Oratória motivacional: inspire os demais através da sua fala
Como aprimorar a forma em que me comunico com os demais pode me fazer alguém motivador? Descubra neste artigo! Boa leitura!
Olá, Speaker! Tudo bem?
No que você pensa quando escuta ou lê a expressão “motivacional”?
Esse termo tem sido MUITO usado ultimamente, especialmente para fazer referência aos tantos coachings que atuam nas mais diversas áreas. No entanto, se você pensa que oratória motivacional só tem a ver com profissionais desse ramo, está enganado.
Motivar os demais é uma das muitas ações e responsabilidades dos líderes. Desse modo, gestores, CEOs, empreendedores e outros profissionais que atuam com gestão de negócios e pessoas também precisam dominar as técnicas da oratória motivacional.
Mas no que consiste esse tipo de oratória? Como aprimorar a forma em que me comunico com os demais pode me fazer alguém motivador? Descubra neste artigo! Boa leitura!
O que é oratória motivacional?
Oratória é, por definição, o conjunto de estratégias e técnicas para falar bem em público. Porém é preciso esclarecer que a oratória não se limita a situações específicas, como apresentações em público ou exposições orais de todos os tipos. Na verdade, ela se aplica em todas as situações que envolvam exposição de fala, incluindo, por exemplo, o diálogo de um líder com seus liderados.
Por oratória motivacional, podemos entender a oratória direcionada para um fim bem específico: inspirar e motivar os demais sobre algo. Esse “algo” pode ser um call to action, incluindo mudanças de comportamento, engajamento em relação a um projeto, maior comprometimento com a empresa e outras tantas e tantas possibilidades.
Em outras palavras, quando se fala em oratória motivacional, geralmente há uma referência em como aplicar as técnicas de comunicação para ser um profissional mais inspirador, atuando como um verdadeiro líder.
Quais são os pilares da oratória motivacional?
A verdadeira pergunta é: o que é preciso para motivar uma pessoa ou um grupo de pessoas sobre algo? Ou, ainda, como posso ser mais inspirador para os demais?
Nesse sentido, há três pilares principais: liderança, empatia e credibilidade. E todos eles estão intimamente ligados à oratória, já que dependem da capacidade de se expressar bem, de forma contundente e interessante.
No que tange à liderança, várias técnicas de oratória fazem a diferença. Entre as que mais se destacam, podemos ressaltar o domínio sobre a expressão oral e corporal. Um líder é alguém que entende a comunicação como um todo e que sabe que também se expressa através de seu corpo, seus gestos, seu modo de olhar.
Já em relação à empatia, a capacidade de ouvir é uma das mais influentes. Empatia é, por definição, saber se colocar no lugar do outro. E o que isso tem a ver com oratória motivacional? Tudo! Afinal, conhecer aquele com quem dialogamos é a forma mais inteligente e eficaz de saber como inspirá-lo.
A credibilidade, por sua vez, nada mais é do que conseguir transmitir uma imagem confiável, de alguém que realmente entende aquilo que diz. Nesse sentido, técnicas de oratória, como organização do pensamento, se fazem fundamentais.
Como ser um líder motivador?
Há algum tempo, a ideia de “chefe” vem se tornando antiquada e insuficiente. Hoje em dia, o chefe como alguém inalcançável, distante e rígido já não consegue se encaixar nas demandas do mercado atual e em como funcionam as grandes e pequenas corporações.
As relações sociais mudaram. Com isso, as relações profissionais também, alterando certos paradigmas do mundo corporativo. Desse modo, ao invés de chefes, o que se espera é que haja a presença de um líder, um profissional capaz de dialogar com seus clientes e liderados e, a partir disso, incentivar o melhor rendimento do seu grupo de trabalho.
Para ser um líder motivador, é imprescindível desenvolver e aprimorar os três pilares dos quais falamos no tópico anterior: liderança, empatia e credibilidade. Tais pilares pertencem às chamadas soft skills, habilidades e competências ligadas à inteligência emocional.
Aplicar técnicas e estratégias da oratória motivacional é investir na sua imagem profissional! Pense nisso!
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