Script = https://s1.trrsf.com/update-1742411713/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Franquias

40 opções de franquias para você investir hoje mesmo

Setor de franquias apresentou crescimento de 13,5% e faturou mais de R$ 273 bilhões em 2024, segundo a ABF

17 fev 2025 - 06h09
(atualizado às 10h35)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Freepik

O franchising brasileiro manteve sua trajetória de expansão em 2024, apesar do crescimento desacelerado da economia brasileira, que fechou o ano com um PIB de 3,5% frente aos 3,2% de 2023, segundo o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), divulgados em coletiva de imprensa em 5 de fevereiro, indicam que o setor cresceu 13,5% no período, alcançando um faturamento de R$ 273 bilhões. 

Terra Meu Negócio: seu parceiro em soluções digitais. No Terra Meu Negócio, você encontra as melhores ferramentas para alavancar os resultados da sua empresa.

De acordo com Lucien Newton, especialista em franquias e vice-presidente da vertical de consultoria do Ecossistema 300 Franchising, o desempenho do setor reflete um cenário de maior segurança e previsibilidade para investimentos. 

"Os segmentos de Entretenimento e Lazer, Alimentação e Saúde, Beleza e Bem-Estar lideraram a expansão do franchising em 2024. O grande destaque foi Entretenimento e Lazer, responsável por 16,6% desse avanço, impulsionado pela retomada do consumo presencial, especialmente em shopping centers. Já o setor de Saúde, Beleza e Bem-Estar cresceu 16,5%, refletindo a maior democratização do acesso aos serviços de saúde e a crescente demanda por atendimentos voltados à terceira idade, consequência do envelhecimento populacional. O segmento de alimentação, com foco no food service, registrou alta de 16,1% em relação ao ano anterior. Esse crescimento está ligado à busca dos consumidores por experiências gastronômicas e à tendência de indulgência, elevando o consumo de sobremesas geladas, como sorvetes, gelatos, milkshakes e açaí. Este último, em especial, tem se destacado pela forte expansão, incluindo sua internacionalização, impulsionada pela boa aceitação do público estrangeiro ao produto amazônico", analisa o especialista.

Ele também ressalta a evolução das microfranquias, que tiveram um aumento de 17% no número de operações no último ano, com destaque para o setor de serviços. "Esse mercado tem demonstrado grande dinamismo, especialmente em franquias de educação, serviços automotivos e soluções domiciliares, que se sobressaem pela conveniência e pela busca por eficiência no cotidiano", observa.

A exemplo do crescimento no setor, aqui está uma seleção de mais de 40 redes consolidadas em seus segmentos de atuação e com expectativas reais de expansão.

Saúde, Beleza e Bem-estar

No segmento da odontologia, a  PróRir conta com 20 unidades no Rio de Janeiro e foca na expansão em outros estados, como a região centro-oeste. A empresa encerrou 2024 com um faturamento de R$ 17,4 milhões e para este ano espera superar os R$ 22 milhões e chegar a 25 clínicas.

Outro exemplo de sucesso no segmento é a Padrão Enfermagem, empresa de agenciamento de profissionais na área da saúde, como enfermeiros e cuidadores. O destaque no franchising em 2024 para serviços voltados para a terceira idade fortalece a expansão da rede, que conta com 44 unidades em operação. Ponte entre os profissionais da área de enfermagem e cuidadores, a franquia registrou faturamento de mais de R$11 milhões em 2024. 

Acompanhando essa crescente do setor, a Fast Tennis, rede de academias de tênis que traz uma proposta inovadora e se dedica a transformar a prática do esporte em uma experiência única e divertida, registrou faturamento de mais de R$5 milhões em 2025 e tem planos quintuplicar esse número neste ano, com previsão de faturamento de R$25 milhões. 

A Yes! Cosmetics, rede vegana de cosméticos, é mais uma marca que acompanha o ritmo de crescimento do setor. Com mais de 130 unidades franqueadas pelo Brasil, a rede projeta para 2025 a inauguração de 50 unidades e um aumento de  20% no faturamento.

No setor fitness, a atuação da Academia Gaviões é uma referência, presente no mercado há quase 50 anos. A rede conta com 109 unidades, sendo 39 delas em funcionamento e 70 em processo de implantação. Em 2023, a rede alcançou um faturamento de R$ 113 milhões e tem como meta expandir para 100 unidades em operação até o final de 2025. 

Destacada por sua inovação nos cosméticos, a Kapeh Cosméticos e Cafés Especiais, pioneira no uso do grão verde de café na cosmética, oferece um portfólio com cerca de 200 itens. Em 2023, a marca faturou R$ 3,75 milhões e tem expandido sua presença, com mais de 20 unidades em 10 estados. Comprometida com a qualidade e sustentabilidade, segue como uma referência no mercado. 

O Emagrecentro é a única franquia de emagrecimento com método cientificamente comprovado. O Método 4 Fases, patenteado e certificado, foi desenvolvido pelo Dr. Edson Ramuth e se tornou um grande diferencial da marca. Com mais de 415 unidades, a rede segue em expansão para Argentina, Chile, Paraguai, Suíça e Índia, consolidando sua presença internacional.

A 3i Residencial Sênior, referência em atendimento humanizado e residenciais sênior para idosos lúcidos e não-lúcidos, focado nas necessidades de cada um, acompanha o crescimento do setor e conta, atualmente, com oito unidades, destas quatro ativas e quatro em implantação. Em 2024, conquistou um faturamento superior a R$ 5 milhões e, para este ano, projeta dobrar a receita.

Outro exemplo de crescimento deste segmento é a Saúde Livre Vacinas, rede clínicas de vacinação com foco em todas as faixas etárias, conta com 230 unidades pelo Brasil entre abertas e em implantação. Após conquistar o faturamento de R$ 56,4 milhões em 2024, a marca estima faturar R$ 101,5 milhões este ano. 

Pioneira em estética e bem-estar masculino, a Homenz se destaca pela inovação no mercado. Com 150 unidades confirmadas, sendo 82 em funcionamento e 68 em fase de implantação, a marca alcançou R$ 27 milhões de faturamento em 2023. Com carros-chefes em tratamentos como queda capilar, transplante capilar e depilação a LED, a marca oferece serviços personalizados que atendem às necessidades do público masculino.

Seguindo o ramo da estética e saúde, a Mulherez, é a primeira rede especializada em cirurgia e rejuvenescimento íntimo. Com quatro unidades no Paraná e Pernambuco, a marca planeja atingir 50 unidades até 2025, com foco em São Paulo. A alta demanda por cuidados voltados à saúde íntima e autoestima impulsiona seu crescimento.

Alimentação 

O market4u, rede de mercados autônomos, opera com 2185 lojas e projeta alcançar 2500 unidades em todo o país. Em 2024, registrou um crescimento de 70% no  faturamento, atingindo R$ 270 milhões, e tem como meta dobrar esse valor este ano. No mercado desde 2000, a marca segue expandindo sua presença em condomínios residenciais e comerciais e outras áreas de convivência. 

Fundada em 2021, a Mr. Fit, pioneira em fast-food de alimentação saudável no Brasil, foi fundada em 2011 em Paulínia (SP), oferece refeições, sanduíches e outras iguarias saudáveis.Com mais de 880 unidades, a rede está presente em 26 estados brasileiros e em processo de internacionalização, já com unidades em Portugal e no Paraguai.

O Johnny Rockets, rede americana de hamburguerias temáticas dos anos 1950, possui no Brasil a segunda maior cadeia de lojas do mundo, atrás apenas da matriz estadunidense. Para 2025, a estimativa é fechar o ano com 50 unidades em mais de dez estados brasileiros. No último faturamento fechado (2023) a marca contabilizou R$ 125 milhões no ano pelo país. 

Rede de pâtisseries inspirada no estilo francês, a Boulangerie Carioca abriu a primeira loja em 2015 e, este ano, como parte da holding Antaris Foods Brands Franchising, a marca estima ultrapassar dez unidades pelo país entre São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará. Em 2023, último faturamento fechado, a rede somou R$ 8 milhões entre cinco lojas. 

