Comunicação assertiva: o que é preciso para ter essa habilidade?
Não importa a sua profissão, seu cargo ou área: você precisa saber se expressar de uma maneira assertiva. Veja como alcançar esse skill.
Oi, Speaker!
Você acha difícil expressar suas ideias? Sente que as pessoas nem sempre entendem o que você diz? Esses são sinais de que falta assertividade na maneira como tem se comunicado.
Se você chegou até aqui, é porque também já entendeu o quanto a assertividade é primordial para os profissionais. Não importa a sua profissão, seu cargo ou área: você precisa saber se expressar de uma maneira assertiva.
Mas, afinal, o que é preciso para ter essa habilidade? Siga a leitura e se informe!
Entenda: o que é comunicação assertiva?
O primeiro passo para desenvolver qualquer habilidade, incluindo, portanto, a de se comunicar de uma maneira assertiva, é entender no que ela consiste e quais são suas aplicações práticas.
Então, vamos lá: comunicação assertiva é aquela que tem clareza, é compreensível e direta. Nela, a mensagem é compreendida facilmente pelos demais, já que não existem ruídos (interferências) naquilo que é dito.
Aquele que se comunica de uma forma assertiva:
- É capaz de defender suas opiniões com clareza e persuasão
- Consegue apresentar projetos, serviços ou produtos de forma atrativa
- Logra abordar temas muito técnicos de uma maneira simples
- Dá feedbacks transparentes e produtivos
- Tem maior facilidade para gerenciar crises
- Trabalha melhor em equipes multidisciplinares
Essas são apenas algumas das competências ligadas à assertividade na comunicação e que influenciam diretamente no sucesso ou insucesso de projetos, vendas, reuniões, entrevistas de emprego e tantos outros contextos.
Comunicação assertiva: veja alguns exemplos!
Para entender ainda melhor o que é a comunicação assertiva, alguns exemplos são importantes e um dos mais comuns é a famosa (e, por vezes temida) entrevista de emprego.
Nas entrevistas, algumas perguntas costumam ser feitas: por que você quer trabalhar aqui, como você se vê em dez anos ou, ainda, quais são suas habilidades profissionais. Pensemos nessa última.
Uma pessoa que não se comunica de forma assertiva provavelmente terá dificuldades para falar sobre si mesma e sobre sua trajetória profissional. Pode ser que cite experiências que não são relevantes, repita informações e deixe de abordar o essencial.
Por outro lado, um profissional que tem essa habilidade desenvolvida será capaz de se apresentar em poucos minutos, resumindo sua trajetória e destacando aquilo que mais será útil para alcançar o objetivo: ser contratado.
Consegue ver a diferença entre uma situação e outra? A assertividade está, portanto, na capacidade de priorizar informações, nos comunicando de uma forma direta e que realmente nos sirva para cumprir o objetivo central, seja ele qual for.
Como desenvolver a assertividade?
Antes de responder a essa pergunta, é importante pensarmos em outro questionamento: por que é preciso ter essa competência? As razões são muitas, veja algumas:
- Ter mais autoridade na sua área e profissão
- Demonstrar inteligência emocional
- Ser capaz de persuadir, vender e/ou negociar com eficiência
- Ter uma melhor presença na web
Como, então, desenvolver a habilidade de se comunicar com assertividade? A comunicação e a oratória possuem três pilares centrais:
- A mensagem
- A expressão vocal
- A expressão corporal
Para ser mais assertivo na forma como você se expressa, é necessário trabalhar e aprimorar cada um desses três itens. Isso acontece porque a assertividade é desenvolvida ao aprender e colocar em prática técnicas de oratória.
Essas técnicas serão as ferramentas que possibilitam organizar o seu conteúdo (a sua mensagem), potenciar o uso da sua voz e dominar a sua linguagem corporal, desenvolvendo, assim, a assertividade, a comunicação assertiva.
Um treinamento de comunicação assertiva pode me ajudar?
Na verdade, um treinamento em comunicação e oratória é o que pode te ajudar. Para desenvolver a comunicação assertiva, é preciso aprimorar os três pilares dos quais falamos no tópico anterior e um treinamento é o caminho mais eficiente.
Na hora de escolher um treinamento, é importante garantir que ele seja ministrado por especialistas em comunicação e que considere as suas necessidades, demandas e urgências.
“Como assim, Livia?” A comunicação não é estática, ela é dinâmica e depende de muitos fatores. Por isso, para desenvolver, de fato, a assertividade, é importante que seu contexto seja considerado, assim como a sua autenticidade.
Se você ainda tiver dúvidas sobre comunicação assertiva ou para saber mais sobre treinamentos, fale comigo!
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