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Do estoque à vitrine: saiba como preparar loja para o Natal

Agora é o momento para planejar a contratação de funcionários temporários, definir a identidade visual e organizar a reposição de produtos

3 nov 2014 - 08h00
(atualizado às 10h04)
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Loja Modelo, inaugurada pelo Sebrae em São Paulo, traz dicas de como organizar estabelecimento para o final do ano
Loja Modelo, inaugurada pelo Sebrae em São Paulo, traz dicas de como organizar estabelecimento para o final do ano
Foto: Bruno Santos / A2 Fotografia

Mesmo faltando quase dois meses para o Natal, os empresários do varejo já estão com os preparativos a todo vapor para aproveitar a data. Isto porque é neste momento que as lojas fecham o planejamento para o final do ano, acertam a contratação de funcionários temporários, definem a decoração para as datas comemorativas e lançam as promoções para atrair os clientes. Confira a seguir as principais estratégias para alavancar as vendas de Natal no seu comércio.

Uma primeira medida importante é definir, desde já, a identidade visual da loja, afirma Fabio de Azevedo, consultor do Sebrae-SP. Segundo ele, não basta escolher uma bela decoração temática, também é preciso pensar na disposição dos itens em exposição, colocando aqueles com maior potencial de vendas em posições privilegiadas na vitrine.

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“Para saber o que deve fazer sucesso neste fim de ano é fundamental que o lojista se informe nas redes sociais, veja os produtos mais curtidos no Instagram ou mais comentados no Facebook, por exemplo. Eles devem ser colocados nos pontos focais da vitrine, na altura dos olhos, que é onde mais atrai as pessoas”, aconselha Azevedo.

Outra medida destacada pelo consultor do Sebrae é organizar muito bem os estoques, especialmente os daqueles produtos que prometem ser os carros-chefes de vendas para o período. Isso evita que que a loja perca vendas porque determinado item se misturou a outro e não conseguiu chegar à prateleira.

“Além disso, um dos principais fatores responsáveis por um cliente entrar na loja e não comprar nada nesta época do ano é a falta de atendimento. Por isso, o empresário deve estimar o tempo médio de atendimento para cada cliente e quantos entram no estabelecimento por dia, para saber quantos funcionários temporários deve contratar para o período”, acrescenta Azevedo.

Finalmente, as lojas que trabalham com entregas devem levar em conta que, quanto mais o Natal se aproxima, mas sobrecarregado fica o sistema de logística. Assim, para evitar que um cliente receba o presente que comprou para o Natal apenas depois do dia 25 de dezembro, o estabelecimento deve prever prazos mais estendidos de entrega nesta época do ano. “Em dezembro de 2012 o Procon registrou um aumento de 400% nas reclamações por atrasos na entrega. Isto acaba com a imagem da empresa junto ao cliente e deve ser evitado a qualquer custo”, destaca o consultor.

Para atender aos empresários que querem se preparar para esta época do ano, o Sebrae-SP lançou esta semana uma Loja Modelo no bairro do Brás, na região central de São Paulo. O local oferece palestras e cursos sobre temas como elaboração de vitrines, decoração e organização dos estoques de Natal. O espaço fica na Rua Conselheiro Belisário, 141, e funciona de segunda a sexta, das 9h às 19h.

Fonte: PrimaPagina
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