Como um pequeno empreendedor pode cobrar o cliente?
Um dos maiores desafios de um empreendedor é cobrar o cliente sem desgastar o relacionamento. Veja táticas para fazer isso!
É comum conhecer um comerciante que não goste de fazer cobranças aos clientes. No entanto, esse é um dos "ossos do ofício" do empreendedor que é extremamente necessário. Afinal, você gastou um tempo realizando aquela atividade, gastou tempo com formação profissional para que aquilo fosse feito, então nada mais justo.
Mas, de fato, cobrar o cliente é uma tarefa desagradável. Você nunca sabe o que aconteceu para que o seu produto ou serviço tenha deixado de ser pago: isso pode ser fruto tanto de uma dificuldade financeira, quanto de um esquecimento.
Além disso, existem pessoas que mesmo estando nessa situação não gostam de ser cobradas. Por isso, é necessário utilizar táticas de cobrança sem parecer agressivo. Confira agora!
Cobre educadamente:
Apesar de desagradável, cobrar um cliente é uma maneira de valorizar o seu trabalho como empreendedor. Nada mais justo do que receber financeiramente por algo que você fez. Então, nada de vergonha.
No entanto, essa é uma tarefa que exige delicadeza e educação. Como mencionamos, é difícil saber o motivo pelo qual um cliente deixou de cumprir com a sua obrigação, ainda mais agora, com várias famílias passando por dificuldades financeiras.
Vale lembrar que o Código de Defesa do Consumidor prevê multa e detenção de três meses a um ano pelo crime de constrangimento ou ameaça ao cliente. Por isso, nesse momento é importante saber manter as rédeas da situação.
Use palavras como "valor em aberto" ou "débito" caso não se sinta à vontade de falar a palavra dívida, mas não deixe também de ir direto ao assunto e deixar seu recado.
Busque uma nova abordagem
Uma maneira efetiva de cobrar o cliente sem se sentir sem graça é optando por uma abordagem profissional. Como pequeno empreendedor, é importante manter essa linha comercial com seus consumidores.
Ao adotar esse padrão de comunicação, seu cliente entenderá que aquela é uma cobrança feita de forma profissional, então fica mais difícil de levar para o lado pessoal.
Além disso, não esqueça de enviar também maneiras de pagamento na mensagem de cobrança. Uma possibilidade para isso pode ser o Pix Cobrança, disponível para contas jurídicas na maioria dos bancos.
Ofereça outras opções de pagamento
Não é justo realizar um serviço e não receber por ele. Mas é melhor receber alguma coisa do que não receber nada. Por isso, uma forma válida a se pensar é em diversificar as opções de pagamento.
Você pode retirar os juros, oferecer um pagamento parcelado ou ainda um desconto. No entanto, lembre-se de ofertar uma maneira que não prejudique o seu negócio.
Entenda a situação de seu cliente
De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da CNC, cerca de 74,6% das famílias brasileiras estão em situação de inadimplência. Ou seja, nem todo mundo está devendo porque quer.
Aliado a isso, o país vive hoje com mais de 13 milhões de pessoas em situação de desemprego.
Nesse sentido, busque conversar com o seu cliente para entender qual a sua real situação financeira e ofereça maneiras de reverter essa situação, como outra opção de pagamento.
Organize-se para o recebimento
Às vezes, muitos empreendedores possuem uma rotina muito agitada e não conseguem dar conta de anotar todos os pagamentos. Então, muitos devedores na realidade podem não estar devendo.
Por isso, mantenha uma rotina organizada de pagamentos. Afinal, cobrar o cliente que já pagou por um produto ou serviço não é legal e pode afastá-lo.
Além dos famosos caderninhos, você pode utilizar uma planilha ou até mesmo aplicativos para anotar os pagamentos recebidos.