Empreendedorismo: 5 dicas para tirar sua startup do papel
Empreendedores devem estar preparados para lidar com os desafios inerentes aos primeiros passos do negócio
*Fabiano Nagamatsu é CEO da Osten Moove
As soluções inovadoras surgem, normalmente, a partir de uma dor ou necessidade de um determinado setor ou segmento da sociedade. O empreendedor é instigado por um problema que identifica e, então, pensa em uma ideia ou produto para resolver essa questão. Mas a idealização é uma etapa muito inicial desse processo. Para empreender, é preciso dar vida a essa visão, ou seja, tirar a solução da imaginação e torná-la realidade.
Outro ponto importante é que muitos novos negócios iniciam a operação mas, na prática, acabam não sendo bem-sucedidos. De acordo com uma pesquisa da iugu, empresa de automação financeira, as startups conseguem deslanchar somente depois de 11 meses, em média. O estudo "Causa da mortalidade de startups brasileiras", da Fundação Dom Cabral, também mostra que pelo menos 25% delas quebram no primeiro ano de atividade.
Por isso, os empreendedores devem estar preparados para lidar com os desafios inerentes aos primeiros passos do negócio. A falta de capital é um dos maiores gargalos para as marcas, bem como a escassez de orientações e de conhecimento a respeito da área em que se está inserindo. Abaixo, preparamos um passo a passo para empreendedores com as principais dicas para tirar um negócio do papel e fazer com que ele tenha sucesso.
1 - Defina o seu negócio
Identifique a ideia, o público-alvo e as necessidades do mercado em que sua startup irá atuar. É fundamental que o empreendedor tenha know-how sobre a área em que está se inserindo. Por isso, esteja munido de dados e informações relevantes sobre o segmento que escolher. Isso permite mais assertividade nas tomadas de decisões a longo prazo.
2 - Elabore um plano de negócios
Desenvolva um plano detalhado com estratégias, metas, orçamento e cronograma de ações. O plano de negócios será o guia para os próximos passos. Esse documento contribui para diminuir a margem de erros ao longo da jornada, aumentar as chances de sucesso e reduzir a insegurança diante da abertura de uma nova empresa.
3 - Reúna o time certo
Encontre pessoas talentosas e dedicadas para compor sua equipe e trabalhar em conjunto. Ter uma equipe capacitada e integrada é a chave do sucesso. Não adianta preparar um plano de negócios detalhado e não contar com um time competente para executar o que foi planejado.
4 - Obtenha recursos financeiros
Identifique fontes de financiamento, seja por meio de investidores ou empréstimos. Investimentos coletivos, como campanhas de crowdfunding, podem ser um bom começo. Outra estratégia é apostar em fundos de venture capital.
5 - Execute sua estratégia
Coloque em prática as ações previstas no plano de negócios. Busque parcerias e construa canais de comunicação efetivos para divulgar as iniciativas. Também é importante que o empreendedor esteja aberto a mudanças. Desvios de rota às vezes são necessários no processo de construção de um novo negócio.