Oratória para podcasts: como aprimorar sua expressão vocal em 5 passos?
Um dos grandes desafios dos podcasts é conseguir se comunicar sem as expressões faciais, a postura e gestos.
Oi, Speaker!
Se você chegou até aqui, é porque se interessa pela gravação de podcasts, não é verdade?
Um dos grandes desafios dos podcasts é conseguir se comunicar sem a linguagem corporal, isto é, sem as expressões faciais, a postura e os gestos.
Você já reparou como algumas pessoas conseguem prender a nossa atenção pela maneira como usam a própria voz? Essas pessoas provavelmente se dedicaram para aprimorar um dos pilares centrais da comunicação: a voz.
Hoje, vou falar sobre 5 passos que considero fundamentais para trabalhar a expressão vocal e impulsionar a gravação de podcasts e outras mídias. Confira!
1. A voz é um instrumento. Aprenda a usá-lo!
A voz é o seu instrumento e, por isso mesmo, está repleta de ferramentas e possibilidades. Aprimorar a expressão vocal significa conhecer e saber dominar essas ferramentas, passando a aplicá-las correta e estrategicamente.
Para a gravação de podcasts, é importante saber usar o tom de voz. É ele que ajuda a dar dinamismo para uma gravação de áudio e a impulsionar a fala como um todo. Os tons de voz têm diferentes significados:
- Tons graves estão relacionados a temas mais delicados, a um assunto importante, a algo que desperta preocupação ou à emotividade.
- Tons agudos se ligam ao humor, à surpresa, à alegria, ao espanto, ao entusiasmo.
É preciso, então, criar uma harmonia entre o seu conteúdo e o seu tom de voz, garantindo que tanto a linguagem verbal quanto a não verbal transmitam a mesma mensagem.
2. Aplique pausas estrategicamente
As pausas intencionais, ou silêncios intencionais, são indispensáveis na comunicação. Nos podcasts, a aplicação correta desse recurso é ainda mais determinante para dar dinamismo e reter a atenção das pessoas, dos ouvintes.
Quanto a isso, saiba que as pausas têm diferentes funções:
- Avisar que outro tema será abordado
- Indicar que uma informação importante está por vir
- Fazer suspense sobre algo
- Aumentar a emotividade em determinados trechos
Uma vez mais, é preciso que haja uma lógica entre o que é dito verbalmente e como a voz é utilizada. Aplicar as pausas nos momentos estratégicos é indispensável em podcasts.
3. Encontre um ritmo de fala adequado
Todos nós temos uma velocidade de fala, um ritmo de fala. Esse ritmo varia conforme uma série de fatores: se estamos nervosos, ansiosos, felizes, tristes, se falamos para um microfone ou em frente a uma câmera.
Um ritmo de fala adequado é aquele que é confortável tanto para você, comunicador, quanto para as pessoas que escutam o seu podcast. Ele não pode ser nem muito rápido, nem excessivamente lento e pode ser alterado de acordo com o que é dito.
4. Adapte o seu conteúdo
A comunicação via podcasts, assim como rádio ou outros meios similares, tem especificidades e é muito importante adaptar o seu conteúdo a elas. Em outras palavras, entenda que você não se comunica da mesma forma em um vídeo ou em um áudio.
Nos podcasts, adote:
- Frases mais curtas
- Uma linguagem mais simples e acessível
- Repetições estratégicas
Essas três características facilitam a transmissão da sua mensagem, o que é indispensável para chamar e reter a atenção dos seus ouvintes durante todo o podcast.
5. Cuide da sua voz
Principalmente para profissionais que vão gravar podcasts frequentemente, o cuidado com a voz deve ser uma das prioridades. Aliás, esse cuidado deveria ser uma preocupação de todas as pessoas.
Para cuidar da sua voz, é importante:
- Praticar exercícios de aquecimento diariamente
- Reservar um tempo diário de descanso para a voz
- Evitar abuso do ar-condicionado
- Ter cuidado com o excesso de água ou outras bebidas geladas
- Inserir a maçã na sua dieta
Esses cinco passos são centrais para gravar podcasts. Em cada um deles, estão inseridas técnicas e habilidades que precisam ser trabalhadas e aprimoradas. Para isso, um treinamento em oratória será um diferencial.
Se você quer saber mais sobre como um treinamento ajuda na gravação e podcasts mais interessantes e bem elaborados, é só falar comigo! Te espero!
Fonte: