Como ser sucinto na comunicação: a técnica dos 3 tópicos
Ser sucinto na comunicação é colocar em prática uma das características mais importantes hoje: a assertividade.
Olá, Speaker!
Ser assertivo significa priorizar o que é dito, comunicando o que se considera essencial e de valor para a sua audiência.
Nesse sentido, a técnica dos três tópicos é determinante. Pode ser utilizada em diferentes contextos, desde apresentações em público a reuniões ou vídeos.
Siga a leitura e entenda!
O que é a técnica dos três tópicos?
Uma análise de alguns discursos e apresentações de comunicadores conhecidos mostra que boa parte deles segue o mesmo padrão: o de incluir apenas três tópicos na sua fala.
Isso acontece porque, quando decidimos abordar mais de três tópicos, a apresentação (ou qualquer outro tipo de situação de exposição de fala) se torna muito menos sucinta. Com isso, temos uma fala menos atrativa à audiência.
Por outro lado, ao organizar o conteúdo em três tópicos principais, conseguimos:
- Priorizar informações realmente importantes para o público
- Impulsionar nossa Chamada para Ação (CTA)
- Dar ênfase a dados e argumentos mais relevantes
- Ter um conteúdo elaborado e mais interessante
É essencial ter em mente que, para conseguir um determinado impacto em uma apresentação, é preciso limitar o que é dito. Afinal, se queremos falar sobre TUDO, acabamos com um conteúdo enorme e muito pouco dinâmico.
Então, para ser sucinto, a palavra de ordem é priorizar. Certamente, você já ouviu a expressão “menos é mais”, estou certa? Bem, nesses casos, ela tem algo de verdade. Dar ênfase ao que, de fato, é relevante, potencializa sua fala.
Gosto de usar o exemplo de uma vitrine: se há muitos elementos, nenhum deles vai chamar a atenção. Por outro lado, quando são priorizados elementos de destaque, essa vitrine se torna muito mais atrativa. Assim é a comunicação.
Como colocar em prática esta técnica?
O planejamento é um requisito central para ter uma boa performance em apresentações, entrevistas, reuniões ou gravações de vídeo, por exemplo. É necessário elaborar a fala com antecedência, definir abordagens e praticar.
No momento de elaborar a sua fala e escolher abordagens, aplique a técnica dos três tópicos. Para fazer isso, siga estes passos:
- Defina o seu tema central
- Faça um brainstorm com informações que considera relevantes
- Divida, agora, o seu conteúdo em 3 grandes tópicos
- Priorize informações do brainstorm e organize-as nos tópicos centrais
- Por fim, faça a sua introdução e conclusão
Repare que a introdução e a conclusão não são consideradas tópicos. Portanto, a sua fala terá cinco momentos: a introdução, os três tópicos de desenvolvimento e a conclusão.
Essa é uma maneira muito simples e muito eficiente de organizar conteúdos e torná-los mais atrativos e assertivos. Uma boa ideia é aliar essa técnica ao mapa mental e, com isso, ter uma prática muito mais eficaz.
O que fazer para ser mais sucinto na comunicação?
Além de aplicar a técnica dos três tópicos, outros cuidados são importantes para ser sucinto na comunicação e, com isso, ter uma fala mais assertiva, dinâmica e interessante.
Estes cuidados são, principalmente:
- Identificar vícios da fala e aprender a se liberar desses problemas
- Usar estratégias, como o humor, a emoção e o storytelling
- Dominar a linguagem corporal, evitando ruídos na comunicação
- Dar energia à voz, alterando o tom em momentos chave
- Saber aplicar bem as pausas para organizar e dinamizar a fala
Todos esses cuidados e técnicas são desenvolvidos quando você aprimora a sua comunicação. Com o tempo, passam a ser naturalizados na maneira como você se expressa e fica muito mais fácil colocá-los em prática no dia a dia.
É importante ressaltar que falar bem – e ser sucinto na comunicação – não é um dom ou vocação. Falar bem é técnica. Afinal, a oratória é um conjunto de habilidades que podem (e devem) ser aprendidas, desenvolvidas e aprimoradas.
Se você tem dúvidas sobre comunicação e oratória, fale comigo ou com a minha equipe. Falar bem é um dos principais requisitos hoje. Lembre-se disso!
Fonte:
https://www.thespeaker.com.br/como-ser-sucinto-na-comunicacao/