Script = https://s1.trrsf.com/update-1732903508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Blog The Speaker

Comunicação e oratória: quais são as caraterísticas de um líder?

9 jun 2021 - 14h31
(atualizado às 14h31)
Compartilhar
Exibir comentários

Olá, Speaker!

Ser percebido como um líder vai muito além de ocupar um cargo de liderança. Afinal, não é o cargo em si que faz com que um profissional seja visto como líder, mas, sim, suas habilidades.

As habilidades de liderança se enquadram, majoritariamente, nas chamadas soft skills: um conjunto de competências diretamente ligadas à inteligência emocional.

Um líder é, portanto, alguém que tem bem desenvolvidas essas habilidades, sabe como agir em situações de crise, tem alta capacidade de adaptação e de comunicação.

Neste artigo, você verá quais são as características de um líder no que tange à comunicação e à oratória. Vamos lá?

Foto: Internet

1 Um líder transmite autoridade

As hierarquias, por si só, já estão associadas à autoridade. Contudo, há uma distinção entre a autoridade ligada à liderança. Nela, o líder é visto como alguém que sabe realmente aquilo que diz e é capaz de tomar as decisões mais acertadas.

Qual o impacto disso? É muito (mas muito!) mais fácil convencer e persuadir quando se é visto como alguém que tem autoridade. As pessoas – liderados, clientes, investidores... – têm confiança por perceberem essa autoridade.

2 Um líder se comunica com inteligência emocional

Todos nós estamos muito mais expostos do que há alguns anos. Os líderes, no entanto, têm uma exposição ainda maior: são vistos, analisados e julgados todo o tempo. Por essa razão, manter o equilíbrio na hora de comunicar é determinante.

A inteligência emocional, quando associada à comunicação, implica em um alto controle das próprias emoções. É, ainda, a capacidade de usar a fala para gerenciar conflitos, transmitir informações e potenciar emoções positivas.

3 Um líder é claro quanto às suas necessidades

Uma equipe com ruídos na comunicação certamente terá muitos problemas de rendimento. Isso acontece, sobretudo, quando não há clareza para comunicar necessidades, designar tarefas e transmitir informações sobre elas.

Um líder, então, consegue ser claro na hora de abordar todos esses dados. É por isso que o líder é visto como um facilitador: ele dá informações importantes com clareza e consegue designar tarefas aos colaboradores de uma forma assertiva.

4 Um líder é capaz de ouvir ativamente

A fala é, sim, um dos aspectos centrais para líderes. Mas a escuta ativa também o é! Ao ouvir ativamente (e atentamente), o líder entende as necessidades de sua equipe, antecipa problemas antes de que se tornem maiores e exerce o diálogo.

A escuta é uma potente ferramenta de argumentação, determinante para estabelecer relações de trabalho mais profundas e eficientes. A ideia de que, na liderança, apenas um fala é absolutamente retrógrada e incompatível com a atualidade.

5 Um líder dá feedbacks construtivos

Sim, os feedbacks são ainda ferramentas que podem ser muito úteis no dia a dia corporativo. É importante tentar desassociá-los de algo negativo, como se fossem unicamente um espaço para críticas.

O feedback construtivo guia o colaborador para que impulsione sua performance. Foca em dados e evita argumentos genéricos ou de cunho pessoal. Por tudo isso, o líder precisa saber fazer bons feedbacks.

6 Um líder impulsiona valores positivos

Esse talvez seja um dos maiores desafios daqueles que exercem cargos de liderança: a capacidade de impulsionar valores positivos, mesmo em situações de crise ou sob pressão.

Essa habilidade se tornou ainda mais necessária no contexto atual, quando os profissionais se viram afetados pela pandemia e com a urgência em realizar adaptações na maneira como exercem suas atividades profissionais.

7 Um líder adapta e personaliza a sua mensagem

O líder dialoga com diferentes perfis: profissionais de cargos e know-hows muito distintos entre si. E, em grande parte das vezes, o líder tem que falar sobre um mesmo tema com esses públicos diversos.

A capacidade de personalizar a mensagem potencia a comunicação, tornando-a muito mais eficiente e inspiradora, o que, por sua vez, potencia também a imagem do líder. Afinal, essa adaptação está ligada à inteligência emocional.

https://thespeaker.com.br/as-7-carateristicas-de-um-lider-na-comunicacao/

Fonte:

https://thespeaker.com.br/as-7-carateristicas-de-um-lider-na-comunicacao/

The Speaker
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade