Conheça 6 franquias a partir de R$ 9 mil para abrir até o Carnaval
Franquias são ótimas oportunidades para empreendedores investirem e lucrarem no período de Carnaval, com microfranquias a partir de R$ 19.900 e faturamento médio mensal de até R$ 200 mil.
O Carnaval é um período de grande movimentação econômica e oportunidades para empreendedores. Iniciar o próprio negócio, aproveitar o impulso das festividades e investir em uma franquia pode ser o caminho ideal. Com opções a partir de R$ 9 mil, é possível abrir seu negócio a tempo para o Carnaval e colher os frutos de um mercado aquecido.
Isso porque o setor segue em constante crescimento no país, de acordo com o levantamento feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), que revelou o faturamento de R$ 70,2 bilhões no terceiro trimestre de 2024. Além deste saldo positivo, os dados também mostraram que nos últimos 12 meses a receita obteve um aumento de 14,4%, indo de R$ 231,5 bilhões para R$ 264,8 bilhões.
Veja microfranquias para investir até o Carnaval.
Santa Carga
Fundada em 2021, a Santa Carga é uma rede de franquias especializada em totens que oferecem Wi-Fi marketing e capacidade para recarregar até 14 dispositivos móveis simultaneamente. A empresa nasceu no Rio de Janeiro e hoje conta com 843 unidades espalhadas pelo Brasil. Com um modelo de negócio autônomo, home based e sem funcionários, a microfranquia da Santa Carga requer o investimento inicial de R$ 19.900 mil. Nesse formato, o franqueado é dono de sua própria unidade (totem), tendo como responsabilidade localizar os pontos para instalação dos totens e captação e gerenciamento dos 40 anúncios que o aparelho comporta.
Investimento inicial: R$ 19.900
Faturamento médio mensal (para cada totem): R$ 8.316,00/mês.
Prazo de retorno: em até 8 meses
Mundo di Chocolate
Fundada em 2021 na cidade de Joinville (SC), a Mundo Di Chocolate é uma rede de franquias que aposta no conceito inovador de fondue express. Além do seu carro-chefe, que gira em torno dos produtos à base de cacau sustentável e livre de gorduras artificiais, a marca ainda oferece gelato natural, milk shake, sorvete, açaí e salada de frutas. Com 50 unidades espalhadas pelo país, a Mundo está no sistema de franchising desde o seu nascimento e investe no formato de quiosque para shoppings centers ou ainda em carrinhos com possibilidade para deslocamento, cujo investimento inicial gira em torno de R$ 69 mil. Para adquirir e iniciar uma operação da Mundo di Chocolate podem ser levados em conta até 30 dias.
Modelo Quiosque
Investimento inicial: a partir de 119 mil
Faturamento médio mensal: R$ 45mil
Lucro médio mensal: 25 a 30% sob faturamento bruto
Prazo de retorno médio: a partir de 12 meses
Prazo de Contrato: 5 anos
Royalties/mês: R$2.250 fixo ou 5% para os modelos de quiosque
Unidades da rede em operação: 50 unidades
Produtos e serviços ofertados: produtos à base de cacau sustentável e livre de gorduras artificiais, além de gelato natural, sorvete, açaí e salada de frutas.
Modelo Carrinho
Investimento inicial: a partir de R$69 mil
Faturamento médio mensal: R$30 mil
Lucro médio mensal: 25 a 35% sob faturamento bruto
Prazo de retorno médio: a partir de 12 meses
Prazo de Contrato: 5 anos
Royalties/mês: fixo em R$1.450,00
Unidades da rede em operação: 50 unidades
Produtos e serviços ofertados: produtos à base de cacau sustentável e livre de gorduras artificiais, além de gelato natural, sorvete, açaí e salada de frutas.
Sunomono
Fundada no Rio de Janeiro, a rede de culinária japonesa Sunomono conta com 15 unidades espalhadas pelo eixo RJ x SP. Especializada no sistema de delivery, a marca oferece aos interessados um modelo de franquia de dark kitchen que requer o investimento inicial de R$ 250 mil e faturamento médio mensal de até R$ 200 mil. Para dar início a uma operação da rede japonesa, podem ser necessários até 45 dias.