A Cuor di Crema, gelateria artesanal de método italiano, aposta em ingredientes 100% naturais para a qualidade diferenciada dos produtos. Sob gestão da holding Antaris Foods Brands Franchising, a marca possui 11 unidades em operação entre São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Piauí e Maranhão. Em 2023, o faturamento geral ultrapassou R$8 milhões.

De inspiração oriental, a Bubble Mix é a maior rede brasileira de bubble tea, bebida de origem taiwanesa que une chás por infusão e pérolas de tapioca caramelizadas. Com faturamento anual de R$ 30 milhões em 2024, a Bubble Mix inicia 2025 com 65 unidades e estima ultrapassar 100 lojas este ano, ampliando a receita em 33% sobre o ano passado, faturando R$ 40 milhões.

Fundada em 2019, a Mais1.Café, uma das maiores redes de cafeterias do Brasil, oferece uma experiência completa, com mais de 30 opções de bebidas e acompanhamentos importados da Europa e América Latina. Presente em mais de 200 cidades em todo o Brasil e no Paraguai, a rede, considerada pela terceira vez consecutiva uma das 50 maiores franquias do Brasil, de acordo com ranking da Associação Brasileira de Franchising (ABF), fechou o último ano como faturamento de R$ 166 milhões e a expectativa para 2025 é alcançar R$ 210 milhões.

A Minha Quitandinha, startup de tecnologia em varejo que atua no modelo de franquia de minimercado autônomo, inova no conceito de conveniência, qualidade e segurança presentes em complexos residenciais ou comerciais, com 330 lojas em todo o Brasil. No último ano, a rede registrou R$ 65 milhões de faturamento e projeta, para 2025, chegar a 303 novas unidades em todo o país.

A Casa de Bolos conta com mais de 500 lojas pelo país e uma loja inaugurada na Europa, em Lisboa (Portugal). A rede eleita como uma das 50 maiores franquias do Brasil pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) em 2024, trabalha com expertise em mais de 100 sabores de bolo, com uma produção 100% artesanal e feita com fruta de verdade. Para 2025, o plano é manter o ritmo acelerado de crescimento, alcançando a marca de 600 unidades em operação.

O JAH Açaí, Sorvetes e Picolés oferece produtos 100% naturais, sem conservantes ou gordura vegetal, incluindo opções zero açúcar, veganas e sem lactose, a preços acessíveis. Desde 2015 no franchising, a rede conta com mais de 190 unidades em operação em 14 estados, atendendo mais de 500 mil clientes mensalmente. 

A Hermanito, rede de franquias fast-food de comida mexicana, atua com uma operação enxuta, a partir do uso da tecnologia shelf-stable, que mantém os alimentos embalados em temperatura ambiente. Esse sistema contribui para a montagem dos pratos,  sem a necessidade de uma cozinha. Hoje são 130 unidades confirmadas em 21 estados. Em 2025, a rede  projeta alcançar mais de 200 unidades até o final do ano, com um faturamento de R$ 97 milhões. 

O Buteco Seu Rufino, rede famosa no Rio de Janeiro, faz parte do Grupo Impettus,  maior holding de franquias de bares e botecos do Brasil, desde de 2022. As onze unidades em funcionamento, presentes no Rio de Janeiro e em São Paulo, oferecem aos clientes experiência única de um ambiente familiar, com uma gastronomia original e caseira e, claro, cerveja gelada. 

O Espetto Carioca, rede de bares e botecos criada em 2011, na zona oeste do Rio de Janeiro, pelo empresário Leandro Souza. No ano de 2012, entrou para o franchising e atualmente conta com 50 unidades presentes em seis estados. O cardápio oferece 1000 combinações de pratos, bebidas e sobremesas.

O Hapoke é uma franquia do tradicional poke havaiano nos formatos de dark kitchen e take away, que possibilitam um menor custo operacional, pertence ao Grupo Harõ, e atua com mais de 50 unidades e distribuídas em 13 estados brasileiros. A rede trabalha com opção de investimento inovador, ideal para quem deseja diversificar o atendimento já que permite ao empreendedor operar até seis marcas em um único ponto. 

