Com um investimento inferior a R$ 400 mil, é possível abrir uma franquia cujo faturamento mensal estimado ultrapasse os R$ 150 mil. Os setores que concentram as melhores oportunidades são alimentação, saúde e viagens, como é o caso da Experimento, cujo investimento inicial fica entre R$ 160 mil a R$ 400 mil. A rede de intercâmbio cultural e cursos no exterior conta com seis unidades próprias e 27 franqueadas, promete um faturamento mensal de R$ 190 mil e um retorno entre 24 e 48 meses
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Gastando a partir de R$ 260 mil, é possível abrir uma unidade da Max Sushi. A rede de restaurantes de comida japonesa conta com duas unidade próprias e oito franqueadas, promete um faturamento mensal de R$ 160 mil e retorno de 10 a 36 meses
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Se você optar pelo setor de saúde, uma unidade da Vicoflora pode ser aberta com um capital inicial de R$ 335 mil. A rede de farmácias de manipulação não conta com nenhuma unidade própria e tem 10 franqueadas, promete um faturamento mensal de R$ 500 mil e retorno de 24 a 30 meses
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Uma franquia da Chopp Time demanda investimento inicial de R$ 195 mil. A rede de choperias e restaurantes conta com duas unidades próprias e 20 franqueadas, promete um faturamento médio mensal de R$ 220 mil e retorno de 24 a 36 meses
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Bastam R$ 60 mil para montar uma unidade da Clube Turismo. A rede de agências de viagens conta com uma unidade própria e 62 franqueadas, promete um faturamento médio mensal de R$ 300 mil e retorno de 18 a 24 meses
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A rede de clínicas médicas e odontológicas Doctor Med demanda um investimento inicial de R$ 195 mil para a abertura de uma franquia. Ela conta com uma unidade própria e três franqueadas, promete um faturamento mensal de R$ 200 mil e retorno entre 18 e 36 meses
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Investindo a partir de R$ 130 mil, você pode abrir uma loja da Fit4. A rede de lojas de produtos e serviços de fitness não conta com nenhuma unidade própria e tem 52 franqueadas, promete um faturamento mensal de R$ 230 mil e retorno entre 18 e 24 meses
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Para abrir uma franquia do Mister Sheik é necessário um investimento um pouco mais alto, entre R$ 230 mil e R$ 920 mil. A rede de fast food de comida árabe conta com duas unidades próprias e 16 franqueadas, promete um faturamento mensal de R$ 185 mil e retorno de 24 a 36 meses
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Investindo R$ 67 mil é possível abrir uma unidade da TZ Viagens. A rede de agências de turismo conta com uma unidade própria e 18 franqueadas, promete um faturamento mensal de R$ 300 mil e retorno entre 18 e 24 meses
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Levantamento feito a partir de dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostra que três setores concentram as franquias que prometem alto faturamento sem investimentos astronômicos. Os ramos de alimentação, saúde e viagens reúnem a maior parte dos negócios que demandam aporte inicial de até R$ 400 mil e projetam retorno de pelo menos R$ 150 mil por mês (veja galeria acima).
A previsão de faturamento, no entanto, não é nenhuma garantia de que o franqueado de fato vai conseguir ganhar esse valor por mês. Para que a projeção se torne realidade, é preciso estar atento a uma série de fatores, como lembra Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF.
Uma das variáveis que influenciam bastante o desempenho do negócio é o ponto comercial onde a franquia é instalada. “Buscar lojas na rua ao invés de shoppings ajuda a reduzir os custos de investimento, mas também pode diminuir o faturamento. O desafio para o empreendedor é encontrar um bom equilíbrio entre estas duas coisas”, afirma Camargo.
Outro cuidado a se tomar é checar as informações passadas pelo franqueador. O futuro franqueado precisa fazer uma boa pesquisa de mercado antes de fechar negócio, e não deve confiar cegamente em tudo o que o franqueador lhe disser. “É preciso colocar tudo na ponta do lápis, fazer uma projeção média dos gastos, buscar pontos semelhantes àqueles em que as demais franquias da rede estão instaladas e conversar com outros franqueados da rede para confirmar os dados e avaliar seu nível de satisfação”, diz Camargo, acrescentando que também é possível conversar com os escritórios do Sebrae, para fazer uma comparação com outros negócios semelhantes.
A pesquisa prévia é importante pois, muitas vezes, as estimativas de custos da franquia deixam de levar em consideração detalhes que, na hora de implantar o negócio, podem aumentar bastante o tamanho do investimento, esclarece Camargo. Por isso, é preciso ter muita atenção com o que o franqueado terá de custear para iniciar os trabalhos.
Finalmente, o diretor da ABF aconselha o interessado em abrir uma franquia a ser cuidadoso ao tomar empréstimos bancários. “Em geral, pelo menos 50% do capital deve vir de recursos próprios, e o restante pode ser adquirido junto a bancos conveniados com a franquia. Em média, o retorno do investimento inicial se dá em 36 meses. Se, após este período, o investimento inicial não tiver sido recuperado, é preciso rever o plano de negócios e avaliar se o empreendedor está satisfeito com o faturamento que está tendo”, conclui Camargo.