Como ter uma boa oratória nas redes sociais?
Você usa (ou já pensou em usar) as redes sociais profissionalmente? Elas se tornaram um espaço que vai além do entretenimento.
Oi, Speaker!
Se a resposta for sim, é provável que você já tenha ouvido que é preciso humanizar o seu perfil nas redes. Isso implica em fazer vídeos, participar de lives e gravar reels, por exemplo.
No entanto, para ter uma boa imagem nesses espaços, é importante desenvolver a oratória, focando especificamente no formato digital. Como fazer isso?
O primeiro passo é entender que não se trata apenas de algoritmo. Crescer nas redes também significa criar conexão com as pessoas e isso depende de uma boa comunicação.
Vem comigo e entenda mais!
Como ter uma boa oratória nas redes?
Quem não quer ser um influencer? Se você pensou, imediatamente, “eu não”, talvez seja hora de rever alguns conceitos. O estereotipo blogueirinha já ficou para trás: grandes marcas e profissionais usam as redes para expandir e se fortalecer.
Se você é um advogado, por exemplo, a presença nas redes pode ser um recurso interessante para gerar conexão e se firmar como uma autoridade no seu nicho. Não para por aí: escritórios que não estão nas redes correm o risco de “não existir”.
“Como assim, Livia?” Uma das ações mais comuns quando alguém pensa em contratar um serviço é buscar referências na web. Desse modo, um escritório de advocacia que não está presente na web fica muito aquém do que aqueles que estão.
Para ter uma boa presença na web, sendo advogado ou profissional de qualquer outro nicho, alguns passos e cuidados são determinantes. Veja a seguir!
Não confunda informalidade e despreparo
As redes sociais são mais informais, não é? Sim, é verdade. No entanto, essa sensação de informalidade não deve ser confundida com amadorismo. Entrar ao vivo em uma live sem se preparar, por exemplo, não é algo positivo à sua imagem.
Quando temos isso em mente, ou seja, entendemos que é necessário planejar nossa fala mesmo em um ambiente mais informal, há um grande impacto positivo. Este é o meu primeiro conselho: leve a sério as situações de fala no online!
Familiarize-se com os recursos do digital
É parte da boa comunicação usar os recursos que você tem disponíveis. Presencialmente, estão os recursos não verbais, o “olho no olho”... No online, estão os quizes, o compartilhamento de tela, as enquetes em tempo real e tantos outros.
Anote isto, Speaker: para ter uma boa oratória no online, é preciso entreter e engajar. Isso só acontece quando você, comunicador, gera interação com a sua audiência. O que fazem os recursos digitais é justamente isso, aumentar a interação.
Perca seu medo de gravar vídeos
E se eu te contar que muitos comunicadores experientes sentem dificuldades para gravar vídeos? Engana-se quem pensa que a gravação de vídeos é idêntica à experiência presencial. Não é.
Para muitas pessoas, o fato de não ter a audiência por perto acaba se tornando um desafio. Sem falar, ainda, nas especificidades técnicas, de enquadramento e de adaptação do conteúdo.
Entenda, então, que o vídeo é outro formato e comece, aos poucos, perdendo o medo de se arriscar e utilizar essa possibilidade, tão importante hoje.
Saiba o que o enquadramento diz sobre você
A imagem que você mostra na sua tela – em vídeos, stories, lives ou reels – é o chamado enquadramento. Lembre-se de que tudo comunica e que a escolha do que mostrar ou não também importa muito.
Um enquadramento aberto permite certos efeitos, como mostrar o bastidor da sua empresa ou seus produtos, por exemplo. Um mais fechado dá uma sensação de proximidade entre você e sua audiência.
Meu conselho é: escolha um enquadramento equilibrado, nem tão aberto, nem estritamente fechado.
Faça um treinamento em comunicação digital
Aprimorar a oratória nas redes sociais faz parte de um plano maior, que é o de desenvolver toda a sua comunicação – seja no digital ou fora dele. Uma pessoa que não se comunica bem presencialmente provavelmente não o fará no digital.
Por isso mesmo, um treinamento em comunicação é o caminho mais eficiente para aprender as técnicas certas e saber quando usá-las nas redes ou em outros contextos. Assim, você se familiariza com as especificidades do online e desenvolve outros aspectos da sua performance.
Ficou com alguma dúvida? Fale comigo!
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