Inspirado no período em que viveu e trabalhou no Japão com dois amigos, o advogado paulista Wilson Kano resolveu trazer ao País em 2013 um restaurante que oferecesse o bentô, uma espécie de marmita japonesa com porções individuais de alimentos orientais.
Os colegas acabaram virando sócios e hoje a ObentôMania conta com quatro lojas, duas próprias e outras duas franqueadas. Na rede, os empresários servem mais de 200 combinações de pratos que custam uma média de R$ 18 no almoço e R$ 22 no jantar. Entre os alimentos que compõem o cardápio da marca estão opções já bem conhecidas no Brasil como o salmão, atum, guioza (bolinho com carne de porco), bifum (macarrão de arroz) e os temakis.
Na concorrência, o empresário fala apenas do China in Box que possui pratos prontos inspirados na culinária chinesa. "Nosso concorrente não permite que o cliente troque os itens dos pratos, por aqui a clientela escolhe exatamente aquilo que gosta", defende Kano.
Para uma loja de 60 a 100 metros quadrados, o investimento total custa de R$ 150 mil a R$ 200 mil, já inclusos todos os equipamentos da unidade, taxa de franquia, projeto arquitetônico, reforma do ponto, capital de giro, treinamento e até os uniformes da equipe, que deve ser de pelo menos cinco pessoas.
De acordo com o empresário, o prazo esperado de retorno do investimento é de 18 meses com faturamento mensal de R$ 60 mil a R$ 80 mil.
"Em uma loja com metragem a partir de 60 metros quadrados podemos receber até 20 clientes sentados, mas o nosso forte é mesmo o delivery, que representa algo em torno de 80% do faturamento", explica.
Para os investidores que não possuem experiência no ramo de alimentação, principalmente asiático, Kano já adianta que os franqueados da empresa só precisam se preocupar em servir as refeições, toda a preparação dos bentôs é feita na fábrica da rede, localizada na zona sul de São Paulo, no bairro da Saúde.
Yoi! Rolls & Temaki | no caso de uma loja padrão o investimento deve ser de R$ 200 mil a R$ 300 mil. O franqueado que optar pelo quiosque deverá pagar R$ 140 mil, ambos já incluem taxa de franquia de R$ 50 mil
Foto: Divulgação
Jin Jin Sushi | com as opções de loja e quiosque, os restaurantes custam R$ 120 mil e R$ 400 mil, respectivamente. A área da loja deve ter no mínimo 10 metros quadrados e 14 funcionários. O prazo de retorno previsto pela franqueadora vai de 18 a 36 meses
Foto: Divulgação
China in Box | a rede surgiu em 1992 da ideia do ex-dentista Robinson Shiba que sonhava em ser empreendedor. Hoje o maior delivery de comida oriental da América Latina soma 164 unidades. O investimento vai de R$ 540 mil a R$ 730 mil
Foto: Divulgação
Little Tokyo | especializado em culinária japonesa, o restaurante exige investimentos a partir de R$ 1,5 milhão, sem contar taxa de franquia (R$ 80 mil) e capital de giro (R$ 100 mil). O faturamento médio mensal do negócio é de R$ 300 mil e o prazo de retorno apontado pela marca vai de 24 a 36 meses. O contrato deve ser de no mínimo 60 meses
Foto: Divulgação
Jin Jin Wok | com 67 franquias no mercado, uma unidade com a bandeira custa pelo menos R$ 350 mil. A taxa de franquia sai por R$ 30 mil e o capital de giro R$ 25 mil. O faturamento mensal esperado é de R$ 100 mil em uma loja de 35 a 45 metros quadrados
Foto: Divulgação
Yakisoba Factory | com faturamento médio mensal previsto de R$ 65 mil, a unidade pode custar de R$ 196,2 mil a R$ 299,8 mil. A franqueadora oferece apoio para o projeto arquitetônico, além de assessoria financeira
Foto: Divulgação
Gendai | Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), uma loja da marca que tem a Sabrina Sato como garota propaganda custa de R$ 530 a R$ 610 mil, o que inclui gastos com reforma do ponto comercial e equipamentos, taxa de franquia e capita de giro
Foto: Divulgação
Koni Store Express | marca carioca que comercializa de sushis a sobremesas prevê investimento inicial de R$ 465 mil a R$ 600 mil. O faturamento mensal médio é previsto em R$ 125 mil com retorno entre 30 e 36 meses
Foto: Youtube / Reprodução
Sushi Namoto | fundada em 2011, a marca traz as opções de delivery, loja de rua ou shopping. O investimento total, que é composto por taxa de franquia, capital para instalação e capital de giro, vai de R$ 340 mil a R$ 600 mil
Foto: Youtube / Reprodução
Sushiloko | nesta oportunidade o faturamento médio por mês é de R$ 107 mil para um investimento total que vai de R$ 250,9 mil a R$ 410,9 mil. O prazo de retorno médio indicado pelo franqueador fica entre 18 e 30 meses
Quer realizar o sonho de montar o próprio negócio? Aprenda como se preparar da melhor maneira e destaque-se no mercado! Curso certificado pelo MEC, comece já!