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Cliente tem que sentir falta do seu produto, diz "pai" do growth hacking

Entenda melhor a dica de crescimento compartilhada pelo "pai" do growth hacking, Sean Ellis, durante o Startups Fever

3 ago 2023 - 17h21
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Você deve estar com cara de interrogação após ler o título desta matéria, certo? Pois então, para uma startup crescer é preciso repensar esse crescimento, com foco na entrega de uma experiência essencial, daquela que fará realmente falta ao seu cliente caso ele não possa mais usar tal produto ou solução.

Foto: Fabiana Rolfini / Startups

É o que afirmou Sean Ellis durante sua participação no Startups Fever, evento promovido pela Conta Simples e Startups nesta quinta (3). Considerado o "pai" do growth hacking, o empreendedor e investidor ganhou fama ao criar uma metodologia que tem como objetivo acelerar processos de crescimento (vendas e aquisição de clientes) a custos reduzidos. 

Segundo ele, a melhor forma de saber se o seu produto é essencial é perguntar ao seu cliente: "Como você se sentiria se não pudesse mais usar nosso produto?". Se pelo menos 40% de sua base responder que ficaria muito decepcionada, é um grande passo para o crescimento sustentável do seu negócio.

Algo bem distante de uma estratégia muito focada em marketing pago. Como já disse Gina Gotthilf, cofundadora e COO da Latitud, em nosso podcast MVP, "com o vício em mídia paga, você acaba não tentando entender se o seu produto, se sua startup está suprindo uma necessidade do consumidor de forma escalável".

No entanto, para garantir a eficiência de táticas de growth hacking, é preciso um trabalho multidisciplinar. "É um esporte em equipe, por isso é essencial criar uma única métrica que todos os times (vendas, marketing, produto, etc) possam olhar e praticar juntos", disse Sean. Ou seja, com isso, todo mundo para de atirar para todo lado e olha para o mesmo lugar, para o mesmo objetivo.

A métrica da estrela guia

Um dos principais instrumentos para startups direcionarem seu negócio rumo ao crescimento, segundo Sean, é a North Star Metric (NSM), ou métrica da estrela guia. A métrica permite que os esforços se centralizem em um objetivo que realmente importa, tornando o processo mais simples de executar em alta velocidade.

"Quanto mais experimentar, mais possibilidade de ter sucesso, e mesmo que não funcione como queria, você sempre aprende algo. Você não pode controlar números, mas pode controlar suas ações para chegar a esses números", comentou, reforçando que otimizar seus esforços para aumentar essa métrica é a chave para impulsionar o crescimento sustentável em toda a sua base de clientes.

Para descobrir sua métrica estrela guia, é preciso compreender o valor que seus clientes mais leais obtêm ao usar seu produto. Então você deve tentar quantificar esse valor em uma única métrica. O Airbnb, por exemplo, tem as noites reservadas, que captura o valor entregue aos hóspedes e anfitriões. Já o NSM do Facebook é um usuário ativo diário. Com mais usuários na plataforma do Facebook, a equipe é capaz de otimizar o feed de todos para entregar mais valor aos usuários.

"Pense no novo. Teste novos canais para alcançar clientes, novas regiões, novos usuários e novos produtos para suprir novas necessidades. Este é um bom caminho para validar uma experiência essencial do seu produto e melhorar o motor de entrega de valor com o growth hacking", finalizou Sean.

Startups
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