Modelo Delivery + Take Away
Investimento inicial: R$ 250 mil
Faturamento médio mensal: R$ 200 mil
Lucro Médio Mensal: 10 a 15%
Prazo de retorno do investimento: 18 a 24 meses
Prazo de Contrato: 5 anos
Royalties: 5%
Unidades da rede em operação: 15 unidades franqueadas
Produtos e serviços ofertados: Comida japonesa por delivery
House Forneria
Nascida no Rio de Janeiro em 2021, a House Forneria é uma rede de pizzarias premium; suas pizzas são produzidas com farinha italiana de longa fermentação, combinação que garante uma massa aerada e leve às suas redondas. Com cinco unidades cariocas, sendo três franqueadas nas zonas Oeste, Sul e Norte da cidade, a marca investe no modelo de franquia de Delivery + Take Away, com investimento inicial a partir de R$ 220 mil, e até 45 dias para iniciar as operações.
Modelo Delivery + Take Away
Investimento inicial: 220 mil (já incluso taxa de Franquia)
Faturamento médio mensal: 150 mil
Lucro Médio Mensal: 12 a 15%
Prazo de retorno: a partir de 24 meses
Prazo de Contrato: 5 anos
Royalties: 5% do faturamento bruto
Unidades da rede em operação: 5 unidades, sendo 3 franqueadas
Produtos e serviços ofertados: pizzas premium por delivery
Ixer
Fundada em 2018, a Ixer é uma intermediadora de benefícios na área de saúde e bem-estar com preços acessíveis e atuação nacional. Atualmente, a rede conta com 05 unidades pelo Brasil e oferece aos investidores um formato de microfranquia home based e que dispensa a contratação de funcionários. Seu modelo de negócio, que atende tanto o público B2B quanto B2C, requer o investimento inicial de R$ 57.890 mil. Nele, o franqueado atua como um Consultor Comercial, sendo remunerado através de comissionamentos recorrentes pelos contratos fechados através da plataforma IXER, que oferece serviços de grandes parceiros como SulAmérica, Conexa Saúde, Total Pass e muito mais.
Investimento inicial total estimado: R$ 57.890
Faturamento médio mensal: R$ 80.000
Lucro médio mensal: Não informado
Prazo de retorno: Até 12 meses
Prazo de contrato: 5 anos
Rentabilidade: até 20% de comissionamento recorrente.
Luah Semijoias
A Luah Semijoias, rede tocantinense especializada em acessórios banhados a ouro, conta com 13 unidades em seis estados, todos na região Nordeste e Norte do país. A marca disponibiliza dois modelos de negócios para os interessados em investir em uma franquia de moda, entre eles, está o de microfranquia home office. Este formato permite que a franqueada trabalhe de casa por até 10 meses, até que consiga se capitalizar para inaugurar uma unidade física e aumentar os lucros.
Investimento inicial: a partir de R$ 120.000
Faturamento médio mensal: R$ 90.000
Tempo de retorno do investimento: de 9 a 15 meses
Vinho24h
Fundada em 2025, a Vinho24h é uma rede de franquias de adegas autônomas para condomínios, operando 24 horas e 7 dias por semana, sem funcionários. Cada adega comporta 90 garrafas a um preço sugerido de R$ 49,90 com cinco nacionalidades, mais de 15 rótulos. A adega autônoma da Vinho24h ainda dispõe de uma tela de led para veiculação de anúncios de mídia paga. Além da compra de rótulos selecionados a preços acessíveis, a rede ainda oferece assinaturas para seu clube do vinho, onde os sócios têm benefícios e cupons de descontos, além de eventos exclusivos. Com um modelo de negócio autônomo, home based e sem funcionários, a microfranquia da Vinho24h requer o investimento inicial de R$ 32.900 mil. Nesse formato, o franqueado atua como gestor da sua franquia, monitorando as vendas remotamente, captando anúncios e fomentando o clube do vinho no condomínio em que a adega estará instalada.
Investimento inicial: R$ 32.900 mil
Faturamento médio mensal: R$ 11.482 (6 vendas por dia + 5 anunciantes)
Prazo de retorno: em até 14 meses
(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.