Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Blog The Speaker

Como se comunicar no ambiente multitarefa?

A tal da “Era Multi Task” nada mais é do que a crescente demanda por profissionais e/ou equipes capazes de realizar múltiplas habilidades!

3 ago 2020 - 09h06
(atualizado às 09h07)
Compartilhar
Exibir comentários

Olá, Speaker!

Você já ouviu falar sobre a “Era multi task”? Mesmo que não tenha ouvido essa expressão, é bem provável que já tenha integrado uma equipe desse tipo ou, até mesmo, que faça parte de uma regularmente.

A tal da “Era Multi Task” nada mais é do que a crescente demanda por profissionais e/ou equipes capazes de realizar múltiplas habilidades e competências. Equipes desse tipo são multidisciplinares e multifuncionais.

Todo esse ambiente engloba pessoas com saberes bastante diferenciados entre si. Afinal, é justamente essa variedade de know-hows que torna a era multitarefa tão vantajosa.

No que tange à comunicação, dialogar com colegas, líderes e liderados de áreas diferentes é um desafio. E como se comunicar nesse ambiente? Siga a leitura e saiba mais sobre isso!

Foto: Shutterstock

Quais são os desafios da comunicação no ambiente multitarefa?

Muitos profissionais, especialmente aqueles que estão tentando ingressar no mercado de trabalho, têm pavor da palavra “multitarefa”. Isso acontece porque, não raras vezes, as exigências na contratação de um profissional são imensas.

Felizmente, com a valorização cada vez mais crescente das habilidades ligadas à inteligência emocional, as grandes corporações têm optado por equipes multi tasks. Nelas, o profissional se concentra em sua área e atua junto a outros, de áreas distintas.

Por essa lógica, não é tão necessário que uma mesma pessoa realize funções muito diferentes entre si ou aquelas com as quais não tem afinidade. O mais importante é criar uma equipe multidisciplinar, com integrantes que se completam.

Nisso, um dos aspectos mais chamativos é, justamente, a comunicação.

Comunicar-se com profissionais de outras áreas pode ser bem difícil. São pessoas que não têm o mesmo conhecimento que você, o que demanda uma adaptação na maneira como você se comunica.

Logo, os maiores desafios ligados à comunicação são:

- Adaptar a sua fala para dialogar com pessoas de outras áreas de formação;

- Falar de uma maneira acessível, sem abusar dos tecnicismos ou expressões de nicho;

- Praticar a escuta empática para entender e apreender o que o outro diz.

Como se comunicar em ambientes multitarefas?

Pelo que vimos até aqui, é clara a necessidade de se comunicar de uma maneira acessível e objetiva, especialmente em ambientes multidisciplinares. Afinal, estamos lidando com profissionais de trajetórias e saberes diferentes dos nossos.

O que fazer, então, para se comunicar bem nesse tipo de ambiente? Vejamos alguns passos importantes:

- Trabalhe na organização do seu raciocínio: um pensamento organizado é o que garante, em grande parte, a clareza de uma fala;

- Use mapas mentais em reuniões ou conversas importantes: essa técnica é eficiente para organizar o conteúdo e realizar as adaptações necessárias, tornando-o mais acessível para aqueles que não são da mesma área que você;

- Adapte a sua linguagem, deixando-a cada vez mais livre de termos muito técnicos ou expressões de nicho. Isso não significa abusar da coloquialidade, mas, sim, tornar a sua fala mais acessível para um público amplo;

- Pratique a escuta ativa: escutar empaticamente também é uma habilidade que se desenvolve e se aprimora. Ela é fundamental para que você possa compreender e assimilar o que outros profissionais dizem;

- Seja assertivo: onde há uma variedade de saberes e perfis, geralmente há também um rico conflito de ideias, um lindo debate. Manter a assertividade é a maneira mais fácil de impedir que esses conflitos se tornem confrontos.

As equipes multi tasks vêm crescendo muito nos últimos tempos e a tendência é a de que isso continue a acontecer. Logo, o melhor a se fazer é investir nas próprias habilidades e se preparar para estar em dia com as exigências desse cenário.

E aí, você ainda ficou com alguma dúvida? Se sim, entre em contato com a minha equipe!

Fonte:

www.thespeaker.com.br

The Speaker
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade