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Media training: o que é e qual a importância para a sua marca?

Na prática, o media training é a preparação de um ou mais profissionais da empresa com a intenção de que possam exercer o diálogo externo.

31 mai 2021 - 08h00
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As empresas têm, hoje, um desafio bem claro: o de fortalecer a sua identidade e, com isso, se aproximar do seu público-alvo, ganhando destaque em um mercado tão competitivo.

Engana-se quem pensa que esse desafio é restrito às pequenas empresas: não é. Todas as marcas precisam se adaptar às exigências contemporâneas e fortalecer as estratégias da comunicação externa.

O media training surge, nesse cenário, como um treinamento determinante para treinar um ou mais profissionais e fortalecer suas atuações como porta-vozes de uma marca ou organização.

Confira, neste artigo, o que é o media training na prática e qual a sua importância para as empresas. Vamos lá?

Foto: Shutterstock

Media training: o que é afinal?

A comunicação se consolidou como uma das habilidades mais importantes. Em razão disso, e com a intenção de abarcar todas as demandas, uma série de treinamentos foram desenvolvidos para a comunicação corporativa. Um deles é o media training.

Na prática, o media training é a preparação de um ou mais profissionais da empresa com a intenção de que possam exercer o diálogo externo, representando a marca em diferentes situações e nos vários canais de comunicação.

Isso inclui, por exemplo:

- lidar com a imprensa

- interagir nas redes sociais

- fazer pronunciamentos oficiais

- participar de entrevistas ou debates

- estar presente em eventos e workshops

O media training é, portanto, um treinamento específico para profissionais que atuam como porta-voz da empresa em canais diversos de comunicação e em diferentes momentos.

O que se aprende em um media training?

Um profissional que tem a missão de representar a sua empresa precisa desenvolver a comunicação em níveis de excelência. Isso significa conhecer e aplicar técnicas avançadas de oratória, eliminando ruídos e fortalecendo a imagem.

Em um media training, são trabalhados, inicialmente, os três pilares da oratória: a expressão vocal, a expressão corporal e a mensagem. Em seguida, são aprimorados aspectos mais avançados, como o improviso e a presença no digital.

Cada treinamento tem suas próprias especificidades. No media training, você aprenderá, principalmente:

- A dominar a expressão vocal

- A desenvolver a expressão corporal

- A ter uma fala impactante e assertiva

- A se adaptar à comunicação digital

- Estratégias para lidar bem com o improviso

Qual a importância do media training para a empresa?

Não basta ter um alto nível de qualidade no seu nicho, é preciso, além disso, saber comunicar e demonstrar toda essa excelência. Ter profissionais treinados para isso é preparar a empresa para uma necessidade urgente e determinante no cenário atual.

Outro fator merece destaque: a tendência de humanizar uma marca. Grandes e médias empresas têm optado pela humanização, apostando nessa estratégia para aproximar-se do seu público-alvo.

Pense nas grandes marcas brasileiras: boa parte delas opta pela humanização e acaba se destacando no mercado por essa escolha. Dessa forma, um dos benefícios do media training é, justamente, estar apto a humanizar uma marca.

Empresas que investem no media training apostam em:

- Um discurso mais alinhado

- Uma imagem externa bem definida e sólida

- Uma identidade forte e facilmente identificável

Como escolher um media training?

A lei da oferta e da procura é simples. Quanto mais as pessoas procuram por algo, mais aparecem ofertas sobre esse produto ou serviço. Na comunicação – e com o media training especificamente –, isso não é diferente.

“Como assim, Livia?” Justamente por saber o quanto um media training se tornou determinante para as empresas, treinamentos começaram a ser oferecidos. Sobretudo, na internet.

Daí a importância de escolher com cuidado o seu media training e garantir que o treinamento seja, de fato, útil e eficaz para a sua empresa. Afinal, ele impactará diretamente na imagem e no posicionamento externo da sua marca.

Como, então, escolher um bom media training? Opte por:

- Treinamentos desenvolvidos e ministrados por profissionais capacitados em comunicação

- Prefira treinamentos desenvolvidos por profissionais ou empresas que conhecem o universo corporativo e suas demandas contemporâneas

- Prefira treinamentos personalizados, já que a comunicação é dinâmica e adaptável segundo o perfil e a realidade da sua empresa

Você ainda tem dúvidas sobre media training? Entre em contato comigo!

Fonte: https://thespeaker.com.br/media-training-o-que-e-e-quais-os-beneficios-para-a-sua-empresa/

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