Acaso leva empresário a fundar um dos maiores clubes de negócios do Brasil
Club M Brasil nasceu em Balneário Camboriú, após três anos de existência já gerou mais de R$ 300 milhões em negócios
Tiago Machado nasceu em Bento Gonçalves, começou a carreira no tênis, fundou a Báscara Construtora e, posteriormente, o Club M Brasil, que já realizou mais de 250 eventos e gerou mais de R$ 300 milhões em negócios.
Nascido em Bento Gonçalves (RS), aos 13 anos Tiago Machado começou a praticar tênis com a intenção de se tornar um jogador profissional, motivo que o levou para Balneário Camboriú (SC). Após anos nas quadras e alguns títulos conquistados, o acaso direciona o jovem para o ramo imobiliário onde, à frente da Báscara Construtora, construiu um patrimônio milionário em uma das regiões mais pujantes do Brasil, Balneário Camboriú.
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Depois de 20 anos empreendendo neste ramo, Tiago conquistou a credibilidade no mercado em que atua, e em 2021, a veia criativa e inquieta do empreendedor, o levou a criar o Club M Brasil, um Private Business Club que conecta empresários bem sucedidos para inspirar e gerar oportunidades.
Com mais de 300 membros, o Club já realizou mais de 250 eventos, nos quais foram fechados mais de R$ 300 milhões em negócios, e ajudou a impulsionar o crescimento de cada empresário que faz parte do grupo. Se somada, a receita das empresas dos membros ultrapassa os R$ 3 bilhões em faturamento.
Para expandir o negócio, agora a aposta é levar o conceito do Club para outras cidades brasileiras. O Club M Brasil, além da sede de Balneário Camboriú, já possui uma unidade funcionando em Florianópolis (SC), inaugurada em março de 2024, no Pátio Milano, e em Alphaville (SP), no Edifício Brascan Century Plaza, já com uma previsão de chegar até 1.000 membros.
Das quadras para os edifícios milionários
Aos 16, Tiago chamava atenção pela desenvoltura e bom desempenho nas quadras de tênis, o que fez com que se mudasse para Balneário Camboriú, em Santa Catarina, para integrar uma das equipes de juvenis mais desejadas da época. Aos 18 anos, em um decisão difícil, deixou o esporte, e enveredou por outro caminho que também lhe trazia grande admiração, o empreendedorismo.
O primeiro negócio, aos 19, foi uma pizzaria, que abriu com o dinheiro da venda do apartamento em que morava com a mãe e foram morar de aluguel. Não satisfeito com o retorno do empreendimento, decidiram vender e com o dinheiro desta venda, compraram um terreno para construir uma casa e sair do aluguel. Na metade da construção, ainda sem experiência em obras, o dinheiro acabou e vieram os desafios para finalizar a casa. Foram feitos empréstimos em bancos, financiamentos e a venda do carro para angariar recursos e finalizar o imóvel.
Com a casa pronta, Tiago decidiu vender o imóvel, mesmo que por um preço abaixo do valor pretendido por ele, mas seu olhar visionário mostrava que ali existia a oportunidade de um negócio lucrativo. Então usou parte do dinheiro para pagar todas as dívidas que havia contraído por conta da construção e com o que sobrou fundou oficialmente, em 2006, a Báscara Construtora e Incorporadora.
O novo negócio começou com a compra de dois terrenos, na cidade de Camboriú, um deles com dinheiro suficiente para iniciar e terminar a obra de três sobrados geminados. Em quatro anos, Tiago já havia construído e comercializado dezenas de imóveis neste formato, onde passou a investir em construção com maior valor agregado, próximo ao mar, na Praia dos Amores, também em Balneário Camboriú.
A partir daí, começou a construção de edifícios em uma das regiões mais cobiçadas em todo o Brasil, a conceituada Praia Brava, o que estabeleceu de vez a Báscara Construtora como uma das grandes empresas dentro do seu mercado. Hoje, 20 anos depois, a Báscara é reconhecida pela solidez, qualidade e comprometimento com que entrega suas obras. Tendo conquistado a credibilidade de diversas pessoas, Tiago especializou-se na formação de grupos de investimentos, nicho em que atua entregando resultados extraordinários a todos que investem ao seu lado, seja para quem deseja revender seus imóveis com alta valorização, ou montar uma carteira de locação.
Na pandemia, nasce o Club M Brasil
Em junho de 2021, durante a pandemia e com a cabeça sempre inspirada para os negócios, Tiago tem uma nova ideia: juntar um grupo de amigos em um ambiente restrito para falar de negócios. Logo que voltaram os encontros presenciais, após a pandemia, Tiago percebeu que o espaço que havia destinado ao Club, que naquele momento comportava até 30 pessoas, seria pequeno. Nasce ali o Club M Brasil – Private Business Club, com o “M” de milhão, inicialmente apenas para pessoas com mais de R$ 1 milhão para investir.
No entanto, empreendedores que ainda não tinham chegado a este patamar também se interessaram em ingressar no clube, então ele foi segmentado em dois grupos: os membros Exclusive, para pessoas que já haviam superado o seu primeiro milhão, e os membros Prime, para aqueles que ainda estavam em busca deste marco.
Na pauta das primeiras reuniões, a história do Tiago, suas experiências, sua visão de mercado, e o propósito claro de conectar pessoas e gerar negócios para quem fizesse parte do Club M. Logo em seus primeiros meses, o clube alcançou os 200 membros. A partir daí, Tiago entende que havia um público de empreendedores e empresários dispostos a se conectarem de forma profissional para alavancar ainda mais seus negócios. Então o empresário começa a profissionalizar ainda mais sua estrutura, seus processos internos e os formatos das reuniões e eventos que o Club proporciona aos seus membros, o que passa a chamar a atenção de grandes empresários querendo se juntar ao clube.
A partir daí, Tiago constitui um grupo de conselheiros e coordenadores para atuarem ao seu lado, proporcionando aos membros diversas pautas e formatos diferentes de reuniões, o que faz com que a troca de experiências de profissionais de diversos segmentos agregue muito no crescimento dos demais membros. Tiago entende que nem sempre os negócios acontecem em ambientes formais e também incorpora na agenda do Club momentos de descontração, como esportes e viagens nacionais e internacionais para estreitar ainda mais o relacionamento entre os membros. Resultado disso é que em apenas três anos, o Clube ultrapassa a cifra de R$ 300 milhões de negócios gerados entre seus membros, sem contabilizar os ganhos intangíveis, com conhecimento e troca de experiências, sociedades constituídas e joint ventures que nasceram a partir do Club.
Com o crescimento do Club M, a atual sede ficou pequena e uma sede maior está sendo construída em Balneário Camboriú, com 750 m², que contará com diversas salas de reuniões, auditório próprio e um bistrô no roof top para celebrar os bons negócios que o Club proporciona. A previsão de inauguração é em 2025.
Com o negócio formatado para ser replicado em outras cidades, o Club M Brasil iniciou, em 2024, seu processo de expansão, com uma unidade inaugurada na capital catarinense, Florianópolis, em março, e outra em construção em Alphaville, o que irá gerar ainda mais negócios e oportunidades para os membros do clube. A meta é expandir o Club para outras regiões do Brasil, levando oportunidades de aceleração para empresários e empreendedores de diversos segmentos, contribuindo para o crescimento dos negócios no país.
(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.