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Evite 4 erros comuns para aumentar vendas no Dia das Mães

Consultor mostra como driblar estratégias equivocadas para esta que costuma ser a segunda melhor data para o comércio

29 abr 2015 - 07h00
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Em um ano em que a economia começou devagar, as datas comemorativas se tornam ainda mais importantes para recuperar parte do prejuízo acumulado nos primeiros meses ou fazer caixa para os próximos. O Dia das Mães pode ser boa oportunidade para isso – em geral, é o segundo momento mais importante para o comércio, só perde para o Natal.

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O que menos se pode fazer nesta ocasião, portanto, é cometer erros banais. O consultor de marketing José Carmo Vieira de Oliveira, da unidade paulista do Serviço Brasileiro para Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), afirma, por exemplo, que não é necessário fazer grandes liquidações para trazer o cliente. As pessoas vão comprar apesar dos preços.

Lojas devem investir em forma de pagamento e opções de parcelamento
Lojas devem investir em forma de pagamento e opções de parcelamento
Foto: Olesya Feketa / Shutterstock

“Evite investir em brindes ou vantagens que o consumidor não vai valorizar. Aposte em acessórios que complementam o seu produto, por exemplo. Isso pode ajudar a fazer uma venda casada”, afirma.

Outra falha comum é não ter uma equipe bem treinada para lidar com o volume de vendas, que pode aumentar em até 20% em setores como vestuário. “É muito importante fazer com que seus vendedores conheçam muito bem o produto e o público a que vão se dirigir.”.

Terceiro erro: bolar uma ótima decoração, mas não cuidar para que ela permaneça bonita ao longo de todo o período – inclusive na véspera. “Se você optar por colocar flores no local, elas devem estar sempre limpas e vistosas para passar uma imagem positiva”, exemplifica. Oliveira recomenda que o visual da loja destaque valores relacionados a maternidade, como amor, carinho e união da família.

Aproveite esta época para caprichar nas embalagens – é um equívoco fazer mais do mesmo. Como no Dia dos Namorados, esse é um ponto muito valorizado pelos clientes. “Quanto mais personalizadas forem as embalagens, mais seu valor se torna significativo”.

Oliveira afirma que nesta data o emocional tem grande peso. Mesmo com a economia patinando, dificilmente alguém vai deixar de presentear a própria mãe. “O que pode acontecer é a pessoa gastar um pouco menos do que nos últimos anos. Nesse sentido, vale a pena investir em variedade de preços e em diferentes formas de pagamento e parcelamento”, aconselha.

Fonte: PrimaPagina
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