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Compre do Pequeno engaja mais de 180 mil empresas

Movimento tem como objetivo convencer os consumidores a privilegiar pequenos empreendimentos na hora de ir às compras ou buscar um serviço

6 out 2015 - 07h00
(atualizado às 09h57)
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Com mais de 180 mil empresas cadastradas e 7 mil apoiadores, o Movimento Compre do Pequeno Negócio mobilizou um grande número de internautas nesta segunda-feira, 5 de outubro. A iniciativa, lançada pelo Sebrae em 5 de agosto, tem como objetivo convencer os consumidores a privilegiar os pequenos empreendimentos na hora de ir às compras ou buscar a prestação de um serviço.

Planeje-se para evitar o trauma das sucessões familiares

A escolha de 5 de outubro para ser a data oficial do movimento ocorreu por se tratar do mesmo dia em que foi instituído o Estatuto da Micro e Pequena Empresa, em 1999. Entre as razões levantadas pelo Sebrae para ressaltar a importância de privilegiar as MPEs está o fato de elas ficarem perto de casa e gerarem muitos empregos. Além disso, elas trazem oportunidades para a comunidade e mantêm o dinheiro no seu bairro, com impacto positivo na economia de todo o país. 

Movimento também conta com mais de 7 mil apoiadores
Movimento também conta com mais de 7 mil apoiadores
Foto: michaeljung / Shutterstock

Os números reforçam esses argumentos. Afinal, os 10,3 milhões de pequenos negócios existentes no Brasil são responsáveis por 52% dos empregos formais do país, arrecadam R$ 61,9 bilhões em impostos por meio do Supersimples e contribuem com uma fatia bastante significativa do PIB (27%).

Preparação

Em preparação para a data do movimento, o Sebrae realizou, entre 21 e 26 de setembro, uma semana nacional de capacitação com palestras, workshops, seminários e cursos em todos os estados. A ideia era que os empresários se cadastrassem no site da campanha e estampassem na porta de seus estabelecimentos a mensagem de que o empreendimento é um pequeno negócio. Assim, os consumidores poderiam identificar mais facilmente o local para fazer compras.

Ao se inscrever no portal, o empresário também coloca seu empreendimento no mapa do pequeno negócio, permitindo que o consumidor acesse sua localização e seus contatos.

Fonte: Terra
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