O Momento Bendito, rede de cafeterias premium especializada em cookies, brownies e cafés gourmets, com receitas exclusivas e chocolate belga Callebault. No franchising desde 2017, a marca possui sete lojas, todas no estado do Rio de Janeiro. Desde 2019 faz parte do Grupo Impettus, maior holding de franquias de bares e restaurantes do Brasil, que detém as marcas Espetto Carioca, Mané e Buteco Seu Rufino.

Criada em 2019, a rede de botecos Mané, marca que visa proporcionar aos clientes experiências gastronômicas únicas sem perder a cultura raiz de boteco. Em 2021 foi integrada ao  Grupo Impettus, holding que detém também as marcas Espetto Carioca, Buteco Seu Rufino e Momento Bendito, para ser franqueada por todo o Brasil. Atualmente, conta com 27 unidades e mira expansão na região Sudeste.

O Harõ Sushi, premiado como Melhor Restaurante de Comida Asiática do Brasil pelo iFood, faz parte do Grupo Harõ, e atua com opção de investimento inovador, ideal para quem deseja diversificar o atendimento já que permite ao empreendedor operar até seis marcas em um único ponto. Está presente em 13 estados com mais de 50 unidades e projeta alcançar a marca de 100 unidades em operação até o final de 2025.  

Serviços e outros negócios

O volume de água que é perdida no sistema de abastecimento no Brasil no ano equivale a quase sete vezes o volume do Sistema Cantareira. Pensando nesta realidade, a Foz Sustentável, microfranquia de sustentabilidade lucrativa, tem o objetivo de resolver o desperdício do recurso no Brasil. Suas tecnologias já proporcionaram mais de R$ 20 milhões economizados nas contas de consumo, e uma economia de 2 bilhões de litros de água para empresas de diversos segmentos. Atualmente com 21 unidades em oito estados, a empresa almeja uma expansão nacional, chegando a 100 franquias até o final do ano, com um faturamento na casa dos R$ 50 milhões.

A Energy+, rede de tecnologia em energias renováveis oferece soluções voltadas para a geração de energia distribuída, tem atualmente 20 unidades, em três estados. A expectativa é dobrar o número de franquias até o final do ano, ampliando sua atuação para outros estados, e chegar a R$ 106 milhões em faturamento.

O Agronegócio cresce também no franchising com tendências promissoras para modelos de negócios de concessão de crédito, insumos agrícolas, prestação de serviços de agronomia e pulverização por drones. A Naval Fertilizantes, empresa especializada em produtos biológicos, nutrição e tecnologia de aplicação para as lavouras, tem como meta chegar a 140 unidades e faturar R$ 210 milhões no ano agrícola 25/26, com foco em vendedores que já atuam com sucesso no segmento do agro. 

No setor de serviços, a Vaapty também se destacou no último ano. Líder do franchising no segmento de intermediação de venda de veículos do Brasil, a marca busca inovar, tornando a negociação de carros mais segura, sem burocracia e em 40 minutos. Em 2024 chegou a 350 unidades vendidas pelo país e é líder absoluta de mercado. Para 2025 o objetivo é vender mais de 500 unidades e faturar R$2.2 bilhões.

Em sintonia com o avanço do setor de serviços e com posicionamento inovador e modelo de negócio de autoatendimento, a Lavô, maior rede de lavanderias self-service do país, atingiu mais de 600 unidades inauguradas em 2024 e mais de mil comercializadas. Com a missão de democratizar e simplificar o serviço, a franquia dispensa funcionários e pode ser gerenciada à distância, através do sistema online. 

A Airlocker oferece conveniência a complexos residenciais e comerciais, tornando-se a primeira franquia brasileira de armários inteligentes totalmente autogerenciáveis. Por conta de seu pioneirismo no franchising, a marca ganhou escalabilidade em todo o Brasil. Em 2024 chegou a 110 unidades e um faturamento de R$ 4 milhões. Para este ano, a previsão é dobrar os resultados. 

