Debate x embate: como agir em discussões no ambiente corporativo?
Mesmo de forma remota, discussões fazem parte do cotidiano de profissionais. Lide com elas, impedindo que um debate se torne um embate.
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É fato que, devido às especificidades do contexto contemporâneo, as equipes de trabalho – incluindo gestores e liderados – estão lidando com uma pressão ainda maior que a habitual. Isso, aliado a uma comunicação à distância (que nem sempre é eficaz), pode afetar o rendimento da equipe e prejudicar o equilíbrio dos profissionais que dela fazem parte.
Há uma diferença entre debate e embate. Enquanto o primeiro é saudável e necessário para a discussão de projetos e ideias, o segundo pode, a curto ou a longo prazo, ir minando as relações de trabalho e a identidade da marca como um todo. Em todos os casos, fortalecer a comunicação interna é determinante.
Como profissional, de que modo devo agir em discussões no ambiente corporativo, especialmente no contexto remoto? Como gestor, o que fazer para evitar que um debate se torne um embate?
Debate x Embate: como agir em discussões?
Seja no dia a dia presencial ou no contexto de trabalho remoto, discussões são uma constante entre profissionais. Afinal, é através delas que se logra desenvolver o trabalho em equipe e traçar os melhores planos para a execução de um projeto.
Para que as discussões se mantenham positivas e saudáveis, é necessário que os conflitos de ideias não se tornem confrontos pessoais entre colaboradores ou gestores.
Assim sendo, é importante esclarecer que um debate é a argumentação entre duas ou mais pessoas, com opiniões diferentes, mas que podem, até mesmo, se complementar entre si. Aqui, o foco se mantém no conteúdo.
No embate, por sua vez, existe uma clara resistência em aceitar e ouvir ideias divergentes. Recorrentemente, embates “fogem do tom” e podem gerar confrontos que prejudicam a relação entre colegas, afetando o rendimento de toda a equipe.
Diante disso, como agir em discussões para evitar que se transformem em confrontos?
Tenha um embasamento sólido para defender suas ideias e opiniões. Para isso, estar sempre em dia com as informações relacionadas à sua área de atuação é fundamental;
Evite argumentações que fogem do profissional, isto é, que considerem fatores que vão além do conteúdo debatido;
Saiba escutar os demais: além de ser uma atitude que demonstra inteligência emocional, é uma forma de encontrar a melhor estratégia para contra-argumentar;
O que fazer para evitar que um debate se torne um embate?
Como líder, é preciso saber como gerenciar crises dentro da equipe e isso significa evitar que debates se transformem em embates e conflitos entre liderados. No contexto de trabalho remoto, o desafio é ainda maior, já que a distância implica em ter um menor controle de certas situações.
O principal passo é ter um plano eficiente para a comunicação interna da sua empresa. No cenário de trabalho à distância especificamente, é preciso:
Definir e padronizar os canais de comunicação, evitando os chamados “ruídos”;
Planejar reuniões online periódicas para fortalecer o engajamento dos setores;
Manter um contato direto com liderados, especialmente em situações específicas, como debates envolvendo a execução de projetos;
Identificar problemas dentro da equipe, ou seja, identificar se os conflitos de ideias tomaram outras proporções;
Fazer uma apuração de eventuais conflitos e circunstâncias, pautando-se sempre em dados reais – e não em suposições ou rumores que circulam pelos corredores da empresa;
Atuar como um mediador, evitando impor mais regras ou interferir de um modo negativo na relação dos profissionais que fazem parte da equipe.
A comunicação sempre foi um dos pilares para o fortalecimento de setores e empresas como um todo. Com a rápida migração para o trabalho à distância, ela passou a ser ainda mais determinante para o sucesso ou insucesso de marcas.
Nesse sentido, saber agir sob pressão, identificar embates entre liderados e conseguir dar o suporte necessário para este momento específico são ações imprescindíveis. De forma similar, adotar um discurso honesto e empático também é primordial.
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