Estreante no mundo das franquias? Comece com menos de 10m²
Lojas que requerem espaços menores podem significar economia com manutenção do imóvel. Metragem, porém, não pode ser principal critério para escolha do negócio
Setor: COMIDAS TÍPICAS: Este é um dos setores com maior variedade de franquias em áreas enxutas. Há várias de açaí, por exemplo. A Açaí no Ponto (http://acainoponto.com.br/franquias) trabalha com quiosques de 4 a 8 m² e mesmo um totem com tamanho de caixa eletrônico (1 m²). A Açay (http://www.acay.com.br/acay/franquia) oferece espaços de ao menos 6m²
Foto: diogoppr / Shutterstock
Setor: BEBIDAS: Aqui também há várias possibilidades. Um quiosque de Chopp Brahma (www.quiosquechoppbrahma.com.br/), da Ambev,pode ocupar a partir de 9 m², assim como um da Megamatte (www.megamatte.com.br/franquias)
Foto: Valentyn Volkov / Shutterstock
Setor: COSMÉTICOS: Outro setor em que é possível começar com pequenos espaços. A Lado Z (http://www.seuladoz.com.br/franquias/), que tem 32 opções de fragrâncias, trabalha com unidades de 6 m². A Parallèle (http://www.parallele.com.br/site/franquia.html) tem unidades maiores, mas começa também com 6 m²
Foto: Damon Carter / Shutterstock
Setor: DOCES: Na área de alimentação, este é um segmento em que muitas franqueadoras recorrem a áreas pequenas, como quiosques. A loja de iogurtes Yoggi (www.yoggi.com.br/franquia/franquia-yoggi/) começa com pontos de 10 m². A Mr. Mix Milk Shake (http://mrmixmilkshakes.com.br/seja-um-franqueado/investimento/) e a Casa do Sorvete Jundiá (http://www.casadosorvetejundia.com.br/) têm unidades de ao menos 8 m². A Angel Candy (www.angelcandy.com.br/site/franquia) trabalha com 6 m² a 9 m². A Fábrica di Chocolate (www.fabricadichocolate.com.br/franquia.htm) oferece unidades de 5 m². A Nutty Bavarian (www.nuttybavarian.com.br/v2/?page_id=1026) possui pontos ainda menores, com 2 m² a 4 m²
Foto: victoriaKh / Shutterstock
Setor: INFORMÁTICA - A Bye bye Paper (www.franquiabyebyepaper.com.br/) traz serviços de digitalização, gestão de documentos e venda de certificação digital, entre outros, num espaço de 10 m², no mínimo
Foto: Martin Novak / Shutterstock
Setor: JARDINAGEM: Outro segmento em que há franquias que requerem pouco espaço é o de serviços de jardinagem. A Dr. Jardim (www.drjardim.com.br/abraumamicrofranquia.asp) tem em sua rede unidades com 9 m², e a Ecojardim (www.ecojardimfranquias.com.br/), com 10 m²
Foto: Sofiaworld / Shutterstock
Setor: ENTRETENIMENTO: Máquinas de diversão ocupam pouco espaço e podem ser uma maneira de começar pequeno. A Mr. Kids (www.mrkids.com.br/mr/seja-um-franqueado-mrkids) oferece máquinas em que se capturam ou compram produtos infantis (bolas, doces, bichos de pelúcia). Elas ocupam de 2 m² a 10 m². A UZ Games (www.uzgames.com/) vende videogames em pontos de 5 m² a 50 m²
Foto: Suzanne Tucker / Shutterstock
Compartilhar
Publicidade
Se você quer se aventurar no setor de franquias mas sem lidar com muitos funcionários nem imóveis grandes, um bom começo podem ser lojas que requerem pouco espaço. Em alguns setores, como alimentação, cosmético e informática, é possível abrir o próprio negócio em unidades com menos de 10 metros quadrados.
Um empreendimento pequeno, porém, não necessariamente significa um investimento pequeno – nem mesmo no imóvel: 10 m² dentro de um shopping de luxo pode ser mais caro que 60 num bairro menos valorizado. Mas geralmente implica economia com manutenção do imóvel e número menor de funcionários.
O mais importante, de qualquer modo, é ter uma boa localização, dimensões de acordo com o que o negócio exige e valores compatíveis com o capital disponível, avalia o vice-presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Gustavo Schifino. “O negócio tem de ser do tamanho do investimento que você quer fazer”, resume.
Schifino afirma que a energia empregada num pequeno ou grande negócio é a mesma e que o importante é tomar os devidos cuidados antes de iniciar a empreitada. É crucial, segundo ele, escolher um nicho de seu interesse e jamais entrar em uma rede sem antes conversar com outros franqueados. “A própria ABF indica as marcas com certificação de excelência”, indica Schifino.