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Especialista indica cinco passos para montar loja virtual

Dicas foram dadas durante palestra no evento Sebrae Empreendedor 2015

9 fev 2015 - 18h55
(atualizado em 10/2/2015 às 10h43)
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Planejar é uma das principais funções citadas pelos palestrante
Planejar é uma das principais funções citadas pelos palestrante
Foto: Henrique Medeiros / Terra

A promoção e venda de produtos e serviços na internet nem sempre é uma tarefa fácil, especialmente para lojistas que estão migrando das lojas físicas para a rede mundial de computadores.

Em uma palestra dedicada ao desenvolvimento de lojas online, o administrador de empresas e especialista em mercado, Vínicius Pessin, apresentou aos empreendedores que participavam do Sebrae Empreendedor 2015, nesta segunda-feira (9), dicas de como criar sua própria loja na internet.

Pessin é fundador da e-smart, uma das principais empresas de tecnologia para e-commerce no Brasil. Antes de montar sua empresa, ele desempenhou funções de gestão no Terra, Matrix, Uol, Plugin e Diveo.

Confira a seguir os cinco passos para montar uma loja online:

1. Decidir o que vender

O melhor é se planejar para ter uma folga no orçamento até o retorno do investimento, que leva de 24 a 36 meses. E não se esqueça: há as taxas mensais para manter o negócio. Elas dizem respeito ao gasto da matriz com divulgação e royalties
O melhor é se planejar para ter uma folga no orçamento até o retorno do investimento, que leva de 24 a 36 meses. E não se esqueça: há as taxas mensais para manter o negócio. Elas dizem respeito ao gasto da matriz com divulgação e royalties
Foto: Shutterstock

O empreendedor deve escolher, antes de tudo, o que desejar vender e procurar um nicho específico para tentar emplacar as vendas.

"É no dia a dia de vocês que vão encontrar um produto, um serviço que ainda não foi criado", explica Pessin. "É no dia a dia de vocês que vocês vão encontrar um produto, um serviço que ainda não foi criado".

2. Planejar

Uma página com um layout ruim e um design pobre pode causar frustração e estresse nos consumidores. Portanto, aproveite a chegada do próximo ano para modernizar o seu site com quatro tendências de web design para e-commerce em 2015
Uma página com um layout ruim e um design pobre pode causar frustração e estresse nos consumidores. Portanto, aproveite a chegada do próximo ano para modernizar o seu site com quatro tendências de web design para e-commerce em 2015
Foto: Scyther5 / Shutterstock

Embora seja o segundo passo, o planejamento de um site de comércio eletrônico tem importância vital para o sucesso do negócio. Sem o devido planejamento, a página pode não ter o sucesso de outros portais e, em breve, perecer na web.

Para isso, um ponto de partida é o Sebrae, uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de um negócio. "É melhor você perder três ou quatro meses planejando, do que criar algo errado", explica Pessin.

"Uma das grandes besteiras que se diz no nosso meio é: quando você coloca uma loja na internet, você está colocando na maior avenida do mundo. Isso é besteira. Você está colocando uma loja no Deserto do Saara".

3. Dedicar tempo ou contratar alguém

El e-commerce Manager y los nano-doctores serán de las profesiones más solicitadas por las empresas en 2015.
El e-commerce Manager y los nano-doctores serán de las profesiones más solicitadas por las empresas en 2015.
Foto: Getty Images

Já diria o ditado popular: "o olho do dodono é o que engorda o gado". Esse é o mesmo caso de uma loja online. É preciso tempo e dedicação integral a um site.

Porém, muitas vezes o comerciante falha e deixa para cuidar da loja online apenas em seu tempo livre. Na visão de Pessin, isso é um erro.

"Você precisa ter uma dedicação integral a esse negócio (online)", afirmou o administrador para a plateia do evento. "Ganhar dinheiro na internet não é fácil. É preciso trabalhar muito. Quem trabalhar e se dedicar vai ter sorte".

Na dúvida ou falta de tempo, a contratação de uma pessoa de fora pode ser uma boa opção para o empreendedor.

4.Reserve dinheiro para divulgação

Foto: Reprodução

A divulgação do serviço ou produto online também é de suma importância para o desenvolvimento de um negócio.

"O investidor torra o dinheiro com o negócio e esquece de investir em divulgação", disse o palestrante. "Não é a maior avenida se você não criar uma estratégia de divulgação", complementou.

Como exemplo, ele cita que o empreendedor deve investir no visual do site (contratando um fotógrafo, web designer ou agência digital), além de investir em links patrocinados, divulgação por e-mail marketing segmentado e SEO (otimização para sites de buscas).

5. Logística e entrega

Gerentes de logística devem ser cada vez mais requisitados em meio ao enxugamento de custos
Gerentes de logística devem ser cada vez mais requisitados em meio ao enxugamento de custos
Foto: Thinkstock

Por fim, uma das melhores maneiras para fidelizar o cliente é a garantia de entrega no tempo estipulado. No entanto, ele lembra que muitas empresas colocam prazos irreais para a entrega de produtos ou serviços.

"Defina prazos que realmente possa cumprir. Coloque o prazo real e, se chegar antes, vai surpreender o cliente".

Outra dica importante referente a entrega, dada por Vinícius Pessin, é a disponibilização de fretes alternativos para a região do cliente. Mas ele enfatiza: "não prometa o que não pode ser cumprido".

Fonte: Terra
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