Gosta de negócios digitais? Veja dicas e crie seu e-commerce
Autor do livro 'Comério Eletrônico - Melhores práticas do mercado brasileiro' lista práticas para interessados no mercado de varejo online
Uma boa dica para quem se interessa por negócios digitais é o livro Comério Eletrônico - Melhores práticas do mercado brasileiro, do empreendedor Gabriel Lima, que dá dicas para quem quer se aventurar no mercado de varejo online. O lançamento do livro acontece em São Paulo, nesta quarta-feira (24) às 18h30 na Livraria da Vila - Rua Fradique Coutinho, 915 - em Pinheiros.
Siga o Terra Notícias no Twitter
O autor conta que a escassez de material teórico sobre o mercado e o crescimento de investidores e empreendedores no e-commerce brasileiro serviram de inspiração para ele. “Percebi que um dos grandes desafios desse mercado é a falta de conhecimento dos profissionais que trabalham na área. Isto acontece no mundo todo, mas no Brasil, aonde o mercado vem crescendo de forma expressiva, a falta de capacitação da mão de obra é latente. Fazia-se ainda mais necessário formalizar alguns processos e atividades para ajudar os gestores e profissionais que trabalham com e-commerce a se desenvolver” explica.
Segundo Gabriel Lima, o varejo digital tem características e peculiaridades que o distinguem de um varejo físico tradicional, por este motivo é fundamental se planejar e estudar a operação que será estruturada.
O pontapé inicial para montar ou aperfeiçoar um e-commerce é elaborar um plano de negócios que contemple a expectativa de receitas e investimentos, tenha um norte claro com os objetivos e estratégias e tome as decisões certas de parceiros e tecnologias.
Veja dez boas práticas e pontos que ele lista como essenciais:
Comercial
O e-commerce no final do dia é varejo, e o varejo é uma relação de oferta e demanda, neste sentido saber comprar, ter a oferta certa, acompanhar o giro de estoque e a margem dos produtos é essencial.
Marketing
O Marketing Digital tem características e peculiaridades únicas. Todo ele é feito de forma não presencial, porém mensurável. Estruturar campanhas de comunicação que estabeleçam um padrão de posicionamento digital adequado para a marca e um tagueamento adequado das campanhas para monitoramento é fundamental para o lançamento e sucesso das campanhas de comunicação, seja ela através de Buscadores (como o Google) seja através de ações de e-mail ou mídias sociais.
Logística
O pulmão da operação é o centro de distribuição. Ter os fluxos e os processos operacionais mapeados, que permitam o monitoramento desde o cadastro do produto passando por todas as etapas de picking, packing posting e logística reversa são fundamental para entregar o que foi prometido para os clientes
Operações
Ter uma central de atendimento treinada e preparada, além de integrada com a logística para o rápido monitoramento dos pedidos é essencial para garantir a satisfação dos clientes. Em um universo de compras não presenciais, a central de atendimento tem um papel importante para garantir a segurança e a credibilidade do negócio.
Tecnologia
A plataforma tecnológica é uma das decisões mais importantes para se garantir o sucesso do negócio. Ela deve ser flexível e escalável, a fim de permitir não somente o crescimento, como também ter as funcionalidades e traduzir seu posicionamento de marca.
Gestão
O sistema de gestão, ou ERP, deve ser especializado no varejo digital, por suas características únicas onde o pedido deve ser controlado através de workflows e os processos de troca e devolução realizados de forma rápida e ágil.
Perfil dos Profissional
Os profissionais que atuam com o varejo digital tem perfis diferentes dos profissionais que atuam no varejo tradicional. A gestão por indicadores, o conhecimento de tecnologias e o marketing digital faz com que esse profissional deva ser qualificado e especializado. Sendo assim, faz-se fundamental desenhar o organograma do e-commerce e elaborar o job-descripiton de cada uma das vagas do negócio.
Atualização constante
A evolução dos negócios digitais é enorme, o que funciona hoje, deixa de funcionar amanhã. Até 3 anos atrás Mobile Commerce representava 1% do e-commerce, hoje este número esta próximo de 15%. Treinamento e capacitação constantes são essenciais para a evolução contínua do negócio.
Indicadores
Ter um dashboard de controle que acompanhe os principais indicadores do negócio é fundamental. Saber a taxa de aprovação, conversão e o resultado das campanhas de marketing por canal diariamente e controlar as metas é essencial.
Faça testes
Testar é barato, errar é caro. O custo dos testes na web são relativamente baixos, desta forma teste constantemente as ações de marketing e comunicação. Antes de disparar um email para toda sua base, crie duas ou mais ofertas analise os resultados, envie para grupos de controle, e a que tiver o melhor retorno envie para toda a base.