneo: uma abordagem sensata.
Logo, a melhor forma de se comunicar com as pessoas ao seu redor é procurando adotar uma postura equilibrada e honesta. Além disso, colocar ainda mais em prática valores como a empatia.
Como um líder, ter sempre em mente que a crise atual impacta todas as pessoas, ainda que de formas diferentes e em maior ou menor grau, é de suma importância.
Isto é, antes de tomar uma decisão, pensar que a sua equipe de liderados também está enfrentando lutas internas, que podem afetar a produtividade e o rendimento.
Entre o pânico e o excesso de otimismo, escolha o equilíbrio
Aeroportos estão parados. Locais comerciais estão sendo fechados. O que não para – e parece só aumentar – é a comunicação entre as pessoas. Diariamente, somos bombardeados com novas notícias, informações, depoimentos... e eles são, quase sempre, negativos.
Do que a sua equipe menos precisa nesse contexto é, justamente, de um líder alarmista. É claro que os gestores também sentem medo, mas agir com inteligência emocional na hora de dialogar com sua equipe, seus clientes e parceiros é primordial.
Nesse sentido, a forma como você abordará certos conteúdos será determinante. Dê atenção à sua linguagem não-verbal. Faça o possível para transmitir uma imagem equilibrada.
Mas evite extremos: negar a realidade completamente, adotando um tom excessivamente otimista, também não é a melhor ideia. Soará falso. Afinal, ninguém sabe, ao certo, como ou quando será o fim dessa crise.
O que fazer para aprimorar a sua comunicação?
No contexto atual, conseguir manter a comunicação interna assertiva será um divisor de águas para as empresas, startups e organizações de todos os nichos.
Como líder, algumas ações práticas podem – e devem – ser adotadas por você, sendo elas:
- Definir e padronizar os canais de comunicação;
- Manter a rotina das reuniões;
- Intensificar os feedbacks aos liderados;
- Ser transparente na hora de transmitir informações sobre a empresa.
A comunicação externa, isto é, com clientes, investidores e marcas parceiras, também precisa de ajustes nesse momento. Não dá para cortar o diálogo com seus clientes, por exemplo, e aparecer depois da crise como se nada tivesse acontecido.
Nesse sentido, algumas ações para aprimorar a comunicação externa são:
Ter um posicionamento claro em relação às medidas que estão sendo tomadas pela sua empresa durante a crise;
Manter o diálogo recorrente, seguindo o ritmo similar àquele utilizado normalmente;
Ajustar campanhas de marketing e publicidade, evitando, ao máximo, parecer oportunista em relação ao momento atual;
Encontrar alternativas para seguir entregando valor às pessoas.
Gerenciar crises, sobretudo aquelas com a dimensão da que se vive agora, é sempre um desafio para gestores. Ser emocionalmente inteligente e praticar suas soft skills será ainda mais importante.
No que tange à comunicação, planejar suas falas com antecedência, garantindo que tenham a sensatez e empatia necessárias, deve estar entre suas preocupações. Aja como um líder!
Fonte: www.thespeaker.com.br