Criou o Instagram da empresa e não sabe por onde começar? Siga esses passos
Com o gestor de redes sociais do Terra, é possível otimizar e profissionalizar as mídias digitais
Acabou de começar um negócio ou só agora decidiu investir em redes sociais? Não é fácil dar os primeiros passos entre o universo das mídias digitais.
Quais palavras usar? Que foto escolher? Onde deixar meus contatos? Especialistas ensinam o passo a passo para começar a navegar nas redes. Entretanto, se quiser automatizar e facilitar o processo, o Terra Meu Negócio oferece um gestor de redes sociais, que resolve toda a burocracia para você.
Set-up bem feito
Head de Marketing na mLabs, Mariana Cabral está à frente do projeto de gestor de redes sociais do Terra. À reportagem, ela explica que o primeiro passo para uma rede social bem-sucedida é um set-up bem feito.
“A principal rede social hoje, para empresas, é o Instagram. Por isso, vou focar nas particularidades desta rede”, começa Mariana.
No Instagram, é importante já começar a cuidar da bio: escolher uma imagem que passe o recado que a empresa quer passar, para manter a consistência da marca. “É importante verificar se a imagem escolhida tem visualização interessante para dispositivos móveis”, explica.
Palavras-chave na descrição
A descrição da bio deve ser bem aproveitada, explica Mariana. Por isso, aposte em palavras-chave que deixem claro sobre o que é o seu negócio. O termo principal deve estar na primeira linha, em negrito, e vai ajudar o algoritmo a chegar até sua empresa.
O Instagram não permite links, a não ser na bio e em posts nos stories. Então, deixe o site de sua empresa já de cara na bio do Instagram. Se a empresa tiver mais de um site, ou se você achar importante divulgar mais de um link, opte por uma página que agrupe vários links.
“Não se esqueça de deixar um telefone ou e-mail para contato”, sugere Mariana.
Cuide dos destaques
A Head de Marketing ressalta a importância de pensar estrategicamente os destaques. “Crie uma trilha de conteúdos; depoimentos de clientes reais são legais, gera autoridade. Opte também por divulgar uma breve história da empresa, isso humaniza a marca. E, claro, divulgue serviços e produtos”, diz.
Base criada, hora de pensar no conteúdo
Para pensar no conteúdo de suas redes sociais, entenda o público que você quer alcançar. É o que sugere a especialista. “Estude o que faz parte dos interesses desse público e organize um conteúdo de forma antecipada em linhas editoriais. É como uma revista”, ela explica.
Por exemplo: se sua marca é de moda gestante, crie linhas editoriais sobre gestação. Não fale apenas do produto, mas dê dicas, conselhos, compartilhe memes.
“A conta é: 80% dos conteúdos devem entregar valor: ensinar algo, entreter, inspirar e se relacionar. Apenas 20% devem ser focados em vendas.”
Crie com frequência
Head de conteúdo da Beet, Gaía Passarelli exalta a necessidade de criar um calendário de publicações. A ideia é estar sempre presente nas redes.
“Crie um calendário editorial onde você possa ver com clareza o seu fluxo de publicação. Quando bem organizado, o calendário editorial ajuda a manter a frequência de publicações e a compreender o tempo de produção de cada publicação”, ela explica.
Usar um gestor de redes sociais pode ser um aliado: com ele, é possível programar as publicações e agendá-las simultaneamente em todas as mídias ao mesmo tempo.
Engaje com seu público
Segundo Gaía, o engajamento é também uma forma de se fazer presente. “Responda a comentários e mensagens diretas; curta e comente as postagens de seus seguidores. Isso mostra que a empresa valoriza a interação e está atenta”, diz.
Danielle Dendi, PR & Planejamento Estratégico, explica que interagir com o público é essencial para construir uma comunidade leal. “Use hashtags relevantes para aumentar a visibilidade e realize enquetes e perguntas nos stories para incentivar a interação e obter insights sobre as preferências dos seus seguidores”, sugere.
Analise o que dá certo
É imprescindível analisar quais conteúdos dão retorno. É o que a Head de Marketing da mLabs, Mariana Cabral, afirma. Este é outro recurso que o gestor de redes pode oferecer.
“É necessário analisar os resultados; entender quais conteúdos estão trazendo engajamento e alcance. Tudo isso pode ser analisado dentro dos relatórios oferecidos pela plataforma do Terra. Analise quais posts tiveram mais engajamento, mais comentários, o gráfico de melhores posts. O que dá certo deve ser seguido, e é a partir do que funcionou e do que não funcionou que você cria sua estratégia de divulgação.
Análise e otimização
Os últimos passos, segundo Mariana, são otimizar os recursos. “Obviamente, quem quiser profissionalizar as mídias sociais vai precisar de ferramentas profissionais. Agendar posts, entender frequência e constância, tudo isso é importante para profissionalizar. Ter de pensar conteúdos diariamente não é estratégico. Então, utilize ferramentas que possam te ajudar, como um gestor de redes sociais.”
“Analise os concorrentes. Veja o que empresas que são referência no seu segmento têm postado. É sempre importante estar por dentro do que os concorrentes fazem”, conclui Mariana.