Limpeza e Conservação

Presente em todas as regiões do Brasil, com 510 unidades, a Maria Brasileira, maior rede de limpeza residencial e empresarial do país, encerrou 2024 com um faturamento superior a R$ 170 milhões. A estratégia de expansão da empresa para este ano está focada em chegar às cidades com até 50 mil habitantes e apostar nos multifranqueados, que hoje representa 34% na rede. 

O setor tem ganhado cada vez mais espaço no franchising e foi o 5º que mais cresceu em 2024. A Ecoville é a maior rede de franquias de produtos de limpeza do Brasil, tem mais de 300 operações pelo país e a marca se posiciona como um centro de soluções, com especialistas no assunto para atender o consumidor final. Para 2025, a marca planeja um crescimento de 25% e abrir mais 100 novas lojas pelo Brasil. 

Já a KoalaCar é uma microfranquia de limpeza a seco de veículos, com baixo custo, rápido retorno e consciência ambiental. A marca foi reformulada, voltou a ser franqueada em 2024 e planeja faturar R$ 15 milhões em 2025 com uma limpeza sustentável. Numa lavagem convencional, consome-se mais de 300 litros de água, mas com os produtos da empresa, esse número é zero. 

Ainda neste segmento, a CleanNew, uma das maiores franquias de higienização e conservação de estofados do Brasil e a única marca a oferecer serviços de blindagem, prevê faturamento de R$45 milhões em 2025. Com 53 unidades entre Brasil e exterior, figura entre as marcas que receberam da ABF o Certificado de Franquia Internacional 2024. 

Casa e Construção

Em ritmo acelerado de crescimento com mais de 300 lojas comercializadas, a Anjos Colchões & Sofás está presente em 24 estados brasileiros, além de seis unidades no Paraguai e uma no Uruguai. Em 2024, foram inauguradas 25 unidades e 38 novas franquias foram comercializadas, consolidando ainda mais a presença no Brasil e no exterior. Para este ano, a rede projeta implantar 40 lojas e fechar 2025 com 282 operações.

Hotelaria e Turismo

O setor de turismo é um dos que mais cresce desde o pós-pandemia. A alta foi registrada pela 3, 2, 1 GO!, uma rede de franquias especializada em oferecer experiências de viagem completas para os parques de Orlando e outros destinos nacionais e internacionais. A empresa cuida de todos os detalhes, desde a emissão de visto e seguro viagem, até passagem aérea e hospedagem, tudo pensado de forma exclusiva e personalizada. A rede faturou R$ 4,4 milhões em 2024 e tem 60 franqueados no Brasil e no exterior, como Estados Unidos, Nepal e Portugal. 

Moda

Com 30 anos de mercado, a Sestini tornou-se referência em malas, bolsas, mochilas e acessórios. Ao longo de sua trajetória, construiu parcerias com grandes marcas nacionais e internacionais para o desenvolvimento de coleções exclusivas que atendem a diversas ocasiões. A partir da qualidade de seus produtos e mentalidade inovadora, a rede está presente em mais de 60 lojas físicas.  

Atenta ao movimento da moda circular, a Release entra no franchising em 2025 com previsão de faturamento de R$90 milhões e 50 unidades. A franquia é uma rede de brechó premium que atua como intermediária entre pessoas que querem vender e as que querem comprar roupas de forma consciente e sustentável, seguindo um perfil feito para mulheres e com conceito único de reinventar o estilo, transformando a moda em um ciclo sem fim.  

Educação

Franquias em educação também registraram crescimento no último ano. A Jumper! Profissões e Idiomas é uma rede de ensino que conta com mais de 40 cursos profissionalizantes e de língua estrangeira para crianças e adultos. Com mais de 600 mil alunos formados pela instituição, a empresa tem 60 unidades espalhadas pelo país. Além de transformar o futuro das pessoas através da educação, a Jumper! planeja dobrar o número de franquias em 2025.

(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

Homework Homework
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade