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Cosméticos para homens movimentam 11 bilhões

Produtos voltados exclusivamente para homens são a aposta da Man Lab para conquistar “demanda reprimida”

15 dez 2015 - 07h00
(atualizado às 14h59)
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Em 2014, o mercado brasileiro de cosméticos masculinos movimentou nada menos do que R$ 11 bilhões, um crescimento de 11% em relação a 2013, conforme dados da Abihpec (Associação Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos). Não por acaso, cada vez mais empresas do setor voltam os olhos para os homens, lançando linhas para eles. E mesmo com a crise, o potencial do segmento está motivando o surgimento de negócios com foco exclusivo neste público, como é o caso da Man Lab.

Vale a pena apostar em franquias de baixo investimento?

Felipe Barbosa, um dos fundadores da marca, afirma que o primeiro contato que teve com produtos cosméticos criados especificamente para o público masculino foi em Londres, onde fazia curso de especialização em marketing. “Depois, passei pela Itália, onde os homens são muito vaidosos e o mercado voltado para este público é bem desenvolvido.” 

Mercado nacional de cosméticos masculinos já movimenta R$ 11 bilhões
Mercado nacional de cosméticos masculinos já movimenta R$ 11 bilhões
Foto: g-stockstudio / Shutterstock

Felipe decidiu então pesquisar sobre as opções existentes no Brasil e notou um grande nicho a ser explorado. “Não encontrei nenhuma empresa de cosméticos que trabalhasse exclusivamente com produtos para homens. Apenas algumas marcas femininas que lançavam linha ‘for men’”, explica.

Esta constatação o levou a retornar para casa com o objetivo de abrir um negócio no ramo. Nascia assim, em maio deste ano, a Man Lab, empresa que comercializa uma linha de sabonetes e óleos para cuidados com o rosto e a barba.

“Mesmo com a crise, acreditamos nesse mercado, pois existe uma grande demanda reprimida. Hoje a barba é mais aceita no mundo corporativo, e ela precisa de uma série de cuidados”, afirma.

Uma das dificuldades que a empresa se prepara para enfrentar é a resistência de parte do público masculino em recorrer a produtos de beleza. Para superar esta barreira, a marca aposta em uma comunicação voltada para as demandas do homem.

“Como eles realizam uma compra mais racional, nós procuramos explicar a importância de cada um dos componentes presentes na fórmula para convencê-lo. Também investimos em um canal online de vendas, pois o homem ainda se sente desconfortável ao entrar em perfumarias, que são ambientes tipicamente femininos.”

Outro recurso adotado pela Man Lab é procurar compreender as necessidades e os gostos masculinos no campo da cosmética. “O homem tem um tipo de pele diferente. As fragrâncias que eles preferem também são outras. Pensamos nossa linha em função disso. Para o brasileiro, os cosméticos são quase como um item de luxo. Se houver bons produtos, ele não abre mão de consumir.”

Fonte: PrimaPagina
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