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Blog The Speaker

Oratória e Comunicação: como fazer seu valor ser percebido naturalmente?

Você consegue mostrar todo seu valor, todo seu potencial, de uma forma natural e sem parecer prepotente?

26 out 2020 - 09h45
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Olá, Speaker!

Você consegue mostrar todo seu valor, todo seu potencial, de uma forma natural e sem parecer prepotente?

Esse é um dos grandes desafios dos profissionais e que também se expande, muitas vezes, para o dia a dia pessoal.

Não é fácil falar de si mesmo. Não é simples mostrar todo o nosso conhecimento de uma maneira atrativa. Principalmente, se temos pouco tempo para fazer isso, como em uma entrevista de emprego ou uma negociação com um cliente, por exemplo.

Contudo, vivemos em mundo onde saber se vender é fundamental e isso provavelmente se acentuará ainda mais nos próximos anos, com a internet e as redes sociais.

A boa notícia é que “saber se vender”, isto é, saber transmitir o seu valor naturalmente é algo que se aprende, se aperfeiçoa. Quanto a isso, a comunicação tem um papel determinante.

Siga a leitura até o final e veja algumas técnicas que considero essenciais para fazer o seu valor ser percebido naturalmente! Vamos lá?

Foto: Internet

Show don’t tell: mostre, não conte!

Você já ouviu falar sobre a técnica do “show don’t tell”? Se traduzirmos essa expressão para o nosso idioma, chegaremos ao “mostre, não conte”.

Essa é uma técnica muito usada na escrita e no cinema, quando o autor precisa mostrar o que está acontecendo, mas sem, necessariamente, dizer isso de uma maneira muito explícita.

Para entendermos melhor, imaginemos um exemplo: se, em um filme, aparece uma voz ao fundo e diz: “o personagem está triste”, você se envolveria com a história? Provavelmente, não.

Mas, se acontece uma série de fatos que mostram a tristeza do personagem, a trama se torna mais interessante.

“Ok, Livia, mas o que isso tem a ver com mostrar meus valores?”. Ora, meu caro Speaker, o pensamento é similar: você precisa mostrar suas qualidades, mas sem falar sobre elas insistentemente ou de maneira que possa soar prepotente.

Como? Veja:

- Fale sobre suas experiências: ao invés de dizer “eu trabalho bem em grupo”, conte como foi seu último projeto multidisciplinar, o que você aprendeu...

- Mostre resultados: substitua o “sou muito bom em vendas” por uma breve mostra dos seus últimos resultados com vendas (ou qualquer outra atividade).

Técnicas de comunicação interpessoal

Agora, é importante falarmos das “soft skills”. Essas são habilidades ligadas à inteligência emocional. As “hard skills” são aquelas competências que colocamos no nosso currículo, nos nossos certificados.

Já as soft skills são habilidades mais subjetivas. Entre as principais, está, justamente, a comunicação. E a comunicação, como eu disse, é determinante para transmitir o seu valor de forma natural.

Uma pessoa que se comunica bem transmite a imagem de confiança, liderança, autoridade sobre seu nicho ou área de atuação.

Por tudo isso, quem quer fazer com que seu valor seja percebido naturalmente precisa aprimorar e se familiarizar com as técnicas de oratória, de transmissão de mensagens, opiniões... Como, por exemplo:

- Organização do raciocínio

- Capacidade para chamar e reter a atenção das pessoas

- Habilidade para elaborar narrativas interessantes

- Poder de expressão corporal

- Habilidade de falar sobre números

- Aprimorar o uso da voz

Em outras palavras, é investir na imagem pessoal através da maneira como você se comunica. Para que isso seja feito, é preciso trabalhar três pilares: o conteúdo, a expressão vocal e a expressão corporal.

É necessário, ainda, liberar-se de tudo aquilo que prejudica a sua comunicação e interfere na confiança que você transmite aos demais: vícios de linguagem, problemas na expressão corporal (gesticulação e postura, por exemplo), entre tantos outros.

As pessoas nos julgam pela maneira como nos comunicamos. Por isso mesmo, se quisermos que nosso valor seja percebido naturalmente, temos que investir nessas habilidades e potencializarmos nossa melhor expressão.

Você quer saber mais sobre comunicação e imagem pessoal? E como aprimorar tudo isso? Entre em contato comigo ou com a minha equipe!

Fonte:

www.thespeaker.com.br

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