Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js

Empresa faz softwares de gestão que atendem de oficina a bar

Empreendimento ganha prêmio de inovação do Sebrae ao desenvolver ferramentas para segmentos específicos de pequenos negócios

31 jul 2015 - 07h00
Compartilhar
Exibir comentários

Um grupo de amigos que resolve deixar a empresa em que trabalha para montar o seu próprio negócio. O roteiro pode não ser novo, mas no caso de Edilson Backes, Joacir de Carli e Enivaldo Ghedin Junior, a aposta deu mais do que certo. Doze anos após criarem a Junsoft em Toledo (PR), a empresa cresce a uma taxa de 30% e ainda venceu o Prêmio MPE Brasil 2014, oferecido pelo Sebrae, na categoria “Serviços de Tecnologia da Informação”.

Arritmia econômica

Diretor administrativo da Junsoft, Edilson conta que a ideia de montar seu próprio negócio surgiu em 2003, quando ele e dois colegas trabalhavam em uma empresa que produzia softwares de gestão para grandes corporações. “Em nosso modo de ver, existiam ferramentas das grandes que poderiam ser adaptadas para as pequenas e médias empresas, trazendo maior agilidade e desburocratizando a gestão”, diz.

Edilson Backes (esq.), Joacir de Carli (centro) e Enivaldo Ghedin Junior resolveram deixar a empresa em que trabalhavam para criar seu próprio negócio
Edilson Backes (esq.), Joacir de Carli (centro) e Enivaldo Ghedin Junior resolveram deixar a empresa em que trabalhavam para criar seu próprio negócio
Foto: Divulgação

Foi justamente isso o que o trio fez. Inicialmente, a Junsoft desenvolvia softwares de gestão para controlar todas as áreas de um negócio, desde a parte financeira até os estoques. “Foi difícil entrar no mercado, pois a gente ainda não tinha referência de clientes. Mas aos poucos tivemos um bom retorno daqueles que apostaram em nós, e o resultado foi aparecendo. Crescemos muito em função de indicações”, explica o empreendedor.

Soluções customizadas

Com o tempo, a Junsoft passou a sofisticar seus produtos, e iniciou a comercialização de softwares específicos para atender as empresas de determinados segmentos. Um exemplo é o Gourmet, voltado para negócios na área de bares e restaurantes. “Ele permite agilidade de atendimento e segurança. Possibilita, por exemplo, que se trabalhe com atendimento de pedidos via touchscreen e também integra o delivery com o Google Maps, para traçar uma rota no momento em que o pedido é feito”, afirma Edilson.

Outro destaque do portfólio da empresa é o Vulcano, voltado para reformadoras de pneus. O programa é capaz de controlar o estoque de matérias primas, manter um histórico dos preços negociados antes com os clientes, informar os percentuais de descontos que podem ser oferecidos e visualizar as contas pendentes. “O Vulcano ainda contabiliza todo o processo de produção. Assim, se um pneu é finalizado com defeito, é possível revisitar todas as etapas para identificar onde o erro ocorreu e realizar as correções necessárias”, acrescenta o diretor administrativo da Junsoft.

Junsoft oferece softwares de gestão que atendem as necessidades específicas de determinados segmentos
Junsoft oferece softwares de gestão que atendem as necessidades específicas de determinados segmentos
Foto: Divulgação

Já o Super Auto Truck é feito especificamente para oficinas mecânicas e retíficas, auxiliando, entre outras coisas, nas cotações de compras de peças. “Também contamos com o Super View, que faz a gestão de indicadores de qualquer empresa, permitindo que se acompanhe de perto a evolução de cada negócio”, diz o empresário.

Finalmente, a Junsoft, também disponibiliza um software para indústrias e outro para gestão comercial, que pode ser integrado com códigos de barras, impressoras, balanças e emitir nota fiscal eletrônica ao consumidor. “Um dos fatores que nos ajudaram a conseguir o prêmio de inovação do Sebrae foi o fato de apostarmos na formação de nossos funcionários para exercerem cargos de confiança. Sempre tivemos esta política, e recentemente ela foi institucionalizada com a criação de um programa de treinamento de leader coach”, encerra Edilson.

Fonte: PrimaPagina
Compartilhar
Seu Terra