Uma comunicação ruim torna o trabalho dentro de uma empresa mais estressante?
Talvez o exemplo mais claro de uma situação estressante no trabalho, e que tem tudo a ver com comunicação, é a famosa reunião improdutiva,
Speakers! Como vocês estão?
O estresse no ambiente profissional é algo que afeta o dia a dia de muitas pessoas, não é verdade?
São diversos os fatores que intensificam esse problema e muitos deles estão diretamente relacionados à comunicação.
Talvez o exemplo mais claro de uma situação altamente estressante no trabalho, e que tem tudo a ver com comunicação, é a famosa reunião improdutiva, que suga tempo e energia de líderes e liderados. No entanto, falhas na comunicação interna de uma empresa vão muito além das reuniões e podem ter consequências sérias no funcionamento e no rendimento corporativo.
Neste artigo, separei alguns dos motivos pelos quais a comunicação ineficiente torna o trabalho mais estressante dentro de uma empresa. Confira e saiba como prevenir esse desgaste!
- Demora em executar e concluir projetos
A dificuldade de encontrar informações necessárias para a execução de tarefas é um dos problemas mais sérios e recorrentes quando não há uma boa comunicação interna na empresa. Com isso, acaba acontecendo uma maior demora na conclusão de projetos, que impacta diretamente nos rendimentos de setores e organizações como um todo.
A clareza para transmitir metas e objetivos deve ser uma habilidade dos líderes para que os resultados esperados possam ser atingidos. Ao mesmo tempo, o diálogo entre liderados precisa ser otimizado.
- Dificuldades em dialogar com clientes
Parte indispensável do setor corporativo é a capacidade de conquistar novos clientes e fidelizá-los. Para que isso aconteça, o diálogo entre profissionais da empresa e tais clientes precisa, sim ou sim, ser eficaz.
E não apenas na etapa da negociação em si, mas da atenção ao cliente e do chamado pós-atendimento, que se dá posteriormente à conclusão de uma compra.
Uma empresa que não tem uma boa comunicação interna dificilmente a terá com seus clientes. Por quê? Por vários motivos, sendo que o principal está na discrepância de discurso entre os profissionais, que, numa mesma negociação, podem oferecer ao cliente informações completamente diferentes. Alinhar esse discurso é imprescindível.
- Maior incidência de mal-entendidos e ruídos na comunicação
O uso incorreto de ferramentas de comunicação é um dos sintomas mais explícitos de uma má comunicação interna em uma empresa.
Hoje, com as redes sociais e diversos aplicativos de mensagens, são muitos os meios pelos quais profissionais de uma mesma empresa podem se comunicar. No entanto, para que não existam ruídos nessa comunicação, é preciso padronizar essas ferramentas e garantir que a informação chegue a todos – e de forma inalterada.
Quando isso não acontece, há, sem dúvidas, uma maior incidência de mal-entendidos, que acarretam em problemas internos e externos.
- Reuniões longas e pouco assertivas
Citei, no começo da nossa conversa, as reuniões longas e pouco assertivas. Encontros desse tipo estão entre as reclamações mais recorrentes dos profissionais que fazem parte do universo corporativo.
Bem, acontece que reuniões longas e com pouca clareza também são sintomas de uma comunicação interna pouco eficaz! Quando há eficácia nessa comunicação, a reunião tem clareza de metas, está cronometrada e consegue ser, de fato, um espaço de troca entre colegas de trabalho, líderes e liderados.
- Obstáculos para prevenir e gerenciar crises internas
Se começarmos a falar sobre gerenciamento de crises, um dos pilares centrais é a comunicação. Por essa razão, os ruídos internos são obstáculos para a prevenção de crises e, ao mesmo tempo, empecilhos para o seu gerenciamento.
Para prevenir e superar uma crise, o trabalho em equipe é um diferencial. E, sem um diálogo efetivo entre colegas, líderes e liderados, fica MUITO difícil que essa equipe funcione e logre atingir resultados e driblar problemas.
Como aprimorar a comunicação interna de uma empresa?
Já vimos alguns dos muitos problemas que uma comunicação interna ineficaz acarreta para uma empresa, mas o que fazer para evitar tais problemas?
A fim de melhorar o funcionamento interno, é preciso que líderes e liderados impulsionem a própria comunicação e, ao mesmo tempo, que desenvolvam essa habilidade como uma equipe. Cursos de oratória direcionados para empresas é um dos caminhos para lograr essas melhorias e conseguir evitar os problemas dos quais falamos neste artigo.
Para saber mais sobre cursos de oratória para empresas, fale com a gente!
Fonte: