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Como fazer seu podcast bombar no Spotify

5 dicas para aumentar a audiência do seu podcast na podosfera e até faturar um dinheirinho

3 ago 2022 - 03h00
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Andreza Delgado e João Marano, podcasters da estreia do RADAR Podcasters Brasil
Andreza Delgado e João Marano, podcasters da estreia do RADAR Podcasters Brasil
Foto: Gabriele Diola (Andreza) / Arquivo Pessoal (João)

Não é novidade que o podcast é um formato que vem crescendo no Brasil e no mundo ― hoje já são mais de 4 milhões de podcasts no Spotify e esse número cresce a cada trimestre. Isso significa que cada vez mais novos criadores de conteúdo embarcam na experiência de criar um podcast.

 Mas, depois de colocar o podcast no ar, a pergunta mais frequente é: como aumentar a audiência? Confira cinco dicas para alcançar mais ouvintes na podosfera e quem sabe ganhar um dinheirinho:

1. Defina seu público-alvo

Você pode estar pensando que seu podcast “é para todos”, mas tenha em mente que a chave para aumentar o seu número de ouvintes é encontrar o seu nicho. Considere o público que provavelmente se identificará mais com o conteúdo ― quanto mais específico for o tema do seu show, mais fácil será identificar e envolver sua audiência.

2. Entenda quem são os ouvintes

Onde eles vivem, quais são seus interesses, que outros podcasts escutam? Para responder a estas perguntas, a recomendação é usar a Anchor, que inclui tudo para criar e distribuir seu podcast. A análise integrada da plataforma gratuita pode ajudar a acompanhar a demografia e tendências de seus ouvintes atuais. 

Além disso, você pode descobrir quantos ouvintes escutam a maioria de seus episódios, os momentos mais populares de seu podcast, os episódios com o maior número de ouvintes, agendar lançamentos de episódios e anúncios e mais.

3. Conecte-se com a audiência

Uma vez que você tenha identificado seu público, conecte-se com eles! Concentre-se em construir uma comunidade em torno do seu podcast. Ao criar oportunidades para os ouvintes interagirem com seu podcast, você fomenta um senso de comunidade.

- Nas mídias sociais

Promover seu programa nessas plataformas facilita para que as pessoas o descubram e você promova o seu conteúdo. Aproveite algumas outras dicas para divulgar seu conteúdo:

  • • Publique sobre cada novo episódio.
  • • Use hashtags específicas para o seu programa, assim os ouvintes poderão contribuir para a conversa.
  • • Marque convidados, organizações, programas de TV, artistas e qualquer outra pessoa mencionada em episódios com uma presença social ativa.
  • • Responda aos comentários para manter seu público engajado.
  • • Poste imagens, citações de episódios, bastidores e fotos de convidados.
  • • Extraia pequenos clipes de áudio de episódios para postar no Twitter e no Instagram.

- Descrição de episódios

Uma das melhores maneiras de fazer seu programa ser descoberto e gerar uma forte impressão nos ouvintes potenciais é ter uma boa descrição dos episódios. Tente ser breve e demonstrar o tom em que você fala (em duas ou três frases, no máximo), junto com uma prévia dos tópicos que você vai discutir ao longo do episódio.

4. Una-se a outros podcasters

Há milhões de podcasts no Spotify e todos os criadores querem aumentar sua audiência, não importa quantos ouvintes tenham. Una-se a outros criadores para criar uma rede de apoio: conecte-se com outros podcasters, mencione-os nas mídias sociais e apresente-os aos seus ouvintes.

5. Promova os convidados

Convidados podem ser uma ótima maneira de expandir seu público - eles podem ser amigos, especialistas em uma área ou alguém com quem você sempre sonhou em conversar. Incentive seus convidados a promoverem os episódios de podcast dos quais estão participando. Facilite para que eles façam essa divulgação, compartilhando recursos que eles possam publicar facilmente ― alguns exemplos são um texto sugerido, um link para o episódio, uma citação interessante da entrevista e uma foto especial da sessão de gravação. 

Coloque informações sobre seus convidados em suas redes e marque-os para que eles tenham maior probabilidade de compartilhá-las com seus próprios seguidores.

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