Empresário de Natal faz roupa fitness com proteção UV
Economista largou emprego em indústria farmacêutica para abrir negócio próprio inovador no Rio Grande do Norte
Formado em economia, ele trabalhava na divisão de cosméticos de uma indústria farmacêutica de Natal quando decidiu jogar tudo para o alto e lançar uma marca de roupas fitness com proteção contra raios ultravioletas. Gustavo Amaral tomou a decisão após avaliar que as peças disponíveis no mercado eram impróprias para climas muito quentes.
A ideia começou a ser gestada quando Amaral, administrando a área de produtos para a pele na empresa em que trabalhava, tomou contato com itens de proteção solar – inclusive roupas. “Fui percebendo que os tecidos que elas ofereciam eram muito grossos, inadequados para a região de Natal”, diz.
O economista passou a pesquisar alternativas mais leves, até encontrar poliamida combinada com elastano, que oferece um fator 50 de proteção UV e bloqueia 98% dos raios solares. “Traz maior conforto térmico para nosso público e também dá a possibilidade de trabalhar com o fitness, por ser de uso mais confortável”, comenta.
Encontrado o tecido ideal, Amaral afastou-se de seu emprego e contatou fornecedores para produzir camisetas de maneira terceirizada. Por meio do Senai, entrou em contato com uma estilista, que desenhou seus modelos. “Eu comecei na informalidade. Postava para conhecidos nas redes sociais, e, quando atingia determinada cota de interessados, fazia uma produção sob encomenda”, explica.
Fundou a UV Fit em setembro e vem conquistando espaço no mercado local de confecções. Após as primeiras vendas, a marca começou a se tornar mais conhecida – registra um crescimento de 200% a cada mês. Agora, Gustavo já consegue estabelecer uma rotina de produção. E tem recebido encomendas de grupos de corrida e de ciclistas, que querem contar com modelos da marca para praticar esporte.
Em janeiro, ele deu um novo passo e se formalizou como mcroempreendedor individual (MEI) com a ajuda do Sebrae. Assim, novas portas foram abertas para o seu negócio. “Agora que posso emitir notas, estou planejando vender para pessoas jurídicas por atacado, e fortalecer a marca no Rio Grande do Norte.”