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De feiras e food trucks a 130 unidades: o sucesso da Hermanito

O negócio ganhou as estradas do Brasil e agora projeta um faturamento de R$ 40 milhões em 2024

18 dez 2024 - 06h25
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Resumo
Os irmãos Rodrigo e Renato Stoklosa investiram em uma nova frente de negócios, criando a rede de hamburguerias e restaurantes Hermano e Hermanito, que prosperou e se expandiu por 21 estados do Brasil.
Victor Vieira, CMO e sócio da Hermanito, Renato e Rodrigo Stoklosa, sócios-fundadores da Hermanito
Victor Vieira, CMO e sócio da Hermanito, Renato e Rodrigo Stoklosa, sócios-fundadores da Hermanito
Foto: Leonardo Julio / Divulgação

A parceria entre os irmãos Rodrigo e Renato Stoklosa os levou, em 2013, a investir em uma nova frente de negócios. Diante de um cenário econômico que impactava negativamente o setor em que atuavam, Renato teve a ideia de participar de um movimento cada vez mais comum em Joinville, região norte de Santa Catarina: as feiras gastronômicas. Bastaram três participações para que o negócio escalasse e eles adquirissem um food truck, que transportou as receitas desenvolvidas pelos irmãos para outros estados. 

Após dois anos de estrada, a dupla abriu a primeira unidade da hamburgueria, batizada de Hermano. No ano seguinte, em 2017, inauguraram a Hermanito, especializada em comida mexicana. O segundo negócio prosperou mais do que o esperado e concentrou a atenção dos irmãos. Hoje são 130 unidades confirmadas em 21 estados, um faturamento que chegou a R$ 24 milhões em 2023 e uma projeção de concluir esse ano 66% a mais. 

A receita que propiciou essa história de sucesso vem de família. O pai, que mudou ainda jovem do interior para Joinville (SC) foi o primeiro a empreender. Assim, ao lado de um conhecido ajudou a fundar e estruturar uma empresa de plástico e prosperou no setor industrial. A mãe, apaixonada por gastronomia, percebendo que faltava na cidade um local com boa estrutura para ensinar a cozinhar, abriu com a ajuda do filho Renato uma escola de culinária. Assim, os irmãos que cresceram frequentando a empresa do pai e tendo a cozinha como o principal cômodo da casa, conseguiram não apenas elaborar boas receitas de lanches, quesadillas e burritos, mas prosperar com elas. 

Uma sacada brilhante

Foi durante a crise econômica de 2013, que impactou diretamente o setor industrial, que os irmãos optaram por mudar de área. Com o negócio do pai já não indo mais tão bem, e vendo o sucesso das feiras gastronômicas que aconteciam na cidade, eles encontraram a chance de criar a Hermanos, que vendia comida mexicana em um espaço de 3x3m². A aceitação do público foi tão imediata que, na primeira feira que participaram, venderam tudo em duas horas. Porém, foi após um evento na cidade, que contou com a presença de food trucks, que eles visualizaram um novo caminho a seguir e investiram em um novo produto: o sanduíche de costela desfiada. Assim, se inscreveram para a próxima edição e, com R$ 7 mil, criaram a própria estrutura móvel. E, mais uma vez, venderam todo o estoque previsto em um único dia. 

A repercussão fez com que os irmãos fossem convidados a participar de outros eventos e a demanda fez com que eles chegassem a ter até quatro operações simultâneas. O primeiro destino foi Florianópolis, que se somou a viagens para o Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima, Pará, Amazonas e Acre. Foram dois anos, entre 2014 e 2015, nesse ritmo. Mas um novo movimento fez os irmãos repensarem o formato de atendimento: o declínio dos food trucks. A saída encontrada foi abrir uma unidade física do Hermanos, voltando às origens em Joinville (SC). A receptividade continuou positiva e, conquistando um platô de faturamento, os irmãos resgataram um desejo antigo de empreender com a culinária mexicana. Criaram, assim, em 2017, o Hermanito. A nova operação superou muito a perspectiva e conquistou a exclusividade de negócios dos irmãos.

Experiência consolidada

A capacidade de atendimento nos trailers propiciou que os irmãos desenvolvessem um método replicável, em que todo o processo, da elaboração dos produtos à entrega, tinha uma lógica bem definida e pragmática. A experiência adquirida na estrada também trouxe a eles aprendizados sobre logística. Era claro, portanto, que eles tinham um diferencial em mãos e que poderiam aproveitar para dar vazão ao crescimento da Hermanito pelo modelo de franquias. Contrataram uma consultoria e começaram o processo de expansão. 

Neste período, também se juntou ao pequeno time da época Victor Vieira. Amigo do Renato, da época de colégio, o rapaz trouxe a visão de marketing ao negócio. Reformulou toda a marca e ajudou na venda das primeiras franquias. Neste novo universo, conheceram a 300 Ecossistema de Alto Impacto, e passaram a escalar com mais rapidez, saltando de quatro unidades para mais de 90, sendo apenas uma própria. Hoje estão disponíveis três modelos: loja, quiosque e container. A franqueadora fica responsável por entregar todos os produtos para elaboração dos pratos e o franqueado, numa bancada exposta para o cliente, monta os pedidos. 

Fortemente apoiados em tecnologia e inovação, a rede vem aperfeiçoando cada vez mais a cadeia de suprimentos e hoje consegue transportar e armazenar os ingredientes para as unidades sem precisar refrigerá-los. Com um investimento de mais de R$ 2 milhões, eles criaram uma fábrica que promove a esterilização total do alimento. O método não leva conservantes ou aditivos e tem um grau elevado de segurança alimentar. Assim, com toda a estrutura adquirida, os três sócios almejam manter o ritmo de 10 novas unidades por mês e levar a Hermanito a mais de 200 unidades até o fim de 2025, quando alcançará um faturamento de R$ 97 milhões. 

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