Exame compra edtech Witseed e mira educação B2B
Aquisição servirá para empresa de mídia reforçar suas iniciativas de ensino, com foco concentrado em educação B2B
A Witseed, plataforma de educação corporativa com mais de 40 mil alunos, foi adquirida pelo Grupo Exame, em um movimento da empresa de mídia para reforçar suas iniciativas no campo do ensino, como a Exame Academy.
Em comunicado, o Grupo Exame destacou que a aquisição, de valor não aberto, amplia o escopo da Exame Academy para o universo B2B, acelerando a estratégia de crescimento da plataforma de ensino no segmento corporativo, o qual movimenta mais de R$ 20 bilhões no Brasil.
Além disso, com a compra, o grupo de mídia espera que sua plataforma de ensino entre no Top 3 de empresas de educação corporativa no país. É um salto e tanto para a Exame Academy, que com um foco mais concentrado em B2C e ESG não foi muito além dos 50 mil alunos nos três anos de operação. Agora com a aquisição, o plano é crescer rápido.
"Vimos na Witseed uma empresa inovadora, com produto incrível, e que apesar de jovem já tinha penetração em grandes e sofisticados clientes, com altíssimos níveis de renovação e NPS", explica em nota o co-CRO do Grupo Exame, Renato Mimica.
Na visão do co-CEO, para chegar ao crescimento esperado, a estratégia é unir a qualidade acadêmica e a tecnologia da Witseed com a reputação e o poder de distribuição de conteúdo do Grupo Exame. "Com mais capital, amplo canal de distribuição e gestão integrada, vislumbramos crescimento exponencial para nosso hub de educação, trazendo alto impacto positivo para nossos atuais e futuros clientes", acrescenta Mimica.
Apesar das metas ambiciosas, o mercado de edtechs não anda fácil pra ninguém, com diversos players brigando por espaço. Segundo dados da Abstartups, o número de edtechs no país aumentou 44% de 2020 para 2022. Detalhe: cerca de 70% deste bolo são companhias voltadas ao B2B.
Criada em 2017, a Witseed se destacou nos últimos anos ao oferecer conteúdos segmentados sobre liderança, softskills, diversidade, ESG e tecnologia, garantindo cursos contratados por empresas como Vale, Natura e Gerdau. Com a compra, a plataforma da Exame terá cerca de 100 cursos prontos vindos da edtech.
"O mundo vive um apagão de habilidades em um cenário de mudanças aceleradas e profundas transformações tecnológicas, e não será com as antigas soluções que vamos resolver novos problemas. Essa sempre foi a missão da Witseed: transformar o mercado de educação corporativa digital por meio do lifelong learning", acredita Bruno Leonardo, Fundador e CEO da Witseed.