Profissionais bem-sucedidos têm essa habilidade em comum
Algum palpite sobre qual é essa habilidade? Se você pensou na capacidade de se comunicar bem, está mais do que correto.
Speaker! Tudo bem?
Quem não sonha em se tornar uma pessoa bem-sucedida em sua carreira? Qual profissional não deseja estar feliz com o seu trabalho e ocupar cargos nos quais é valorizado?
Warren Buffet, uma das personalidades mais influentes e bem-sucedidas dos últimos tempos, conquistou tudo o que se propôs a fazer e é, hoje, uma das vozes de maior influência para quem quer ter sucesso.
Em uma entrevista recente, Buffet disse que as pessoas bem-sucedidas têm uma habilidade em comum, independente do que se dedicam e da área em que trabalham.
Algum palpite sobre qual é essa habilidade? Se você pensou na capacidade de se comunicar bem, está mais do que correto.
De acordo com esse ícone mundial chamado Buffet, a boa comunicação é um dos traços mais visíveis de uma pessoa que alcançou o sucesso e, inclusive, supera outras habilidades mais técnicas, ligadas exclusivamente a um know how determinado.
Se comunicar bem vai muito além de falar bem e envolve outras capacidades das quais falarei na nossa conversa de hoje. Siga a leitura e informe-se!
Os feedbacks são superimportantes. Saiba como eles devem ser feitos!
Ocupar um cargo de administração e/ou gestão de pessoas demanda uma série de habilidades, muitas delas ligadas intrinsecamente à comunicação. Saber dar bons feedbacks para seus liderados é, sem dúvidas, um bom exemplo disso.
O feedback é um momento de muita importância, tanto para quem o recebe, quando para empresa. Como o nome já diz, o feedback é o retorno sobre rendimentos e atuações ao longo de um período de tempo.
No feedback, o liderado pode saber o que precisa melhorar e quais são os aspectos nos quais se destaca. Também é um bom momento para traçar novas metas, baseando-se em projetos já concluídos ou em andamento.
Para dar bons feedbacks, é preciso alguns cuidados, sendo eles:
- Focar no rendimento e não no indivíduo
- Embasar em fatos e dados e não em opiniões pessoais ou suposições
- Falar de forma clara e eficaz, evitando mal-entendidos
- Utilizar o feedback como uma estratégia para dar críticas construtivas
É sempre bom ter em mente que se comunicar bem é saber agir como um líder. Nos feedbacks, talvez ainda mais que em outros momentos, é indispensável atuar dessa maneira.
Comunicação também é escutar. Saiba ouvir os outros com atenção!
Sempre faço questão de destacar a capacidade de ouvir como um elemento chave de um bom comunicador. Desenvolver habilidades de escuta atenta e passar a aplicá-las nos mais diferentes contextos pode ser uma ferramenta para mudar a nossa relação com os demais e sermos vistos como líderes.
Ouvir os demais é, antes de tudo, um hábito que demonstra inteligência, afinal, escutando o outro, o conhecemos verdadeiramente e, através desse conhecimento, saberemos como comunicar com esse alguém de forma realmente eficaz e produtiva.
Os líderes de uma empresa, por exemplo, precisam escutar os seus liderados, e também necessitam dar importância à dinâmica não-falada dentro de uma equipe, captando sinais que podem ser extremamente úteis para uma melhor comunicação e relação de trabalho.
Fechar-se em si mesmo definitivamente não é o melhor caminho para estar entre as pessoas bem-sucedidas. Não se esqueça disso!
Informação é essencial. Saiba falar de tudo, um pouco!
Ser especialista em determinado assunto ou área é um desafio. Ainda assim, é preciso estender os horizontes e procurar se informar sobre outros temas, mesmo que não estejam diretamente relacionados ao que trabalhamos.
Ter o mínimo de conhecimento sobre o contexto em que vivemos e em relação aos principais fatos (históricos e atuais) é importantíssimo. Um líder – e um bom comunicador – está sempre bem informado.
Em apresentações em público especificamente, pesquisar – o máximo possível – sobre o tema do qual falaremos é um pré-requisito. Se temos o hábito de falar sobre um determinado assunto muitas vezes, é necessário atualizar nossa rede de dados constantemente, visto que a velocidade com que se consome e produz informação é, hoje, muito veloz.
Entre tantas habilidades comunicacionais que se requer de um líder, essas três são algumas das principais. A comunicação, como bem disse Buffet, é a grande aliada dos profissionais de sucesso.
Aprimore, o quanto antes, a forma como se comunica com os demais, mude (para melhor) a sua imagem no ambiente de trabalho e esteja preparado para as exigências no caminho para ser alguém bem-sucedido!
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