Empreendedores dão nove dicas para começar um novo negócio
Muito se diz a respeito de atitudes empreendedoras. Os grandes empresários, por exemplo, costumam falar sobre isso em livros e palestras, porém muita gente sente dificuldade na hora de pôr as ideias em prática.
Mentores e participantes do Braskem Labs, projeto da Braskem para incentivar o empreendedorismo voltado para a sustentabilidade, desenvolveram uma lista de nove dicas para os interessados em transformar ideias em negócios de sucesso. Vejas as dicas:
Arregace as mangas
Não basta ter apenas uma ideia, é preciso que ela seja passível de aplicação. Por isso, no mundo do empreendedorismo vale a máxima de que começar um negócio exige “1% de inspiração e 99% de transpiração”. É necessário trabalhar duro para transformar uma ideia em negócio.
Coloque tudo no papel
Quer transformar sua ideia em um projeto? Hora de fazer um rascunho e analisar onde estão as falhas e o potencial para aprimoramento. Seja objetivo e rápido. A fase é importante, mas não deve tomar muito tempo.
Compartilhe sua ideia
Para entender se seu projeto é viável, é importante compartilhar e apresentar sua proposta de negócio a outras pessoas, especialmente para aquelas que tenham alguma vivência no assunto ou na área de interesse e que possam fazer questionamentos e enriquecer a ideia. Essa etapa é importante para testar a viabilidade e decidir se dá para seguir em frente.
Conheça o mercado
Para ter sucesso, é importante entender o que o mercado anseia por meio de uma análise multidimensional, incluindo especificações técnicas, aplicações, requisitos do produto, marketing, vendas, produção, custo, entendimento de mercado e da proposta de valor.
Seja persistente
A persistência é qualidade essencial para todo empreendedor. Os programas de fomento a startups são fundamentais para aperfeiçoar projetos, mas a dedicação é essencial para tornar o sonho possível.
Defina seu foco
Depois de ter um projeto bem desenvolvido, o empreendedor também deve definir o foco do negócio, ou seja, o que pretende “lucrar” no futuro. Você quer ser proprietário da empresa, vender a ideia para um parceiro ou beneficiar uma comunidade?
Pense sustentável
As empresas privadas que tomam o objetivo sustentável como pilar para solucionar um problema são as que mais têm prosperado. Isso porque os investidores também têm preferido aplicar recursos em iniciativas que façam diferença no mundo.
Saiba defender sua ideia
O empreendedor precisa saber apresentar sua ideia para qualquer público, adequando sua linguagem para cada um deles e transmitindo as mensagens sempre com a maior clareza possível.
Seja otimista
“Sonhar grande e sonhar pequeno dá o mesmo trabalho”. Siga o
conselho de Jorge Paulo Lemann e sonhe grande.